ÍNDICE ALFABÉTICO DAS CRÔNICAS (não na mesma ordem das publicações)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
A VOZ
ADORAÇÃO À NATUREZA
COISAS QUE NÃO TÊM MAIS GRAÇA
CORRIOLA, PANELINHA E PREPOTÊNCIA
COISAS QUE NÃO TÊM MAIS GRAÇA
CORRIOLA, PANELINHA E PREPOTÊNCIA
CPI (CASA PERDIDA DE IDIOTAS)
EU E A QUIMIOTERAPIA
EU SOU BRASILEIRO COM MUITO ORGULHO E MUITO AMOR
FARINHAS DO MESMO SACO
HAJA SACOS
HONESTIDADE É COISA SÉRIA
LEI FURADA
MADRUGADA SEM PALAVRAS
MAGDA, OFÉLIA E DONA ENCRENCA
EU SOU BRASILEIRO COM MUITO ORGULHO E MUITO AMOR
FARINHAS DO MESMO SACO
HAJA SACOS
HONESTIDADE É COISA SÉRIA
LEI FURADA
MADRUGADA SEM PALAVRAS
MAGDA, OFÉLIA E DONA ENCRENCA
MAR DE LAMA
NINHO DE RATOS
NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS.
O BRASIL NÃO É UM PAÍS SÉRIO
O MEU LÁPIS É UMA PEÇA
O PODER E O SUCESSO NEGRO DA COR
OS FILHOS DA QUENGA
OS POSUDOS, OS PAPUDOS E OS CASCUDOS
QUE BOLSONARO É ESSE?
QUE DEMOCRACIA É ESSA?
NINHO DE RATOS
NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS.
O BRASIL NÃO É UM PAÍS SÉRIO
O MEU LÁPIS É UMA PEÇA
O PODER E O SUCESSO NEGRO DA COR
OS FILHOS DA QUENGA
OS POSUDOS, OS PAPUDOS E OS CASCUDOS
QUE BOLSONARO É ESSE?
QUE DEMOCRACIA É ESSA?
QUE INDONÉSIO É ESSE?
QUE PARTIDO É ESSE?
QUE PARTIDO É ESSE?
QUEM SOU EU?
SAPIÊNCIA
SENSIBILIDADES - VAMOS CURTIR A POESIA
VIÚVA NEGRA, RAINHA E LOUVA-A-DEUS
----------------------------------------------------------------------------------------------------
SENSIBILIDADES - VAMOS CURTIR A POESIA
VIÚVA NEGRA, RAINHA E LOUVA-A-DEUS
----------------------------------------------------------------------------------------------------
OS “POSUDOS”, OS “PAPUDOS” E OS “CASCUDOS”
=============================================
OS POSUDOS
Você já reparou, prezado leitor, nas poses afetadas dos ministros do Supremo Tribunal Federal? Têm pintas de importantes com ares de superior, são esnobes e arrogantes. Os caras parecem que estão com o rei na barriga e o pior é que estão mesmo na maior cara-de-pau.
Cara-de-pau como foi a cara de certo ministro que comparou o seu trabalho com o trabalho escravo ao julgar ação sobre o tema em contratação de menor. É com esse tipo de autoridade que convivemos hoje em dia, que faz gracejos com pobres coitados, quando se sabe que a escravidão do togado refere-se ao mais alto salário do país, além de suas mordomias.
Em outro dia, um ministro enquadrou um advogado acusando-o de falta de respeito, por ter se dirigido a eles por “vocês” e não por “excelências”. É muita cara-de-pau mesmo.
Não são todos é claro, mas essa turma “posuda” do Poder Judiciário que forma uma pequena maioria na corte do STF acabou de cometer mais um absurdo no dia 07//11/2019 – (“DIA QUE PASSA A SER COMEMORADO COMO O “DIA DA REENCARNAÇÃO DA IMPUNIDADE NO BRASIL”): o dia que LIVROU O LULA DA PRISÃO E MUITOS OUTROS CORRUPTOS.
É bem verdade que a prisão do Lula não era uma prisão, mas, pelo menos, o deixava quieto e sem as suas fanfarrices reverenciando uma honestidade que não existe e que só consegue convencer os seus asseclas e uma turma de fanáticos que não enxerga o óbvio.
-----------------------
OS PAPUDOS
Os “papudos” da vez são o Bolsonaro e o Lula, que faz ou já fez parte do Poder Executivo. Ambos são bons de papos, empapuçados, gostam de contar vantagens e alardeiam ser ou fazer mais do que aquilo que realmente são ou fazem. Ou seja: são uns fanfarrões.
Agora mesmo, depois da soltura do metalúrgico barbudo por conta de decisão do STF, os dois voltaram às manchetes com suas acusações e gracinhas. É uma briga entre a esquerda e a direita que vai acabar tirando o país do centro, porque tirar do sério esses caras já o tiraram. São discussões e atritos entre dois políticos radicais e sem bom-senso, cada um puxando a sardinha para o seu lado. Parece briguinha de crianças mimadas e mal educadas. Dois garotos cheios de pirraças.
Lula já acusou Bolsonaro de miliciano, que o rebateu de volta dizendo que não discute com bandido. Lula saiu da cadeia com o “papo” cheio de mágoas, ofensas e impropérios e Bolsonaro replica com a sua vara curta. Enquanto isso, o país vai se afundando com este reino maluco do capitão que traz três príncipes (01, 02 e 03) armando confusão todos os dias. Um está envolvido com “rachadinhas” no Rio de Janeiro (quando era deputado estadual), outro não sai das redes sociais para se meter aonde não é chamado e o outro chegou a participar de um programa de televisão com arma na cintura. Só falta esse país virar um faroeste de vez, porque perto disso já está.
--------------------
OS CASCUDOS
Aqui o buraco é mais embaixo e mais fundo. Trata-se do Poder Legislativo com quase 700 parlamentares que moram em Brasília no Congresso Nacional entre senadores e deputados federais. São engravatados cheios de si encorpando casca dura e grossa pra todos os lados. Os caras são espertos, astutos, experientes e sabem muito bem o que fazem. Trabalham para benefício próprio de seus bolsos e/ou posições políticas e emperram as votações com o famigerado toma-lá-dá-cá. O jogo de interesse desses caras não deixa o país evoluir e confronta outros poderes para conseguir seus objetivos. Sempre deixando claro que nem todos são “cascudos”, que existem alguns de bons propósitos, mas, no entanto, aqueles que têm a casca de tartaruga, geralmente são a maioria.
=========================
CONSEQUÊNCIAS:
Pobre do país que é julgado por esses “posudos”, que tem sido governado por “papudos” e legislado por uma grande turma de “cascudos”. E que país é esse que já foi dirigido pela esquerda corrupta de Lula e que vem sendo desgovernado pelo governo maluco de Bolsonaro? Este país é o Brasil prezado leitor. O nosso querido Brasil que sofre nas mãos desses caras sem patriotismo e amor pelo Brasil.
A minha crítica é a revolta de um cidadão septuagenário, trabalhador desde os 12 anos, que se aposentou aos 54 (35 anos de serviço) e que continuou trabalhando por mais 15 pra complementar renda. Paguei a associação ao CLUBE INSS durante 35 anos e por conta de uma saúde pública falida, retiro mais de 50% da minha aposentadoria para pagar um Plano de Saúde que mal nos atende. Eu não sou o único nessa situação e sei que existem milhões nas mesmas condições. Milhões de verdadeiros brasileiros que trabalham ou já trabalharam para o bem do país e que são esquecidos e desprezados por essa turma escabrosa.
Ao soltar o Lula e outros políticos com gravatas corruptas, o Supremo acabou aprovando a impunidade novamente. Acabaram com a prisão em segunda estância que a mesma corte havia promulgado, dando-nos a entender que o direito ficou ao contrário. Ou seja: o errado passou a ser o certo. E se o direito virou o disco caro leitor, o nosso futuro foi pro beleléu.
Agora prezado leitor, prepare-se para conviver com os discursos inflamados de Lula
rebatendo as besteiras de Bolsonaro ou vice-versa. Será um jogo de futebol político entre a esquerda e a direita querendo chegar ao centro. Centro do poder que nenhum dos dois merece. Muito menos quem vota ou não vota nessa turma de roedores do país.
Que Deus nos ajude.
----------------------------
O BRASIL NÃO É UM PAÍS SÉRIO
Por Olavo Nascimento (21/08/2019)
Ao lembrar-me da polêmica frase de 1963 (56 anos atrás) e trazê-la para os dias atuais, chego à conclusão que, independente de quem a pronunciou, a afirmação bastante espirituosa, nunca saiu do contexto e continua valendo até hoje. Alguns anos antes daquela data e após outros tantos, o Brasil não tomou jeito mesmo. Não por culpa do país em si é claro, mas principalmente por seus governantes. Tem sido uma turma da pesada a governar o país caro leitor, turma esta misturada com incompetentes, irresponsáveis, corruptos e malucos. Isso mesmo: malucos e desvairados que abraçam todos os outros adjetivos.
A frase chamativa e irreverente, teria sido atribuída a Charles de Gaulle, ex-presidente da França, entre fevereiro e março de 1963, durante um incidente diplomático envolvendo o Brasil e a França relativo à pesca de lagostas. A frase teve imensa repercussão e pode também ter sido proferida pelo diplomata brasileiro Carlos Alves de Souza que assumiu a sua autoria. Ele era, na época do incidente que ficou conhecido como "Guerra da Lagosta", embaixador do Brasil na França, cargo que ocupou entre 1956 e 1964. Carlos Alves de Souza teria dito que o Brasil não era um país sério em uma conversa informal com o jornalista brasileiro Luís Edgar de Andrade, correspondente na França do Jornal do Brasil. A irreverência ficou famosa no Brasil inteiro, causando todo o tipo de reação, quase sempre sem levar em conta o contexto em que a frase teria sido dita. Muitos criticaram o presidente francês e alguns passaram a censurar todos os franceses, a tentar contradizê-los e a questioná-los sobre o que pensavam do Brasil.
Não sei se o leitor concorda com essa afirmação, mas como disse acima que a insolência tem que cair no colo de governantes e não no mapa do nosso querido Brasil, faço a seguir um pequeno resumo de alguns presidentes que podem ou poderiam ser chamados de "malucos". Ei-los:
----------------------
-- GETÚLIO VARGAS (1954) - Cometeu suicídio em 24 de agosto com um tiro no coração. Estava com três anos e meio de mandato e a cena ocorreu no Palácio do Catete na cidade do Rio de Janeiro. Foi ou não foi um ato irresponsável ou coisa de maluco?
----------------------
-- JÂNIO QUADROS (1961) - Foi breve, durou sete meses e encerrou-se com a renúncia. O homem que usava a vassoura como símbolo da campanha presidencial para limpar a sujeira do país, chegou a se meter com os maiôs nos desfiles de misses e brigas de galos. Era ou não era um maluco?
----------------------
-- JOÃO GOULART (1961/1964) - Substituiu Jânio por ser o vice-presidente e esteve no poder de setembro de 1961 a abril de 1964, mês em que foi efetivamente afastado por uma articulação civil-militar. Foi defenestrado após um comício para cerca de 300 mil pessoas nas imediações da Central do Brasil no na cidade carioca, quando anunciou a implantação de reformas de base não aceitas por empresários, proprietários de terra e por outros poderes da república. Foi ou não foi um incompetente?
----------------------
-- REGIME MILITAR (1964/1985) - Período comandado por generais das forças armadas que implantou o regime ditatorial a partir de 31 de março de 1964, quando destituíram o então presidente João Goulart e assumiram o poder por meio de um golpe. Instituíram o AI-5, fecharam o Congresso Nacional, extinguiram cargos políticos, prenderam e expulsaram parlamentares e executivos do país, censuraram a imprensa, perseguiram estudantes em faculdades e praticaram torturas em indiciados por subversão da ordem. Tempo de sequestros de embaixadores, asilos políticos, passeatas do povo contra o regime e proibições de eleições diretas. Esse pacote todo aí e outros mais que ocorreram, foi ou não foi um regime de malucos?
----------------------
-- JOSÉ SARNEY (1985/1990) - Vice-presidente de Tancredo Neves que fora eleito indiretamente, mas que veio a falecer antes de tomar posse, Sarney foi o primeiro civil a assumir o governo presidencial após os anos da ditadura. Seu governo foi marcado por planos econômicos para combater os altíssimos índices de inflação, sem consegui-los. Foi ou não foi um governo incompetente?
----------------------
-- FERNANDO COLLOR DE MELO (1990/1992) - Foi o primeiro presidente eleito pelo povo desde 1960, quando Jânio Quadros venceu a última eleição direta para presidente antes do início do Regime Militar. Ao tomar posse sequestrou as contas bancárias de toda população, com o intuito de recuperar a economia, traindo o seu eleitorado, adversários e correligionários. Foi acusado de corrupção, julgado pelo congresso e pediu renúncia em 2 de outubro de 1992, para se livrar da instauração de seu processo de impeachment no dia anterior, que votaria a sua cassação. Tornou-se inelegível por oito anos, voltou a ser eleito como senador por Alagoas e continua sendo investigado por outros desvios. Foi ou não foi um maluco irresponsável com envolvimento em corrupção?
---------------------
-- LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA (2003/2011) - Também eleito pra dois mandatos por voto popular, teve como principais marcas a manutenção da estabilidade econômica, a retomada do crescimento do país e a redução da pobreza e da desigualdade social. Com altos índices de aprovação popular, o seu mandato foi alvo de investigações e corrupção que originaram o processo do Mensalão e do Petrolão sobre esquemas de recebimento de propinas através de vultosos contratos com empreiteiros, empresários e fornecedores do governo. Além de outros políticos envolvidos nos desvios de dinheiro público, Lula foi condenado após deixar o governo e hoje encontra-se preso cumprindo pena em Curitiba, além de estar envolvido em outros processos criminais aguardando decisões. Foi um dos mais carismáticos ídolos políticos de todos os tempos no país que, infelizmente, teve sua vida pública e a sua biografia manchadas pelos escândalos de corrupção sistemática. Foi ou não foi um maluco irresponsável com envolvimento em corrupção?
---------------------
-- DILMA ROUSSEFF (2011/2016) - Eleita para dois mandatos com apoio de Lula, Dilma foi a primeira mulher brasileira a assumir a Presidência da República. Seguidora partidária do ex-presidente, teve o seu mandato interrompido por um impeachment em 31 de agosto de 2016 por improbidade administrativa. Foi ou não foi uma maluca incompetente e irresponsável?
---------------------
-- MICHEL TEMER (2016/2018) - Vice-presidente de Dilma, assumiu a presidência em 31 de agosto de 2016. Seu curto mandato foi marcado com envolvimento em corrupção de dinheiro flagrado na mala e conversas gravadas com corruptor. Deixou o governo no fim de 2018 e já foi preso duas vezes por causa de investigações. Continua em liberdade aguardando decisões da justiça. Foi ou não foi um maluco irresponsável envolvido com corrupção?
---------------------
-- JAIR BOLSONARO (2019) - Eleito pelo povo por esmagadora maioria de votos na última eleição presidencial, Bolsonaro está apenas no início do seu governo e já mostrou a sua cara. Sempre envolvido em polêmicas com suas atitudes, decisões e comentários fora de hora, Bolsonaro parece que quer aparecer mais do que a sua gravata. Anda falando muitas besteiras com ares de ditador, o que é lamentável. Chegou a dizer um "quem manda aqui sou eu", interferindo nas normas regimentais da polícia federal. Está praticando nepotismo ao querer nomear o seu filho Eduardo como embaixador nos Estados Unidos e está trocando cabeças em órgãos públicos de acordo com suas conveniências. Poderia relacionar aqui as inúmeras mancadas já mostradas pela imprensa, mas prefiro dizer que Bolsonaro é mais um maluco nos nossos calcanhares. É ou não é prezado leitor?
-----------
Finalizando o que aqui agora registro, quero afirmar que Bolsonaro nunca foi um político das minhas preferências, o que há muito tempo não é nenhum. Deixei de comparecer às urnas por vontade própria desde a época da eleição do Collor, em quem votei duas vezes e me arrependi amargamente. Torci pela vitória do ex-capitão em 2018 apenas para derrotar a turma corrupta do PT, mas preciso ter a coerência de apontar os seus erros como fiz para todos os outros. Já demonstrei diversas vezes a minha descrença com a política brasileira, principalmente com o Poder Legislativo que legisla em causa própria em prol dos anseios da sociedade. Uma turma volumosa de 594 parlamentares num congresso bicameral que não deixa de ser 594 malucos brigando por seus bolsos e pela a impunidade. Não sou adepto de fanatismos que seguem doutrinas e ídolos em quaisquer circunstâncias, não reconhecendo suas culpas e seus erros.
Sou um brasileiro que ama a sua pátria e que deseja um dia dizer que "O BRASIL É UM PAÍS SÉRIO".
----------------------------------------------------------------------------------------------------
MAGDA, OFÉLIA E DONA ENCRENCA - Por Olavo Nascimento (21/03/2019)
Uma analogia com senso de humor sobre os movimentos recentes dos três Poderes da República Brasileira nos últimos dias.
Cada personagem faz parte de um poder, a saber:
1. "CALA A BOCA MAGDA!", NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
Alguém enviou-me num quadro, as fotos de dez personagens (faltou uma) que estão com a "cocada preta". São ministros da corte máxima do país que julgam as leis e dão suas decisões para o bem ou para o mal. Quando a iminência que não está na foto (o presidente da corte) amordaçou a imprensa e a sociedade com a sua decisão monocrática da última sexta-feira (dia 15/03), chegamos à conclusão da volta da censura com o seu infeliz e vergonhoso "cala-a-boca". Aonde já se viu, numa democracia que tanto eles pregam, o STF não poder ser questionado por suas atitudes. Atitudes que estamos cansados de ver nos últimos tempos, de inocentar e libertar bandidos na maior cara-de-pau.
Ali naquela casa de togados, até parece dois times de futebol de salão com cinco jogadores de cada lado disputando um título de campeonato. De um lado tem a primeira turma com maioria mais linha dura e do outro a segunda turma com maioria mais concedente. Como as opiniões estão bem divididas e o empate sempre acontece, o gol decisivo é marcado pelo presidente da corte definindo o placar final em 6x5 para um dos lados. Como esse atual goleador artilheiro pertencia à ala mais concedente, claro está qual time sairá vencedor. E foi exatamente isso que aconteceu na mesma seção da mordaça, quando o placar de 6x5 decidiu que crimes conexos à "Caixa 2", que arrecada ajuda de campanha política fora da lei e sem comprovação, sejam julgados pelo Supremo Tribunal Eleitoral ao invés dos tribunais de justiça da primeira ou segunda estâncias.
Essa decisão vencida por ministros contra a Operação Lava-Jato, foi mais uma demonstração vergonhosa e covarde da Suprema Corte a favor da corrupção e da impunidade. Essa turma concedente e inglória, mostra com frequência suas decisões contra a Lava-Jato. Agora eu pergunto: ESSE PAÍS TEM JEITO?
Sem termos no entanto essa resposta, mas acreditando que não, aproveito para limpar a minha barra com antecedência. Como as críticas aos intocáveis togados pode gerar denúncias ou crimes após a decisão do eminente presidente daquela casa assombrada, vou ficando por aqui, pedindo desculpas, alegando que não foi bem isso que eu quis dizer. Ou seja: apenas um mal entendido.
E que fique bem claro aqui: A MAGDA DESSE CALA A BOCA não é a mulher de Caco Antibes do humorístico "Sai de Baixo", mas sim, sou eu, és tu, é ele, somos nós, sois vós e são eles, como toda a sociedade.
------------------------------
2. "OFÉLIA" QUE SÓ ABRE A BOCA QUANDO TEM CERTEZA, NO EXECUTIVO
Esse bordão tão conhecido da mulher de Fernandinho no humorístico Zorra Total, depois de falar tantas besteiras e ser corrigida pelo marido, bem que poderia ser carimbado no Presidente Jair Bolsonaro que não cansa de causar polêmicas em suas falas de improviso.Talvez aqui, também seria o caso de se aproveitar o bordão do Caco Antibes na parte anterior e gritar: "CALA A BOCA BOLSONARO".
O capitão não sossega e toda semana sai com uma pérola da sua boca. Em seu pouco tempo de governo, já teve problemas com o ex-ministro Bebiano, contratempos com discriminação ou preconceitos nas redes sociais com fatos ridículos de nenhuma relevância para um Presidente da Republica (como aquela imagem de um homem urinando no rosto de outro num bloco carnavalesco), discussões com alguns órgãos da imprensa e parlamentares, além de opiniões contraditórias e fora da curva.
Já disse algumas vezes aqui, que nunca votei em Bolsonaro para qualquer cargo político que fosse. Nunca foi do meu agrado, mas já disse aqui também, que torci por ele nas eleições passadas e continuo torcendo pelo seu sucesso no governo. O cara me convenceu e a milhões de eleitores, com o seu discurso contra a corrupção, contra a velha política do "toma lá, dá cá", além do combate ferrenho à bandidagem a favor da segurança do cidadão, mostrando bons propósitos.
Mas o nosso presidente não pára e parece que algo vive comichando a sua boca. Agora mesmo, nesta semana, ele teve a infelicidade de anunciar que no próximo dia 31 de março, será comemorado nos quartéis a data da intervenção militar no país ocorrida em 1964. Mais uma polêmica que ele cria sem necessidade, numa época em que o parlamento e a nação estão preocupados com a reforma da previdência. Não sei qual é a dele, mas parece-me que ele gosta de jogar gasolina na fogueira. PARE COM ISSO PRESIDENTE! Você não é nenhum adolescente que vive seguindo a internet dia e noite. Coloque-se na sua posição de autoridade máxima deste país, deixe seus ministros trabalharem em paz (principalmente o economista Paulo Guedes e o jurista Sérgio Moro) e aproveite essa sugestão: mande seus filhos calarem a boca e tratarem de suas vidas. Essas interferências familiares não produzem nada até em sua casa, Pense nisso e se ligue no que se diz por aí:
DEIXE DE DAR UMA DE OFÉLIA E COMECE A TRABALHAR PARA O BEM DO PAÍS, AGLUTINANDO PARCEIROS E NÃO AFASTANDO-OS.
------------------------------
3. "DONA ENCRENCA" , UMA MULHER BRIGUENTA, NO LEGISLATIVO FEDERAL
Esta mulher que tem pavio curto e está sempre pronta para uma confusão, caberia perfeitamente para formar uma analogia com o Congresso Nacional composto por 594 parlamentares (513 deputados e 81 senadores). A briga aí é feia entre congressistas de trinta partidos diferentes que puxam a sardinha para o seu lado. A briga por interesses de cargos e ajuda financeira é que faz com que muitos projetos do executivo se emperram até o "toma lá dá cá".
No entanto, as mordaças colocadas nos dois poderes anteriores, que são um "CALA A BOCA" na melhor acepção da palavra, neste caso da "Dona Encrenca" é o conhecido "CALABOCA" mesmo de receber propinas para brecar CPI's ou direcionar licitações para empresas corruptoras. E como todas as decisões do Executivo têm que passar pela aprovação do Congresso, não é difícil adivinhar quais serão os destinos de projetos que contrariam os interesses espúrios dessa gente engravatada que são eleitos pelo povo e que nada fazem pelo povo.
O projeto de Reforma da Previdência que já está no Congresso, ainda não foi tocado pra frente por conta de escolhas ainda não decididas, de quem vai administrar os trabalhos. O Ministro Sérgio Moro continua aguardando a tramitação do seu projeto anti-corrupção e já sentiu que mexeu em casa de marimbondos. Será que temos ainda alguma dúvida do que vai acontecer? E o ex-juiz tem que tomar cuidado com as mexidas que os deputados vão fazer no projeto, sob pena (e isso seria um absurdo) deles decidirem que a corrupção não é crime. Ou seja: o criminoso seria quem pauta pela honestidade...
Finalizando esta parte, eu acho que "O GOVERNO DEVERIA DAR UMAS PALMADAS NA DONA ENCRENCA, DAR UMA DE MACHO E MOSTRAR QUEM MANDA. DENUNCIAR OS "CALABOCAS" DAS PROPINAS E MANDAR A DONA ENCRENCA "CALAR A BOCA".
-------------------------------
N.A.: O BRASIL ESTÁ PRECISANDO DE MUDANÇAS PROFUNDAS QUE ATENDAM OS ANSEIOS DA POPULAÇÃO E PARA QUE ISSO ACONTEÇA, A MENTALIDADE E ATITUDE DAQUELES QUE COMANDAM ESSES PODERES, TÊM QUE ABRIR MÃO DE SUAS MORDOMIAS E PRIVILÉGIOS. EU SEI QUE É MUITO DIFÍCIL, MAS TEM QUE COMEÇAR POR AÍ.
======================================================
----------------------------------------------------------------------------------------------------
QUE BOLSONARO É ESSE? (Por Olavo Nascimento - Janeiro de 2019)
Esse Bolsonaro aí é o Flávio. FLÁVIO NANTES BOLSONARO, o filho primogênito do homem que está prestes a nos causar mais uma decepção com políticos brasileiros. O homem é o nosso Presidente da República JAIR BOLSONARO, eleito com quase 58 milhões de votos (55% dos eleitores) em 2018 para um mandato de quatro anos que começou neste início de 2019.
O que tem surgido ultimamente na imprensa sobre desvios de conduta do "filho do homem", principalmente sobre a suspeita de prática indevida da "RACHADINHA" na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, faz-nos remeter ao título do livro de Fernando Gabeira sobre os "anos de chumbo": O QUE É ISSO COMPANHEIRO? Não sou companheiro do Flávio nem eleitor dos Bolsonaros, porque deixei de votar em políticos há algum tempo por não acreditar em nenhum deles. Sou um ex-eleitor anti-partidarista e anti-ideológico que tomou a posição de não votar em mais ninguém, por preferir se arrepender por não ter votado, do que se arrepender por ter votado.
Achei um absurdo os crimes de corrupção cometidos pelos governos do PT e PMDB de Lula e Temer e talvez por isso, cheguei a torcer pela vitória do capitão que chegou com uma proposta anti-petista voltada para a segurança da população e principalmente com o viés de combate à corrupção. Tudo muito bonito, até o seu filho mostrar a sua cara. Lamentável.
E não é por eu ser um crítico ferrenho das falcatruas de governos anteriores, que eu vou fazer diferente agora. Falcatruas não se perdoam mesmo com valores diferentes entre elas. Não importa: tudo é falcatrua. Minhas crônicas têm mostrado o meu repúdio contra a figura do ex-presidente Lula que agiu como chefe de uma quadrilha engendrada para surrupiar o Brasil e que a Operação Lava-jato não deixou barato. E é exatamente por ser apolítico e anti-partidarista que eu tenho que usar a coerência para criticar também o filho do homem que hasteou uma bandeira contra a corrupção e se elegeu por isso. O governo do PT foi uma lástima e se o nosso novo presidente for também coerente com os seus discursos, tem que tomar uma providência contra estes desvios do seu filho, fazendo ele pagar pelos seus erros como tem determinado para outros agentes investigados, suspeitos ou denunciados.
Segundo as evidências, Flávio Bolsonaro está envolvido com a "rachadinha", que nada mais é do que recolher parte dos salários de assessores legislativos em benefício próprio, prática de apropriação indébita e improbidade administrativa que também atinge diversos funcionários de outros gabinetes.
O imbróglio começou com as operações suspeitas verificadas na conta do seu assessor Fabrício Queiroz sobre o montante de R$ 1.200.000,00 sem lastro para tal, além de ter sido comprovado um depósito total de R$ 96.000,00 na conta-corrente de Flávio, oriundo de 48 depósitos individuais de R$ 2.000,00 em horários diferentes no mesmo dia, incluindo também um pagamento de R$ 1.000.000,00 através da Caixa Econômica sem destinatário identificado.
Tudo muito estranho não é mesmo? Estranho para um sujeito que alarda a honestidade como a sua bandeira de atuação e que aciona o Supremo Federal para brecar as investigações, dando a entender que ele tem culpa no episódio. E como tanto fiz nas minhas crônicas anteriores criticando Lula, seus bandidos, outros corruptos como Aécio Neves, Eduardo Cunha, Sérgio Cabral e muitos outros usurpadores do dinheiro público, não posso deixar de fazer o mesmo com o "filho do homem" diante de fatos tão evidentes de desvios de função e de conduta.
Para que eu continue no entanto, a ter a esperança verde e amarela deste governo que nos chegou com a força popular de um povo sofrido desejoso de mudanças, eu preciso dar o meu voto de confiança ao Presidente da República para colocar as coisas nos eixos e os pingos nos is. Porque sem os esclarecimentos e as providências que a população exige do governo para esta pisada na bola do seu filho Flávio, a mancha sombria nas cores da nossa bandeira não será apagada.
Logo, é preciso mostrar que as correções serão feitas independentes de quem está sendo corrigido, com carteirada ou não. O importante é este governo não perder a credibilidade e a confiança do seu povo, viés fundamental para o seu sucesso e a retomada da "ORDEM E DO PROGRESSO" desse país maravilhoso.
Aguardemos, assim, pelo "BRASIL DE TODOS" como diz o "slogan" do homem, lembrando que a Constituição Brasileira diz que "TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI." Logo, se ele errou, tem que pagar ou se explicar. Assim esperamos de um governo digno de exercer o seu mandato e que prometeu repelir qualquer ação negativa quando daa sua campanha presidencial.
========================================================================
LEI FURADA (Crônica) - por Olavo Nascimento (08/11/2017)
O Foro Privilegiado é uma condição jurídica especial por prerrogativa de função garantido pelo artigo quinto da Constituição Federal de 1988. Esse nome pomposo justificado por uma prerrogativa esquisita e de pouco entendimento, é uma das mais absurdas e vergonhosas condições impostas pelo Poder Legislativo para benefício próprio.
É essa condição hoje em dia, com tantas investigações comprovadas pela Operação Lava-Jato, que nos deixa frustrados pela observância cada vez mais descarada da impunidade para os poderosos do governo. Depois do Mensalão que condenou empresários e agentes públicos (muitos deles ainda presos) e livrou a cara de políticos com penas leves (a maioria deles já está solta ou em regimes mais brandos), estamos vendo agora a repetição de um panelão que protege bandidos e corruptos engravatados das mãos da justiça. E quando falamos de justiça, que é a maneira de perceber e avaliar o que é direito ou justo, reconhecendo o mérito ou a legalidade de alguém, ficamos mais frustrados ainda quando vimos na quarta-feira de 14/10/2017, o Supremo Tribunal Federal lavar as mãos e permitir que o poder legislativo julgue o poder legislativo. Ou seja: nada vai acontecer porque serão bandidos julgando bandidos, corruptos julgando corruptos e rabos presos julgando rabos presos.
Estava com a introdução deste texto armazenada até o dia 25/10/2017, quando tivemos a comprovação de mais uma pouca-vergonha política, ao ver os parlamentares livrarem o presidente Michel Temer de mais uma investigação proposta pela Procuradoria Geral da República. Assim, ele, o "digníssimo e impoluto" Presidente da República Brasileira, após distribuir mais algumas propinas para deputados corruptos, conseguiu brecar a denúncia como era previsto. E para deixar a sociedade ainda mais indignada, o "impoluto senhor" nos surpreendeu com pilhérias irônicas da sua parte, quando declarou na maior cara-de-pau que "A VERDADE VENCEU". Como assim? Se foi mostrado pra todo mundo ele dizer "TEM QUE MANTER ISSO VIU?", ao pedir ao corruptor para continuar dando grana para o Eduardo Cunha que está preso e condenado. Os R$ 400.000,00 mensais que vinha sendo destinado pelo empresário mensalmente ao ex-Presidente da Câmara, segundo o "impoluto e corretíssimo Presidente Temer", deveria continuar sendo mantido para calar a boca do corrupto em prováveis delações.
Além disso, também assistimos na semana anterior, o Senado aliviar o senador Aécio Neves, por culpa exclusiva do Supremo Tribunal Federal que transferiu a decisão para seus colegas e parceiros daquela casa, numa seção escalafobética e cheia de gente com o rabo preso com ele. É lamentável que a maior autoridade judicial do país, se desvie de suas atribuições para delegar poderes em julgamentos sérios exatamente para aquele poder alvo de tantas investigações e crimes comprovados. Ao lavar suas mãos e se afastar do problema, o STF deu força para os investigados em prol da impunidade.
A Constituição Brasileira é uma balela e tem tantos furos como um ralador de cozinha, tela mosquiteira ou véu de noiva. É uma lei que deveria seguir as melhores democracias do mundo, mas que foi arranhada em seus objetivos para estender benefícios exatamente àqueles que a criou. Ou seja: aos deputados e senadores da casa legislativa brasileira que colocaram o tal do "FORO PRIVILEGIADO" para escapá-los de condenações e prisões. E quando falo em "balela" é que a lei nos traz a impressão do "ME ENGANA QUE EU GOSTO" ao indicar em alguns artigos, alíneas e parágrafos que "TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI", quando estamos cansados de saber que o ladrão de galinhas não tem direito ao foro.
No entanto, existe também na nossa Carta Magna, o artigo que diz que "O PODER EMANA DO POVO" e por ser assim, é o povo que tem que tomar uma providência drástica na próxima eleição no ano que vem. Vamos colocar pra fora esses ratos da nação, elegendo gente nova que ainda não está viciada com os maus desígnios, mesmo não tendo certeza que a merda vai continuar para o pouso de novas moscas no futuro. Mas se isso acontecer, o jeito é pedir-a Deus para não nos abandonar e enviar outro Messias para a nossa salvação.
=======================================================================
----------------------------------------------------------------------------------------------------
CORRIOLA, PANELINHA E PREPOTÊNCIA - por Olavo Nascimento (10/06/2017)
Ontem, em 09/06/2017, tivemos mais uma prova de que o país não terá jeito enquanto existir as corriolas, as panelinhas e a prepotência de gente que pensa que está com o rei na barriga. E faço questão de registrar e destacar a data integralmente, para que não esqueçamos do dia em que o Brasil tinha tudo para colocar ordem na casa e mostrar que o crime não compensa. Mas isso não aconteceu para frustração de todos nós.
O povo brasileiro nutria esperanças de que a justiça fosse feita, mas o órgão eleitoral supremo com alguns componentes comprometidos com a mentira, com a vergonha e outras coisas mais, deram carta branca para a continuação das falcatruas e da impunidade. Tudo por conta das corriolas e das panelinhas lideradas por um ministro prepotente que pensa ser o dono da verdade. Os termos usados parecem duros e inadequados para gente metido a importante, mas não os são se considerarmos que eles não são tão importantes assim. Veremos então:
CORRIOLA - Significa bando, corja e súcia. Ou seja: grupo de indivíduos grosseiros, vis, de má índole e canalhas. E somente canalhas de má índole puderam desconsiderar as verdades implícitas e documentais contra a chapa DILMA/TEMER, como eles decidiram.
PANELINHA - Significa conspiração, conluio ou um grupo bem fechado e restrito de pessoas que agem em interesses comuns. Isso fica claro quando se vê as constantes sintonias entre os três poderes da república, principalmente com relação a certos órgãos da justiça que geralmente livram a cara de elementos perniciosos do Executivo e do Legislativo, de penas que deveriam ser aplicadas por seus crimes. Ressalte-se aqui que, felizmente, a maioria de seus integrantes não rezam por essa cartilha, mas a minoria não deixa de causar seus males por onde passam.
PREPOTÊNCIA - É um sentimento falso de superioridade ou de auto afirmação de quem se acha melhor do que os outros. E essa atitude foi a que mais me revoltou no final do julgamento no Supremo Tribunal Eleitoral sobre a cassação ou não da chapa corrupta e covarde de Dilma/Temer. Além de votar contra a cassação da chapa comprovadamente acusada de abuso econômico e outras mazelas, fomos obrigados a assistir do carrancudo presidente do tribunal uma aula de mau humor e lição de moral que ele tenta passar sem convencer.
Agora eu pergunto: até quando nós brasileiros, trabalhadores que suam a camisa para se sustentar e manter suas famílias, irão aguentar tanta pouca-vergonha e descaramento. O povo tem que reagir e quando menciono "trabalhadores", lembro-me de recente questionamento de um excelente e jovem autor do Recanto das Letras, sobre meus comentários em uma de suas crônicas, quando eu disse que "está faltando general macho nesse país para colocar ordem na casa". Vamos então a alguns tópicos desses questionamentos, sem tirar os méritos dele e reconhecer que todos têm o direito e liberdade para expressar suas opiniões:
DISSE ELE PRA MIM EM 05/06/2017:
Li agora seu comentário no meu artigo intitulado A Greve. Eu entendi o que quis dizer com intervenção militar como ocorreu em 1964, e levo em consideração que não é a favor da volta da ditadura. Mas devo lembrar-lhe que os militares de hoje são reflexos dos militares de ontem. Foram doutrinados a eliminar todos aqueles que representem uma ameaça à propriedade burguesa e é claro ao Estado liberal-burguês. Então, uma intervenção militar seria automaticamente seguida por mais vinte anos de ausência de direitos, perseguição a opositores, censura e repressão. Porque como disse Geraldo Vandré em sua música: "Há soldados armados, amados ou não, quase todos perdidos de armas na mão, nos quartéis que lhes ensinam uma antiga lição de morrer pela pátria e viver sem razão". Eu sou contra uma intervenção militar, se alguém tiver que tomar o poder, que sejamos trabalhadores.
MINHA RESPOSTA LOGO A SEGUIR:
Caríssimo jovem autor,
Como foi dito em meu comentário à sua "Greve", não sou mesmo aficionado ao militarismo nem a favor da ditadura. Mesmo porque, em 1968, sofri com as chibatas do regime (veja o meu conto "ANGÚSTIAS DE UM INOCENTE" publicado no Recanto sobre o assunto) e não será agora que vou mudar de lado. O que acontece meu caro, é que eu não vejo outra alternativa para botar essa cambada pra fora. Infelizmente, convenhamos, você fala de trabalhadores, quando a maior referência trabalhista de todos os tempos nesse país, o nosso famigerado Lula, cometeu os crimes que estamos vendo. O sujeito armou uma máfia no Brasil e vinha chefiando a quadrilha desde o seu primeiro mandato. Os seus capangas estão por aí, condenados, denunciados ou investigados, mas a impunidade protege todos eles por conta das panelinhas que enchem seus bolsos de dinheiro sujo.
Dê uma olhada em algumas crônicas minhas publicadas no Recanto das Letras para você vê como a minha revolta é muito grande. Como brasileiro honesto e trabalhador como nós, não devemos concordar com o descalabro de políticos que colocou o país nessa situação. Gosto de dizer meu caro, que político é sinônimo de bandido e que todos são farinhas do mesmo saco, independente de que partido for. Repito: NÃO SOU A FAVOR, NEM QUERO A DITADURA DE VOLTA. Apenas a favor de começar tudo de novo.
Você quando fala em direitos meu prezado, lembro da nossa constituição que diz em seu "slogan" máximo que "TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI". Pura balela, porque o ladrão de galinhas não tem direito ao foro privilegiado. A nossa constituição está cheia de vícios e artimanhas meu caro, porque ela foi promulgada pelo Poder Legislativo, que é a casa dos políticos que legislam em causa própria. Ou seja: porquê eles vão deixar o caminho aberto para condenações, se podem impedi-las com artigos por baixo dos panos? Também acho que os trabalhadores deveriam unir forças para tomar conta do país, mas escolher quem para sentar na cadeira? Pense nisso e veja se sobra alguém.
Você é um jovem de valor, filho de poetisa que tanto admiro por sua obra e estou bastante feliz por levar esse papo com você. Nossos pensamentos não divergiram, apenas causaram opiniões controversas e mal entendidas. A minha visão sobre o tema é igual a sua, mas com algumas diferenças no modo de olhar. Os caminhos para se chegar ao objetivo comum são outros, mas a finalidade é a mesma.
Fiz questão de copiar esses argumentos, para mostrar como nossas opiniões são divergentes de outros, mesmo com o mesmo foco e objetivo. E após a infeliz decisão de ontem do STE, a minha posição de "general macho" mostrada nesse bate-papo com o jovem autor, ficou ainda mais fortalecida por não ver, infelizmente, outra saída. A não ser que nos chegue alguém supra-sumo e com poderes divinos para nos salvar. Mas esse único alguém iluminado, poderoso e onipotente não vai querer meter a mão nessa cumbuca. O jeito é pedir pra Ele que não nos abandone e nos dê discernimentos para que a nossa mente consiga sobrepujar o bem contra o mal. E se o bem sempre ganha do mal como dizem, a esperança continua. Portanto a vida continua e deve continuar com a nossa luta por melhores dias focando num futuro mais auspicioso. QUE SEJA COM MILITAR OU NÃO, MAS QUE SEJA.
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Quengas, como muita gente sabe, também são conhecidas como prostitutas, meretrizes, garotas-de-programa e o mais corriqueiro, as putas mesmo. Apesar de colocar nesta composição as "putas" em relevância, deixei de destacar as "putas" no título acima, por considerar que termos chulos só servem para ficarem nas entrelinhas. Mas mesmo assim, não tem como deixá-los nas entrelinhas, quando é preciso escancarar ou diferenciar o que representam pra mim, "as putas" e "os filhos-da-puta" que, de uma forma ou de outra, atravessam a nossa vida.
Com relação aos "filhos" colocados aqui como se fossem gerados pela "puta", a gente tem que inocentar a quenga, porque nem sempre seus rebentos serão uns "filhos-da-puta". Muito pelo contrário, porque a maioria de seus filhos são ou serão homens de bem, dignos, honestos e trabalhadores. E se analisarmos pelo lado humano, temos que considerar que a vida de prostituta, não deixa de ser um trabalho profissional. Ou seja: ganha a vida honestamente vendendo sexo através do seu corpo.
Não existe comparações na mesma direção entre as "putas" e os "filhos-da-puta", uma vez que, enquanto a "puta" nos extasia e segura o nosso gozo, os "filhos-da-puta" gozam com a nossa cara, como acabei de comprovar em matéria de jornal de hoje (09/12/2016). O matutino nos apresenta uma foto do Renan Calheiros gozando da nossa cara, logo após ser aliviado pelo STF no dia de ontem. Foto esta que nos sacaneia através dum sorriso sarcástico e irônico de quem acabara de enfrentar e desmoralizar o Supremo com sua arrogância, ao "cagar" em cima de uma intimação enviada pelo Oficial de Justiça. Cagou no papel timbrado e chancelado da justiça maior e ficou por isso mesmo.
Não está difícil perceber, que o país está cheio de filhos-da-puta que fazem parte de uma panelinha "fodendo" o Brasil e a sociedade. Não quero chegar ao ponto de colocar o Supremo nessa linha, mas não foi a primeira vez que este Egrégio Tribunal nos surpreendeu com decisões sem sentido lógico, fatiando condenações em benefício de investigados engravatados e dirigentes públicos do alto escalão. Além da decisão por baixo do tapete que livrou a Dilma de ficar inelegível, não podemos esquecer do processo do Mensalão, com alguns ministros passando a mão na cabeça de corruptos e criminosos do erário público, aliviando penas principalmente de políticos.
Deixando as "putas" de lado que não têm nada com isso e que às vezes tiram o nosso atraso, precisamos continuar denunciando e combatendo esses "filhos-da-puta" que, provavelmente, foram gerados por mães dignas que estão sendo chamadas injustamente de "putas" sem terem qualquer culpa em cartórios. Os filhos-da-puta existem em qualquer lugar, em qualquer ramo de atividade e não são raros os momentos que algum deles cruza os nossos caminhos. Existem vários tipos que infernizam a nossa vida, mas como pode ser notado aqui, a minha bronca mesmo, é com essa raça de políticos que inventaram o tal do "foro privilegiado" para se livrar da justiça comum. E foi exatamente por causa desse "foro", que o Renan não caiu nas garras do Juiz Sérgio Moro que, com certeza absoluta, faria com que ele não tivesse tempo nem vontade de sorrir gozando com a nossa cara atrás das grades.
Costuma-se dizer que a justiça tarda mas não falha e que ela anda a galopes de cavalo e, assim sendo, já estamos vendo o que está acontecendo com vários corruptos, ladrões e bandidos engravatados condenados e trancafiados para o bem da nação. É o que está para ocorrer não só com o Renan, mas também com outras figurinhas difíceis como ex-presidente Lula que muitos dizem ser o chefe da quadrilha, que farão companhia a outros surrupiadores pegos com a boca na botija, tais como EDUARDO CUNHA, SÉRGIO CABRAL, JOSÉ DIRCEU, ANTONIO PALOCCI e muitos mais... muitos mais e muitos mais. Podem aguardar que o dia deles está chegando. E haja espaço pra colocar todo mundo!
... ENFIM, SÓ ESPERO ESTAR AQUI PARA ASSISTIR O FIM DESSE FILME DE TERROR. QUE DEUS NOS PROTEJA ATÉ LÁ E POR TODO O SEMPRE.
----------------------------------------------------------------------------------------------------
MADRUGADA SEM PALAVRAS (20/01/206)
São nas madrugadas longas, sem sono e sem sonhos, que eu me aventuro ao encontro das letras. Enquanto os olhos insistem em ficar abertos mesmo com as pálpebras fechadas, os meus pensamentos vão e voltam na velocidade da luz procurando se lembrar de fatos, de pessoas, de notícias ou de algo que possa fazer nascer mais um conto, outra poesia ou nova composição literária.
Ao manter a minha mente trabalhando na busca de rimas para os meus versos, a insônia torna-se no entanto, a minha companheira inseparável na agonia de me rolar pela cama sem dormir. Escuto na solidão do meu quarto e na calada da noite, o cantar de pássaros ao longe que a minha imaginação traz pra bem perto de mim, a ponto de sentir suas asas coloridas em revoadas ventilando meu rosto suado e descoberto.
Como o meu principal desejo nesses momentos é pegar no sono, não desisto de provocar o merecido repouso ao colocar em prática as histórias da vovó, contando os carneirinhos que vou somando na minha mente. Mas mesmo assim, os lanígeros são logo expulsos daquele filme, quando os problemas atuais e recordações não recentes, embaralham o imaginário pastoreio trazendo mais incômodos e irritações.
A briga da minha consciência entre criar uma composição ou pegar no sono sem qualquer linha escrita faz com que muitas vezes as ideias morram no nascedouro e as inspirações se evaporem pelo ar com versos inacabados, rimas distorcidas e histórias sem sentido. Sem palavras para preencher o vazio no papel, acabo dormindo na esperança de que ao acordar, eu consiga decifrar toda a bagunça que ficou armazenada na minha mente naquela madrugada.
Às vezes não consigo, mas quando a luz acende, fico feliz em ver nascer algo inédito com o encaixe perfeito de pedaços soltos de frases e palavras, na reconstrução de temas que se perderam na memória. Memória esta, que me faz apresentar esta madrugada romanceada e contada em prosa.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
HAJA SACOS - por Olavo Nascimento (20/10/2016)
Em abril deste ano de 2016, ou seja, há seis meses, eu publiquei no site Recanto das Letras e no meu blog (www.blogolavonascimento.blogspot.com.br) a crônica "Farinhas do Mesmo Saco" para ensacar políticos, independente de que partidos fossem. E hoje, volto à baila para dizer que apenas um saco de farinhas não caberia para colocar tanta gente. E como são muitas farinhas de mandiocas podres e mal raladas que podem estragar as farofas de "buchadas de bodes", o melhor é jogar os farelos engravatados aos porcos para que eles sejam misturados às gamelas dentro das piores pocilgas possíveis.
É impressionante como em seis meses, os escândalos aumentaram de forma geométrica e em todos os lados. Basta se falar em órgão público para a gente ver como a população brasileira está perdida com esses canalhas. Os caras roubaram muito o meu Brasil querido e temos que dar graças a Deus por ter colocado um tal de Sérgio Moro na cola deles. Um juiz cana-dura, corajoso, honesto, determinado e competente que não está deixando barato para essa turma, porque pra ele os direitos são iguais perante a lei. Pra ele, infelizmente, só cai em suas garras quem não tem ou quem perdeu o "foro privilegiado" que é o maior absurdo discriminatório deste país. Absurdo que foi gerado por parlamentares para beneficiar eles próprios.
Por causa da perda desse absurdo benefício é que estamos vendo, felizmente, as investigações avançarem contra alguns "peixes graúdos" da política. O ex-presidente Lula, já considerado por muito como o "chefe da quadrilha", já é réu em três processos e não vai demorar muito pra entrar em cana. Outros casos criminosos sob a sua batuta estão sendo investigados e devem lhe gerar mais complicações. Logo ele que sempre se mostrou como o defensor dos pobres e oprimidos, ficou milionário após a sua passagem pela presidência da república, beneficiando seus filhos, parentes, amigos e correligionários. Logo ele que já tem um dedo cortado de aposentado incapaz, que disse que não existe ninguém mais honesto do que ele nesse país e que apenas o rabo da jararaca havia sido decepado quando foi levado para depor na justiça federal. Mas esperamos que o repelente ofídio não fique somente sem o rabo, mas também sem a sua cabeça.
Ontem, outro peixe graúdo, o Eduardo Cunha (ex-presidente cassado da Câmara dos Deputados), entrou em cana pelas mãos do Moro, exatamente por perder o foro privilegiado. A justiça com ele corre mais rápida e não fica naquela lengalenga irritante já conhecida do STF, com cada ministro votando de acordo com suas convicções que a gente não entende. A prisão do Cunha no entanto, está deixando Brasília em polvorosa, pelo receio dele abrir a boca em delação premiada para a Lava Jato. E tomara mesmo que isso aconteça, para que a limpeza política do país seja definitivamente higienizada jogando sem perda de tempo, corruptos e ladrões na lata de lixo com farinha e tudo. Que os bilhões surrupiados retornem aos cofres públicos como tem que ser, deixando esses canalhas com as calças na mão.
A turma de bandidos engravatados é muito grande, as fraudes saem de qualquer lugar e nada mais nos surpreende, quando deparamos que o Bolsa Família foi usado para ajudar campanhas políticas nessas últimas eleições, chegando ao cúmulo de milhões em dinheiro vivo. Esperar mais o quê desses caras? Falar o quê de assassinatos de candidatos a cargos eletivos que ocorreram recentemente e de Estados da Federação que estão falidos pela incompetência, ladroagem e irresponsabilidade de dirigentes públicos? É ou não é caso de bandidagem? É ou não é caso de impunidade que não prende e alivia penas de condenados? É ou não é a infiltração de bandidos na política? É ou não é hora de outro regime político botar esse pessoal pra fora e tomar conta do nosso povo e das nossas fronteiras? É ou não é hora de se acabar com essa pouca vergonha que assolou o país e amaldiçoou a sociedade brasileira? É ou não é hora de colocar as farinhas dentro de sacos bem fechados e lacrados para elas nunca mais poluírem nossos ares?
É hora de reagirmos contra as injustiças e as discriminações. De sermos brasileiros e patriotas. De amarmos a nossa terra. De pedir a Deus, enfim, que não deixe de nos proteger e de olhar por nós?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
EU SOU BRASILEIRO COM MUITO ORGULHO E MUITO AMOR (26/02/2016)
Confesso que esta crônica estava armazenada há algum tempo aguardando complementação de notícias e definições de textos. Confesso também que o seu título original era "Que Justiça é essa?", por não entender na ocasião, de certas decisões polêmicas do judiciário relacionadas a sentenças de indiciados, além da aposentadoria precoce do ex-presidente do Supremo Tributal Federal, Ministro Joaquim Barbosa. O pedido de saída do ministro foi uma notícia repentina e surpreendente de alguém que combatia com unhas e dentes a corrupção e a criminalidade, com determinação e amplo conhecimento das leis. A infeliz surpresa, no entanto, nos fez imaginar sinais obscuros de forças ocultas que o obrigou a decisão tão drástica. O abandono da sua importante posição no órgão máximo da justiça brasileira deixou a sociedade órfã de um baluarte implacável na defesa das leis constitucionais deste país.
Mas de lá para cá, dezoito meses após, alguns fatos ocorreram e ultimamente temos visto o STF bem mais preocupado em ajustar as leis visando caminhos mais rápidos em seus julgamentos, com o objetivo claro de se evitar as usuais impetrações de recursos que visam unicamente à prática absurda de prescrição de processos e a consequente impunidade de envolvidos. Haja vista a importante e recente decisão da maioria de seus ministros que determinou a prisão de condenados a partir da segunda instância, impedindo que os réus entrem com recursos e mais recursos em liberdade, afrontando a sociedade tão fragilizada com o descumprimento de leis por parte de criminosos endinheirados.
Algumas decisões do STF ainda geram polêmicas com certos afrouxamentos de penas de envolvidos em crimes, principalmente com relação à concessão de “habeas corpus” impetrados por nobres advogados contratados por indiciados de mala-cheia para postergar seus julgamentos. Mas temos que considerar também, a postura firme do Procurador Geral da República e do Ministro-Relator da Operação Lava-Jato que vêem dando importante colaboração no andamento das ações comandadas pelo Juiz Sérgio Moro, respaldando suas solicitações para o prosseguimento do seu trabalho investigativo junto à Polícia Federal.
O povo brasileiro não suporta mais o descalabro que estão fazendo neste país maravilhoso. Os jornais só mudam a data de edição, porque as notícias são sempre as mesmas: CORRUPÇÃO, CORRUPÇÃO, CORRUPÇÃO... Os poderes da República estão desmoralizados com o jogo de interesses e panelinhas em benefícios próprios. O Legislativo, o maior culpado disso tudo, por criar leis nas entrelinhas olhando para o seu rabo, é um ninho de ratos com tanta pouca vergonha e escândalos. Tanto o presidente do Senado Renan Calheiros, como o da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, estão sendo investigados pela Operação Lava-jato por prováveis falcatruas e recebimento de propinas de empresas fornecedoras da Petrobras. E convenhamos: se os dois presidentes daquelas casas estão envolvidos com desvios, imagine outros parlamentares de menor estirpe que tudo fazem para defendê-los. A maioria também tem o rabo preso com os articuladores das falcatruas e colocam obstáculos para evitar que investigações batem em seus pés. Fica difícil acreditar em honestidade para esses elementos, não é mesmo? Ainda mais que, com o passar dos dias, novos nomes vão aparecendo no noticiário sujo da corrupção.
A imprensa investigativa está fazendo o seu papel de maneira elogiosa e vem denunciando de forma sistemática todos os casos da roubalheira dos engravatados. Graças a ela, muitos processos foram abertos gerando condenações e prisões de políticos, dirigentes públicos e grandes empresários. Isso inclusive coloca o judiciário contra a parede, obrigando-o a agir com firmeza para não corroborar com o aumento da impunidade neste país. É um caso atrás do outro, como se fosse o nascimento de uma enorme serpente que não para de crescer. E a gente ainda tem que engolir a cara-de-pau em certos casos, como a do Senador Delcídio Amaral que declarou esta semana, após algumas semanas na prisão, que estaria retornando ao senado de cabeça erguida. Cabeça erguida para os seus pares, não para a sociedade que morre de vergonha por eleger gente tão sem escrúpulos.
Quando a gente comenta sobre política, verificamos que escândalos, frases de efeito ou declarações infelizes de parlamentares ou dirigentes públicos não são de hoje. Já teve ministro do governo militar há mais de vinte anos atrás, que disse: “O mal da Previdência é que o brasileiro se aposenta muito cedo e morre muito tarde.” Além dele indicar que o trabalhador deveria morrer logo após a sua aposentadoria, não deixou de ser uma previsão para que governos posteriores se preocupassem com reformas dos direitos dos aposentados. Os mesmos aposentados que foram chamados de vagabundos por Fernando Henrique Cardoso, que tiveram os cálculos de seus benefícios reduzidos ao longo do tempo e que são discriminados covardemente nos dias atuais com seus proventos sendo minguados todos os anos.
Hoje em dia devemos bater palmas para o Poder Judiciário por sua ilibada atuação contra o crime organizado por corruptos, torcendo para que suas investigações deem um exemplo de eficiência e decisão positiva contra essa gente que surrupia dinheiro do povo, mostrando o real retrato da honestidade que anda sendo desmoralizada por gente provavelmente envolvida e enrolada no mesmo bolo fétido da corrupção.
Devemos, enfim, acreditar nas autoridades patrióticas deste país, cujas esperanças devem ser renovadas constantemente pela sociedade brasileira. E acredito que não demorará muito o dia em que o cidadão andará de cabeça erguida, baterá no peito e exclamará bem alto e com bom som: “EU SOU BRASILEIRO COM MUITO ORGULHO E MUITO AMOR.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
HONESTIDADE É COISA SÉRIA - 01/02/2016
“Honestidade é algo muito sério para andar na boca de qualquer um”
“De tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos maus, o homem chega a rir-se da honra, desanimar-se de justiça e ter vergonha de ser honesto.” – (RUY BARBOSA – 1846/1923)
Esta conhecida frase dita pelo famoso político e jurista brasileiro há quase um século, mostra como a desonestidade já era uma prática vergonhosa naquela época. E hoje, quando a gente vê alguém se proclamar mais honesto do que vários cidadãos de ficha limpa, ficamos revoltados e boquiabertos com tamanha cara-de-pau. Se o cara-de-pau tivesse pelo menos o discernimento e o cuidado de repetir Ruy Barbosa, certamente não estaríamos agora repelindo com ênfase o infeliz bordão que desmoralizou a honestidade.
Infelizmente, a moralização e limpeza que o nosso querido Brasil verde e amarelo tanto precisa, depende do combate a corruptos engravatados no poder. Não é fácil colocá-los atrás das grades por serem blindados e protegidos por companheiros envolvidos ou pela panela podre e queimada de dirigentes ou beneficiários influentes de rabo preso com as falcatruas. Ou seja: os poderosos chefões sempre se escondem ou escapam de investigações, ajudados por alguns que usam gravatas pequenas e pela burocracia burra que torna a justiça lenta e protege a impunidade.
O que está acontecendo ultimamente no Brasil, nos faz lembrar-se da “Operação Mãos Limpas” comandada pelo magistrado italiano Giovanni Falcone que desarticulou e colocou na cadeia elementos de partidos políticos, empresários, dirigentes públicos e até gente graúda da Máfia, utilizando-se também de delações premiadas como está ocorrendo aqui. Enquanto lá Falcone não refrescou pra ninguém, numa investigação judicial de grande envergadura na década de 1990, aqui o nosso meritíssimo Juiz Sérgio Moro tem sido implacável com os investigados na Operação Lava Jato, Zelotes etc. Com perseverança, autoridade, capacidade jurídica e comprometimento com as leis, tem sido a pedra no sapato de quadrilhas montadas no país que desviaram recursos públicos para benefícios partidários, pessoais e empresariais.
Acredito mesmo que agora chegou o momento de alguém com determinação e poder para colocar as coisas em ordem porque, como dizem certos ditados com sábias expressões, “O crime não compensa”, “Não há crime perfeito”, “A mentira tem perna curta”, “A justiça tarda, mas não falha", "Aqui se faz aqui se paga" etc. No entanto, enquanto lá na Itália a Operação Mãos Limpas causou o desaparecimento de muitos partidos políticos e o suicídio de alguns políticos e empresários descobertos em crimes, por aqui ainda estamos no embrião das investigações que podem e devem condenar muita gente importante que se acha livre da cadeia por conta de certa honestidade pessoal. Mas o que essa gente sabe e não quer admitir, é que não basta dizer que é honesto sem colocá-la à prova. Provar honestidade é muito complicado para quem deixou rastros sujos em seus atos ou na passagem por sua vida.
Esperamos assim e com ansiedade, como qualquer brasileiro honesto, trabalhador, aposentado e/ou jovem estudante que constituem a mola mestra deste imenso Brasil, que os órgãos investigativos e judiciários do nosso querido país, dêem uma resposta definitiva à sociedade contra a revoltante impunidade de poderosos, condenando com rigor todos os criminosos de desvios públicos da "PÁTRIA AMADA BRASIL".
PORTANTO, CONTINUEMOS COM ESPERANÇAS PORQUE, COMO NÃO HÁ BEM QUE NÃO SE ACABE, TAMBÉM NÃO HÁ MAL QUE SEMPRE DURE.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
SENSIBILIDADES - VAMOS CURTIR A POESIA (28/01/2016)
Recentemente, recebi aqui neste Recanto, resposta em tréplica de comentários sobre assunto polêmico e por mim externado na minha escrivaninha. E o final daquela manifestação marcou de tal forma os meus sentimentos, que resolvi seguir a sua sugestão que dizia: "vamos deixar a política pra lá e tratar do que a gente gosta: A POESIA".
E é pela divulgação da poesia ou outras criações literárias, que estou tomando a posição de retornar ao ponto de partida e me abster, a partir de agora, de não criar ou entrar em polêmicas que nada acrescentam ao nosso bem estar. Os comentários recebidos por mim, a favor ou contra, serão guardados com todo carinho e consideração que merecem sem qualquer retorno de minha parte.
Nunca pensei que ao colocar a minha opinião sobre assuntos controversos bastante divulgados na mídia nos últimos tempos, fosse ferir sensibilidades de pessoas que eu prezo muito, a ponto de mudar atitudes sobre o nosso compartilhamento aqui. Pessoas que têm sido tratadas com respeito e até homenageadas por mim pela excelência de suas letras estão afastadas e parece-me que se magoaram por algo não dirigido diretamente a elas. Tenho certeza que não foi esta a minha intenção ao expressar sobre certas atitudes políticas de personagens que não estão nem aí pra gente, mas que são adorados e defendidos por alguns.
Acredito também, que outros temas escritos por mim não foram bem aceitos em certo momento, mas isso é normalíssimo. Podem ter ficado aborrecidos ou decepcionados, mas esse tipo de atitude silenciosa e desprezível não condizem com pessoas preparadas, experientes e de bom senso. Gosto não se discute e existem outros seguidores que têm opiniões diferentes e curtem assuntos polêmicos como sensualidade, erotismo, religião e claro, política.
Não costumo me envolver em discussões políticas, religiosas ou esportivas, por achar que cada um tem suas tendências, gostos e o direito de expor suas ideias e opiniões. Sou um aficionado ferrenho por esportes, tenho minhas preferências clubísticas como qualquer um, mas não estou aqui para perder o meu tempo por causa deles e muito menos por políticos ou dirigentes públicos que não têm consideração nenhuma com o povo, independente de que partido for. Pra mim, continuo dizendo: políticos não merecem o nosso respeito porque são sinônimos de corrupção, independente de que partido for. Portanto, volto a dizer, não sou adepto do PT nem do PMDB e muito menos do PSDB. Não sou fã do Lula, como também não morro de amores pelo Fernando Henrique, Aécio ou outro sujeito desses. Não são flores que se cheiram e também já cometeram seus desvios. Pronto: prometi mas voltei a falar de política. Que saco!
Àqueles que se magoaram comigo por algumas letras não agradáveis eu peço desculpas, mas se não as aceitarem só posso lamentar e desejar felicidades e inspirações renovadas na criação de bons textos que continuarei visitando por gostar de curtir o belo e a surpresa agradável que nos chegam sempre.
Abraços pra todos com a consideração e o respeito que merecem.
E VIVA OS POETAS E ESCRITORES QUE FAZEM DESTE SITE A NOSSA MORADIA ROMÂNTICA E ACOLHEDORA.
POETA OLAVO
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS... (22/01/2016)
A prática largamente conhecida do ex-presidente Lula de iniciar seus discursos ou palestras com o aforismo que registra esta crônica, passou dos limites nesta semana com a seguinte pérola jogada na nossa cara: "NÃO TEM UMA VIVA ALMA MAIS HONESTA DO QUE EU NESTE PAÍS". Como esta frase de efeito coloca-nos na posição de desonestos, por menor que seja o nosso ínfimo delito, sou obrigado a me revoltar com tamanha tolice de alguém que a gente sabe muito bem que de honesto não tem nada.
Ao falar isso, Lula deixa claro que a sua honestidade tem arranhões quando dá a entender que seus erros são de menor valia do que de outros. Suas declarações sobre diversos problemas de má gestão ou falcatruas ocorridos no seu governo e atualmente no mandato da sua sucessora petista Dilma Rousseff, são de quem pensa ser o dono da verdade ou da cocada preta. Lula até poderia aproveitar a onda de falar besteiras e aumentar suas máximas para dizer: "NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS EXISTIU UM DEMAGOGO COMO EU", "NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS SE ROUBOU TANTO", "NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS SE TEVE UM CHEFE DA CASA CIVIL TÃO HONESTO COMO O JOSÉ DIRCEU" ou ainda, "NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS A PETROBRAS FOI TÃO SAQUEADA POR DIRIGENTES CORRUPTOS NOMEADOS PARA DESVIAR RECURSOS PARA UM PARTIDO".
Sua honestidade é colocada à prova todos os dias com a sua posição ferrenha de defender companheiros investigados ou envolvidos em escândalos. Além de dizer que "Dirceu pode ter cometido erros, mas foi de grande importância para o PT", agora está pedindo para não depor sobre a venda de Medidas Provisórias em seu governo para beneficiar a indústria automotiva, cuja investigação denominada Operação Zelotes, viu indícios de um de seus filhos enrolado na história.
Mas voltando à "figura impoluta e corretíssima" do seu grande e fiel amigo José Dirceu, constatamos que realmente, "ele deve ter sido de muita importância para o PT", porque sem ele, talvez não tivesse sido armada a quadrilha que meteu a mão no dinheiro do povo. E Lula dizer que não sabia de nada, como diz sempre, é uma enorme balela. Dirceu era seu braço direito no governo, trabalhava ao lado do seu gabinete e montou um esquema de desvios de dinheiro público bem engendrado, mas não infalível. Portanto, só posso chegar a uma conclusão: Lula era e ainda é o chefe desta quadrilha de homens engravatados e com barbas na cara.
Passando de um pólo a outro, veja bem meu caro, como não podemos confiar em políticos, sejam eles de que partido for, porque o partido em si é uma instituição partidária composta por homens. E são os homens que cometem os desvios, não os partidos. Portanto, quando falo de políticos do PT, não quero dizer que não se cometem desvios fraudulentos por elementos do PSDB, PMDB, PSD, DEM, PTB, PDT e tantos outros que também geram notícias constantes sobre seus escândalos. O mal é cometido pelo engravatado e não pela gravata, no que poderia gerar outra sinonímia por dicionaristas, comparando alguns políticos a bandidos, ladrões e corruptos, além da esperteza e da ousadia que já lhes são atribuídos pelo "pai-dos-burros"
Agora mesmo, nesses últimos dias, o governo Dilma sancionou duas leis importantíssimas para não dizer o contrário. A nossa querida e simpática presidenta, pasmem os senhores, acabou de liberar as seguintes verbas:
- R$ 819 milhões para o Fundo Partidário: E veja bem o tamanho do absurdo: O montante era de R$ 311 milhões e foi reajustado por imposição da Câmara dos Deputados com a justificativa de que foram proibidas as doações das empresas em campanhas eleitorais. Esse repasse da União para as legendas políticas é o nosso dinheiro jogado no lixo ou caindo nos bolsos de figuras conhecidas e famosas como Eduardo Cunha, Renan Calheiros, Fernando Collor de Mello, Dulcídio Amaral e tantos outros que sujaria o meu texto se aqui fossem citados e não caberia neste pequeno e revoltante espaço;
- R$ 419 milhões para auxílio-moradia de juízes e servidores graduados: São R$ 4.377,73 mensais para cada indigente desses que mora em favelas ou em palafitas que circundam este país. Os coitadinhos dos deputados, magistrados, procuradores e defensores públicos, por serem pessoas carentes vivendo com a merreca do salário-mínimo, ainda foram agraciados com a isenção de pagamentos do Imposto de Renda e descontos para a Previdência. Tudo muito engraçado, se não fosse trágico para o povo que só pensa em samba, futebol e chopinhos no fim de tarde.
Estes dois pequenos detalhes com valores absurdos, mostra perfeitamente como o Zé Povinho e a classe média deste país estão sendo traídos e desconsiderados por dirigentes eleitos exatamente por nós eleitores. E o que mais chama a atenção pelo contrassenso de tais liberações de verbas é que as publicações foram editadas em meio à crise econômica que levou à redução de verbas em vários programas sociais do governo. Ou seja: "cortaram verbas destinadas aos pobres, para destinar seus valores para pagar mordomias de autoridades ou o acerto de barganhas políticas".
Acredito que este meu protesto não vá adiantar de nada, mas continuarei registrando injustiças e atos sujos vindos do poder, ao invés de ficar sorrindo diante da hipocrisia, de mentiras ou das piadas sem graça do nosso elegante, rouquenho, barbudo e "honestíssimo" Luís Inácio Lula da Silva. Mas também quero continuar acreditando que algum dia, este país maravilhoso de riquezas naturais e de gente camarada venha a ser dirigido por verdadeiros patriotas desprovidos de vantagens pessoais.
E VIVA O BRASIL !!!
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
VIÚVA NEGRA, RAINHA E LOUVA-A-DEUS (10/12/2015)
Esse negócio da fêmea comer o macho logo após a transa não tá certo não. Apesar de o bicho morrer feliz da vida, é uma sina bastante ingrata. O otário goza e morre depois? Que graça tem isso? São alguns mistérios do reino animal, como veremos a seguir:
Se não fosse tão trágico, seria até engraçado o macho comer a viúva negra e ser comido logo depois pela aranha. Ela não o mata, mas saboreia-o após ele morrer de tanto gozar. Ou seja: ele come, mas é comido depois.
O zangão também se ferra todo por ter a ousadia de trepar com a sua rainha. Também morre após realizar a proeza de transar com a abelha mais bela e poderosa da colmeia. Morre todo melado e ferroado com apenas uma gozada na vida. Que destino cruel!
O coitado do louva-a-deus ainda é pior porque é um tremendo imbecil. Ele transa com a fêmea e é decapitado por ela no ato, mesmo sabendo o que vai lhe acontecer. Mas o seu tesão faz com que vá em frente, sem se importar com o seu destino. A sua cabeça é cortada como se fosse uma guilhotina e é digerida pela louvada fêmea.
A vespa, escorpiões, alguns tipos de peixes e anuros também têm essa mania esquisita. Fazer o quê não é mesmo? Vamos deixá-los pra lá e tratar de outros seres femininos muito mais sensuais, atraentes e prazerosos. Mulheres que têm veneno que não mata e molejo que nos seduz. Mas aí é que mora o perigo. Perigo de nos apaixonar e ficarmos reféns das garras dessas gatas maravilhosas. Gatas que podem se tornar mulheres fatais, como se tem visto por aí. A mulher fatal existe sim e é algo muito sério. Com relação a elas, no entanto, prefiro ficar por fora, porque não quero morrer de amor como os babacas desses bichinhos.
Imagine então meu caro amigo, homem como eu que adora esses rabos-de-saia, se as mulheres resolvem copiar o rito desses pequenos canibais! Seria o fim de o mundo morrer após algumas horas de prazer, sem ter direito ao repeteco sempre mais gostoso. Mas devemos estar prevenidos porque podemos morrer de amores sim, não devorados por elas é claro, mas de paixões não correspondidas e incontroláveis. Paixões doentias que deixam os nossos corações repletos de ciúme, insegurança e tristeza prontos para cometer uma loucura.
Portanto, quanto a esse canibalismo sexual podemos ficar tranquilos, ainda mais por sabermos que elas não aguentariam digerir a carne dura, amarga e cheia de mazelas que nós homens carregamos pelo corpo. Assim sendo, devemos agradecer ao Senhor pelas condições fisiológicas e naturais da mulher que impedem atos tão trágicos, mas devemos evitar colocarmos em nossos caminhos ou em nossa casa, uma "mulher louvada" por demais, uma "rainha abelhuda" ou uma "viúva negra" de defunto recente.
E VIVA NOSSAS MARAVILHOSAS MULHERES COM SEUS VENENOS, ENCANTOS, BELEZA E SENSUALIDADE.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
O MEU LÁPIS É UMA PEÇA
O meu lápis é uma peça! Êta pecinha irrequieta, nervosa e excitada! Este pequeno objeto cilíndrico de madeira, delgado e com uma ponta aparada liberando o grafite, não pode ver um pedaço de papel. Não importa o tipo deste derivado da árvore que, ao vê-lo, o danado do "magrinho" começa a soltar em meu bolso doido para sair. Seja em qualquer folha branca e virgem, no verso livre de algum texto escrito, no pequeno espaço encontrado no jornal amarrotado ou não e até em guardanapos após o almoço que, independente do momento, eu tenho que dar vazão à sua inquietude.
É exatamente nessas horas, que o grafite do meu lápis não perde tempo diante de qualquer papel e logo se posta a dançar sobre ele em movimentos assimétricos, sinuosos e esfomeados. Instigado pela mente que não se cansa de jogar ideias para a mão que comanda essa dança, a danada da pontinha negra de carbono vai desenhando letras, formando palavras e completando frases. Não se importa sobre o que está sendo formado pelos sinais gráficos, desde que o final represente fielmente o que foi inspirado pelo meu pensamento.
A minha inspiração está sempre acesa e não cansa de inventar histórias, romancear sentimentos ou comentar fatos. Com esta semente fértil e maravilhosa que vem de meus pensamentos, o meu lápis já colocou no papel reminiscências da minha infância, da adolescência e da juventude. Transformou casos passados em contos, fatos recentes em crônicas, homenagens e agradecimentos em mensagens e acrósticos, além de amores e paixões em prosas e poesias. Foram vários instantes de concentração em busca de palavras, frases ou versos que visavam o encaixe correto ou quase perfeito no alvo pretendido sem prejuízo da comunicação. E é assim, com as graças do Nosso Pai Maior que não me abandona, que tenho procurado compartilhar com amigos, seguidores e interessados, todo o meu acervo literário que tem sido exposto com transparência e sem frescuras.
Gostar e saber escrever é um dom maravilhoso que deve ser aproveitado e jogado pra fora, porque um texto pronto e bem elaborado sempre nos traz a satisfação pela criação de algo novo e inédito. É quase comparável à felicidade que nos chega pelo nascimento de um filho. Tanto faz o que o meu lápis venha a desenhar, desde que chegue aonde eu quero. Pode ser na revolta de uma crônica sobre fatos lamentáveis, em cartas expedidas ou respondidas, nos pequenos apelos e recados, em mensagens, trovas, pensamentos e nos versos românticos de amores apaixonantes, sofridos, distantes ou saudosos.
Hoje em dia, por força da tecnologia, o meu lápis virou teclado de computador e o papel a tela do modem. Mas a inspiração que me fez chegar até aqui no final deste texto, não podia se esquecer desta pontinha fina e saliente que tanto já fez por muitos escritores, estudantes e pra todos aqueles que precisavam se comunicar em tempos remotos. Portanto, não deixa de ser uma homenagem e agradecimento ao alemão Kaspar Faber, que em 1760 iniciou a industrialização do lápis que revolucionou e incrementou a comunicação no mundo, a partir da famosa marca de lápis Faber-Castel até hoje em evidência. Palmas pra ele então, mesmo não estando mais conosco neste planeta terrestre.
SALVEMOS, PORTANTO, A INSPIRAÇÃO, O LÁPIS, A TECNOLOGIA E A COMUNICAÇÃO.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
NINHO DE RATOS (Se gritar pega ladrão não fica quase ninguém)
Ainda durante este mês de novembro, por conta do lamentável acidente em Mariana e os vergonhosos escândalos de corrupção no país, publiquei neste Recanto, as crônicas "MAR DE LAMA" e "CPI - CASA PARA IDIOTAS", além da poesia "O VIL METAL".
Apesar de ser um assunto que muito nos entristece, por envolver políticos eleitos pelo povo através do voto útil ou não, cheguei à conclusão que uma extensa lista de maus elementos engravatados fez daquela "Casa Para Idiotas" , um verdadeiro "NINHO DE RATOS". Você, assim como eu, que deposita na urna o seu voto consciente por acreditar em propostas ou promessas muitas vezes demagógicas e ilusórias, sabe muito bem que esses nossos votos até então considerados de boa serventia, fazem parte da contagem de tantos outros que foram comprados, negociados, forjados, fraudados ou falsificados.
Assim, por conta de votos inconscientes de um povo heterogêneo como todos os outros, mas de cultura política e patriotismo bem abaixo do nível desejado, estamos vivendo hoje uma das maiores crises de gestão governamental que este belo Brasil já teve na sua história. A corrupção, personagem principal das nossas comédias de hoje, é coisa de maluco larápio que já vem desde os primórdios tempos do mundo e não somente no Brasil. Mas aqui, diferentemente de outros países, o povo não toma jeito. Continua reelegendo parlamentares cassados, investigados e condenados que, por força de leis promulgadas por eles próprios, ficam impunes, saem pela tangente e voltam ao triste cenário de roubos e falcatruas. Agora mesmo, no dia de ontem, fomos surpreendido com a prisão do "Senador Delcídio do Amaral", denunciado por querer comprar o silêncio de Cerveró na delação premiada, envolvido no escândalo da Petrobras. Bonitinho ele não é mesmo? Ofereceu cinquenta mil reais mensais à família do servidor corrupto para o seu nome não ser envolvido. O Lula o chamou de imbecil, que é o mesmo que otário, onde se comprova que o ex-presidente também não deixa de ser um grande imbecil por comandar há muito tempo a turma de imbecis do PT. Aquela turma de barbudinhos e aliados que moram na "Casa Para Otários" arrasando o país e nos fazendo de otários.
Já disse antes, que não sou nenhum imbecil como Lula e seus amigos do PT, para acusar alguém sem provas e não estou fazendo isso ao mencionar abaixo os nomes de algumas figurinhas conhecidas e carimbadas deste álbum podre e fedorento. A lista inclui alguns "ratos" mais conhecidos "no ninho", a maioria deles laçados pela atual "Operação Lava Jato" com 47 (quarenta e sete) políticos envolvidos e pelo famigerado "Mensalão" com 18 (dezoito) deputados condenados ou não. A lista, com certeza, seria muito mais extensa se eu tivesse tempo e paciência para pesquisar assunto tão irritante e revoltante, mas procurei me abster apenas às duas operações mais recentes e a nomes conhecidos com cargos relevantes que continuam a rir da nossa cara quando aparecem na TV. Esta relação foi pesquisada no Google, aonde poderá ser verificado o motivo de cada envolvimento. Apenas estou passando pra frente, uma importante divulgação de nomes envolvidos em denúncias e investigações políticas. Vejam então, a seguir, as principais figurinhas carimbadas que obtive naquele site:
Renan Calheiros (Presidente do Senado), Eduardo Cunha (Presidente da Câmara), Fernando Collor de Mello (Senador e Ex-Presidente da República - cassado e reeleito alguns anos depois), Delcídio do Amaral (primeiro senador preso no país durante o mandato - que glória!), José Sarney - Ex-Presidente da República e do Senado - envolvido na CPI da Corrupção), Roseana Sarney (filha dele, ex-senadora e governadora do Maranhão), Sérgio Cabral (ex-senador e Governador do Rio de Janeiro), Luiz Fernando Pezão (atual governador do Rio), José Dirceu (ex-ministro da Casa Civil, aliado de Lula - preso e envolvido nas duas operações), Gleisi Hoffmann (senadora e ex-ministra da Casa Civil no Governo da Dilma), Humberto Costa (senador do PT e ex-ministro no Governo Lula), Edison Lobão (senador e ex-ministro do Governo Dilma), Antonio Palocci (atual ministro da Dilma e ex-ministro de Lula), João Paulo Cunha (ex-deputado e Presidente do Congresso) e outros mais e mais, tais como: Antonio Anastacia, Cândido Vaccareza, Ciro Nogueira, João Pizzolatti, Lindberg Farias, Mário Negromonte, Pedro Correa, Pedro Henry, Romero Jucá, Simão Sessim, Valdir Raupp, José Janene, Bispo Rodrigues, Roberto Jefferson, Jader Barbalho e mais, mais e mais... Muita gente do PT, do PMDB e de partidos aliados do governo, cujas práticas criminosas não é de hoje. E o pior de tudo: no maior descaramento, Lula sempre diz que não sabia de nada.
Por tudo isto que está dito aqui e pelos nomes que são constantemente divulgados pela impressa, a gente tem que agradecer a justiça brasileira que está demonstrando competência e dureza em suas decisões, colocando na cadeia criminosos que sempre procuram se livrar de suas penas por força da influência de seus cargos públicos.
Então, para continuarmos a ter um pouco mais de esperanças no lado bom deste país, devemos acreditar e gritar um "SALVE À JUSTIÇA BRASILEIRA", "À IMPRENSA INVESTIGATIVA" e a esta terra maravilhosa que é o "BRASIL"!
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
O PODER E O SUCESSO NEGRO DA COR (20/11/2015)
Nada melhor do que aproveitar esse dia da Consciência Negra, homenageando o grande líder quilombola Zumbi dos Palmares, para exaltar o brilho de outros negros que honraram a sua cor, derrubando as barreiras do caminho e atravessando os mares.
Nelson Mandela, líder africano, subiu ao trono depois da cela; Pelé, maior jogador do mundo, ficou famoso com a bola no pé. A voz era grande arma do líder americano Martin Luther King e o pugilista Muhammad Ali foi um grande campeão no ringue. Malcolm X, o Satã rebelde que repercutiu na vida americana; Charles Drew, médico-pesquisador das transfusões de sangue; Michael Jackson, cantor americano famoso como o rei do pop; Barack Obama, presidente do país mais poderoso deste mundo. Bob Marley, cantor e guitarrista jamaicano que criou o reggae; Machado de Assis, o famoso escritor brasileiro, nr. 1 da ABL; Ray Charles, cantor e pianista americano do soul, blues e jazz; Jesse Owens, notável medalhista olímpico nos jogos de Berlim; Rosa Parks, costureira, símbolo da luta anti-racista nos EUA; Joaquim Barbosa, contestado e admirado ex-ministro do STF; João Cândido, o Almirante Negro, líder da Revolta da Chibata; José do Patrocínio, político, jornalista, escritor abolicionista. Marina da Silva, ex-senadora, fiel defensora dos meios éticos; Milton Santos, renomado geógrafo e livre pensador brasileiro. Condoleezza Rice, secretária de estado e diplomata americana; Desmond Tutu, lutou contra a segregação racial sul africana; Rui Barbosa, ex-diplomata brasileiro, o famoso Águia de Haia.
Outros mais poderiam ser citados, a lista é muito grande, mostrando que a cultura e o sucesso não escolhe a cor, já que a importância de cada personagem só se expande, quando ele consegue comprovar o seu respectivo valor.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
CPI - CASA PERDIDA DE IDIOTAS (19/11/2015)
Será que alguém neste país ainda acredita em CPI? Acredita na honestidade e integridade de uma investigação armada por baixo dos panos por deputados e senadores? Acredita que um presidente e membros de comissão de inquérito vão julgar com isenção colegas do mesmo partido ou parlamentares que estão dentro da mesma panela? Tenha paciência! Não acredite em nada disso, porque os idiotas querem nos fazer de idiotas. Só colocando o nariz de palhaço para fazer parte desse circo, não é mesmo?
Coitada da Comissão Parlamentar de Inquérito, nome pomposo e cheio de autoridade que tem sido vilipendiado pelo Congresso Nacional há muito tempo. A falta de vergonha, de dignidade e de patriotismo emporcalham os rostos de vários personagens envolvidos em falcatruas e denúncias. Mas eles não estão nem aí pra isso e continuam sorrindo e dando desculpas esfarrapadas, na certeza absoluta de suas impunidades. O mau caratismo de vários integrantes daquela casa já é marca registrada naquele ambiente desmoralizado. Por isso mesmo, na sequência deste texto, quando me referir à sigla CPI, estarei me referindo à uma CASA PERDIDA DE IDIOTAS. E o pior de tudo é que somos nós que ficamos com cara de idiotas por tudo que é resolvido por uma CPI dessas, ou seja, a CASA PERDIDA DE IDIOTAS.
Por tudo o que já se viu acontecer em relação às CPIs passadas, o povo é potencialmente descrente. Pensa-se na possibilidade dos envolvidos poderosos e influentes promoverem um “acórdão” onde tudo seja desclassificado como prova e ninguém punido. É pura armação e jogar beijinhos para a galera "puta" da vida. Esquecendo os casos passados sem condenação, quando a CPI é aberta para investigar políticos influentes ou envolvidos em casos de corrupção, quero lembrar apenas de dois casos recentes que ainda estão frigindo nos ovos, no bom sentido é claro. Os ovos deles não são fritos por que o fogo é apagado antes. Que pena!
O primeiro caso é a CPI (CASA PERDIDA DE IDIOTAS) DA PETROBRAS, este escândalo vergonhoso, inconcebível e criminoso que foi arquivado pela Comissão presidida pelo deputado Hugo Motta (do PMDB), após parecer do relator Luís Sérgio (deputado do PT) que inocentou o Lula, a Dilma e a Graça Foster. Que novidade não é mesmo? Inquérito cheio de figurinhas carimbadas comandadas por parlamentares da situação e da base do governo para tapar o sol com a peneira. Eles sabem muito bem que é bom obedecer para ter juízo e que podem ser ferrados por mexer em vespeiro de marimbondos. Então, foi mais conveniente deixar tudo quieto, enfiar a viola no saco e enrolar o povo. Chamar o povo de idiotas e seguir em frente com o descaramento de sempre.
O segundo caso, este mais recente e cheio de blá-blá-blá, é sobre o Conselho de Ética da Câmara que foi instalado para investigar o conceituado, o probo e o digníssimo presidente do congresso nacional, o belo e simpático Deputado Eduardo Cunha. Ele não tem medo de nada, se diz inocente sobre as propinas depositadas na Suíça, diz que está limpo de qualquer desvio mas, mesmo assim, já pediu para trocar de relator, recorreu ao STF para não ser investigado e até pediu "habeas corpus" preventivo. Imagine então, se ele não estivesse limpo! Como ele reagiria contra aqueles que querem uma investigação limpa? Uma investigação limpa de verdade e com os cuidados de não usar os mesmos detergentes ou desinfetantes aplicados na limpeza do deputado.
Esta crônica é mais uma expressão de revolta de um cidadão comum, que paga seus impostos (vários impostos) que são desviados para os bolsos dessa cambada que deveria estar na cadeia. Não é preciso nem conveniente revelar nomes, por serem muitos deles conhecidos que se protegem de punições, por conta da influência dos importantes cargos que exercem. Mas, apesar de tudo e de saber que estou dando murros em pontas de facas, continuarei externando minhas indignações por que a gente não pode continuar calado diante de tanta cara-de-pau e injustiça. E está dito. Pronto, falei!
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
QUEM SOU EU? (16/11/2015)
Adoro o verão carioca. O sol brilhante e escaldante no dia de hoje, fez com que a linda morena me levasse para a praia. A praia é o meu ambiente preferido, pois é lá que eu apareço para o mundo, para a natureza, sou invejado e me sinto bem livre. E HOJE É ESTE DIA ESPECIAL.
Depois de ficar um longo tempo de inverno escondido e solitário, a minha morena resolveu me procurar por um motivo muito justo: A PRAIA. E pra lá fomos. Saiu de casa comigo bem escondidinho e somente na praia, bem aconchegado e inseparável, resolveu mostrar as minhas cores. Nesse momento imaginei estar na pele de um súdito protegendo a sua rainha, ao caminhar com ela na areia ou se jogando no mar. A morena de mim não se liberta e para onde vai me leva, porque é impossível ficar sem mim diante de um ambiente cheio de gente e bastante concorrido. Ali, naquela praia, é muito difícil ela se exibir sem mim.
Faço parte do seu ser, do seu ego, da sua roupagem e da sua beleza. Estou agora aconchegando o seu colo e recebendo o aroma do seu bronzeador misturado com a areia fina e quente da praia. Consigo escutar o bater ofegante do seu coração, me deliciar com a sua pele macia e sentir mamilos nervosos quase pulando para fora. Que momento maravilhoso!
O seu andar me comprime e quase me sufoca, mas estar tão perto de algo tão desejado por muitos homens, me conforta e me deixa orgulhoso. A minha parte de baixo, molhada e suada, fica ainda mais sensual quando olhares indiscretos não entendem como uma minúscula peça pode proteger e dar charme a curvas tão volumosas. Parece mágica, mas é tudo estética, beleza, sensualidade e veneno da mulher brasileira. Ainda mais quando ela não esconde.
Foi um dia de glórias, mas que, infelizmente, terminou logo. Glórias que só acontecem no verão com praias, porque na igreja e outros lugares mais restritos, só entro encoberto. Sou um amante silencioso que, depois de voltar dos passeios nas praias, sou desprezado, jogado num tanque de roupas sujas, pendurado num varal e jogado numa gaveta até a próxima praia. Que sina!
Mas afinal de contas... QUEM SOU EU?
(EU SOU UM BIQUÍNI COR-DE-ROSA)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
ADORAÇÃO À NATUREZA (18/11/2015)
Adoro a natureza límpida, clara, verde e brilhante.Adoro a natureza viva, quente, barulhenta e agitada.Adoro receber o ar puro e fresco das montanhas acalentando o meu corpo.Adoro sentir o aroma perfumado de mato verde invadindo a minha alma.Adoro ver as águas cristalinas descendo das pedras em altas cataratas.Adoro acompanhar as corredeiras que irão encher os nossos rios.Adoro o calor e o brilho quente do sol iluminando os nossos dias.Adoro sentir o gosto salgado das águas do mar batendo em nossas praias.Adoro enfim, essa natureza que inspira cantos românticos para os nossos poetas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
A VOZ (05/06/2013)
Ontem, finalmente eu ouvi uma voz. Uma voz que estava aguardando ansiosamente por algum tempo. Uma voz que até então chegava para mim imperceptível e emudecida, através de caracteres sinuosos e bem concatenados formando frases e palavras que invadiam a minha mente e o meu coração sem pedir licença. Que invasão deliciosa!
Ontem eu ouvi uma voz rouca castigada por um resfriado mal encarado como um ridículo avatar, mas que me encantou pelo seu charme.
A voz é o principal canal de comunicação entre as pessoas e devemos aproveitar este dom divino. Através dela se percebem sentimentos e situações que se vivem num momento. Ela está presente na tristeza, na alegria, na euforia, na dor, na mágoa, na satisfação, na preocupação e no amor.
O que dizer da voz lamentosa pela perda do que nos é querido? Da voz estrondosa para chamar a atenção ou para gritar o gol do seu time? Da voz acompanhada de um sorriso sincero? Da voz pausada mostrando inteligência e precaução? Da voz arrogante da má educação? Da voz melodiosa de cantores, barítonos e tenores? Da voz bem baixinha no cantinho dos nossos ouvidos que tanto nos acalanta? E da voz murmurante e cheia de desejos no ato do amor?
Essa voz de ontem é o meu presente. Começou rouquinha e foi ficando mais suave durante a nossa conversa. É uma voz, enfim, de uma mulher maravilhosa que me encantou pela sua postura firme e decidida ao não fugir de seus princípios de ética e respeito ao próximo.
Parabéns.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
EU E A QUIMIOTERAPIA (29/03/2014)Um atributo ao Dr. Marcelo Campelo
No primeiro momento eu levei um susto. Aliás, foi o terceiro susto que eu levei após ter sido diagnosticado com o meu problema.
Quando eu comecei a sentir certos sintomas no segundo semestre de 2011, nunca imaginei que as dores abdominais que me incomodavam, se relacionavam com um tumor maligno no intestino, como indicaram exames computadorizados e uma colonoscopia.
Com relação ao horrível diagnóstico, eu já suspeitava em vista dos cuidados de parentes em conversas particulares com os médicos. Tanto é que não me surpreendi quando o Dr. Mauro me perguntou se ainda não tinha caído a minha ficha. A FICHA JÁ TINHA CAÍDO HÁ MUITO TEMPO.
Apesar da preocupação e da ansiedade, o maior susto foi quando Dr. Mauro, o cirurgião, recomendou O TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO para o meu caso, provavelmente por ter sido retirada, também, parte da minha bexiga que foi invadida pelo tumor. FIQUEI COMPLETAMENTE SEM CHÃO. Mas vejam como são as coisas e como as vezes a gente faz uma tempestade em copo d'água causada por ignorância, temor e depressão.
Após sofrer essa cirurgia muito complicada no dia 12 de abril de 2012 e que me obrigou a uma internação de 12 dias, incluindo 5 dias na UTI, eu voltei para casa com diversas recomendações médicas.
Fui submetido a outra pequena cirurgia quase dois meses depois, para a colocação de um cateter no peito, a pedido do meu médico oncologista Dr. Marcelo Campelo. Em vista disso, após programação determinada pelo médico, eu comecei a aplicação de quimioterapia, introduzida através deste cateter, e que duraram seis horas. Esta medicação continuava em casa durante dois dias através de uma bolsa, que possuía uma bomba injetando na minha veia, 2 ml do remédio de 2 em 2 horas. Tratava-se de um tratamento muito lento, mas bem eficiente e necessário, segundo o médico.
Essas aplicações de quimioterapia foram realizadas de 15 em 15 dias, que perfizeram um total de 12 seções no período de seis meses. Durante o tratamento tive que tomar certos cuidados com a minha imunidade que poderia baixar. Até abrir geladeira e beber algo gelado eu tive que evitar. Não poderia estar perto de aglomerações e de locais não bem asseados.
Tudo isso poderia deixar muitas pessoas descrentes e pessimistas. Mas não foi o meu caso. Logo depois da primeira aplicação na clínica, eu senti o clima de otimismo e solidariedade entre outros pacientes e fui na onda. Levei toda essa situação numa boa e com muita fé. Escutei também palavras amigas de pessoas importantes, identifiquei o alto grau de profissionalismo do médico e enfermeiros da clínica, bom astral das outras pessoas com o mesmo problema e fiquei cada vez mais animado com a minha recuperação.
Hoje, após quase dois anos da minha cirurgia e um ano após o término da quimioterapia, sinto-me renascido para a vida. Voltei a trabalhar no meu ritmo e dirigir o meu caminho com alegria e nas graças do Nosso Pai Maior. Sei que ainda preciso tomar certos cuidados recomendados pelo Dr. Marcelo, como exames preventivos, consultas e limpeza do cateter uma vez por mês. Mas isso é o de menos pra quem confia na capacidade profissional de pessoas que tratam da sua saúde.
O que eu penso de tudo isso é que nunca devemos pensar no pior numa situação crítica, mas encher os nossos corações de esperanças e as nossas mentes com sonhos realizáveis, mesmo que nos pareçam impossíveis.
Pensem nisso e não desistam nunca. A vida só tem valor quando conquistamos algo com muita luta, esforço e determinação.
MUITO OBRIGADO A TODOS DA CLÍNICA BAMBINA PELO TRATAMENTO QUE RECEBI E CONTINUO RECEBENDO DE VOCÊS.
MAS ANTES DO MEU GRANDE ABRAÇO QUE DEIXO AQUI, AINDA AFIRMO: "OS MEUS CABELOS NUNCA CAÍRAM COM O TRATAMENTO E NÃO AUMENTARAM A MINHA CALVÍCIE".
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
QUE INDONÉSIO É ESSE? (30/01/2015)
No último dia 18 de janeiro, o carioca Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, foi executado na Indonésia por um pelotão de fuzilamento, depois de passar mais de uma década no corredor da morte por tráfico de drogas, uma vez que os dois pedidos de clemência possíveis pela legislação daquele país não foram acatados. O brasileiro, que trabalhava como instrutor de vôo livre foi preso em agosto de 2003, após tentar entrar no país pelo aeroporto de Jacarta, com 13,4 kg de cocaína escondidos em uma asa delta.
Mas que indonésio é esse? O Sr. Lee Kuan Yew assumiu com mão de ferro o comando da Indonésia e, em seis meses, dos cerca de 500 mil presidiários sobraram apenas 50. Todos os outros, criminosos confessos, foram fuzilados. Todo homem público corrupto (político, policial etc.) foi fuzilado por existirem muitas provas contra eles. Todos empresários ladrões foram fuzilados ou fugiram rapidamente do país. Aquela multidão de drogados que ficava dormindo nas ruas, fugiu desesperadamente para a Malásia, para não ter que trabalhar ou seriam fuzilados.
Havia uma mensagem na televisão onde o novo governo avisava que o país estava com câncer e que a única solução era extirpá-lo. Dizia a mensagem: “Se algum parente seu foi extirpado, compreenda, ele era um câncer para a nação.”
Depois de ter feito toda a limpeza no país, reorganizado o sistema político, judiciário e penal, esse militar convocou eleições diretas, candidatou-se para presidente e venceu o pleito com 100% dos votos.
Hoje, a Indonésia é um dos países mais seguros de se morar e um dos mais desenvolvidos, superando inclusive os Estados Unidos, Inglaterra ou Israel em termos de segurança. Já no avião, a ficha de desembarque tem um “DEAD” (morte) bem grande em vermelho, explicando da penalidade sobre o porte de drogas. Qualquer droga. Com zero vírgula de cocaína ou outra droga encontrada com o sujeito, este é sumariamente fuzilado ou condenado à prisão perpétua com trabalhos forçados.
Não só eu, mas milhões de brasileiros gostariam e clamam para que um dia, a providência divina coloque na autoridade máxima deste país, um cara determinado, radical e cumpridor das leis como esse indonésio Lee Kuan Yeu. Já sou fã dele.
Mas acredite que no meio desses milhões de brasileiros que vivem sobressaltados, temerosos e inseguros no seu dia-a-dia, está uma pequena parcela de incompetentes, bandidos e corruptos que dirigem este maravilhoso Brasil. São políticos e dirigentes que legislam em causa própria, preparando leis cheias de saídas e de caminhos para a impunidade de que tanto precisam.
Basta ver o que aconteceu no "Processo do Mensalão", finalizado praticamente há dois anos. O presidente do Supremo Tribunal Federal (Ministro Joaquim Barbosa e relator do processo) pediu aposentadoria logo após as condenações, sem revelar o real motivo dessa atitude, mas que a gente imagina por que. Foram condenados executivos de bancos estatais, diretores de agências de propaganda e de empresas privadas, dirigentes partidários e políticos. Desses elementos, a maioria dos políticos e partidários (e apenas esses) já está solta.
Sabe por quê? Porque, além de ter foro privilegiado concedido por um Congresso desmoralizado do qual ele faz ou fez parte -provavelmente votando olhando para o seu próprio nariz- este poder judiciário máximo da república é montado exatamente por ministros indicados pela Presidência do país. Ministros que, na maioria dos casos, são comprometidos com a mesma corrente política de quem os indica e com a maioria do Congresso que os aprovam.
Coisas absurdas que a gente está vendo em toda parte do país, somente Deus e um cara como esse Lee Kuan Yew podem dar jeito. O mal maior está exatamente na impunidade. O bandido sabe que não vai ficar preso por matar alguém e o corrupto, geralmente com o dinheiro roubado, tem condições de contratar renomados advogados para defendê-lo. Mas tanto o bandido, como o corrupto, o traficante, o agressor, o vigarista ou qualquer outro fora da lei, têm medo da cana dura, quando ele sabe que a cana é dura mesmo.
Por isso, se qualquer dia aparecer um cara desses por aqui (Ah! Que bom seria isso!), que faça cumprir a lei sem olhar pra quem, as coisas vão melhorar. Mas sei que isso é uma utopia, um sonho irrealizável. Infelizmente, perdi as esperanças após a Presidente Dilma tentar libertar com ferrenha insistência um traficante internacional de drogas pesadas e proteger a Presidente da Petrobras após a comprovação do envolvimento de seus dirigentes nos escândalos.
E o pior de tudo: tanto ela como agora, como Lula no processo do mensalão, sempre alegaram na maior cara-de-pau e de pés juntos, que nada sabiam sobre os escândalos; mesmo com o José Dirceu trabalhando ao lado do ex-presidente e a Maria das Graças Foster sendo na época, subordinada à Presidente do Conselho de Administração da empresa que era exatamente a nossa atual dirigente máxima. E somos obrigados a engolir esse angu podre...
Assim sendo, na falta da realização desse sonho, o jeito é continuarmos rezando para que Deus nos acompanhe todos os dias na saída e na volta para a nossa casa.
E que Ele nos abençoe e continue conosco.
Que assim seja.
PS: Já pensou um indonésio desses comandando o Brasil?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
SAPIÊNCIA (10/10/2007)
O verdadeiro sábio nunca diz que é um sábio e está sempre pronto a aprender algo novo. Ele é um filósofo, erudito e um pensador constante. Prudente e estudioso, ele nunca demonstra a sua sapiência no primeiro momento. Ele sempre prefere ouvir as pessoas, analisar fatos e estudar situações antes de emitir a sua opinião. Ele sabe que ninguém consegue saber de tudo ao mesmo tempo e que pode até não ter bom conhecimento sobre determinado assunto. Ele tem que agir com calma e experiência, para que a sua opinião e ensinamentos sejam aproveitados como orientação positiva.
Ele sabe, enfim, que não pode falhar com aqueles que almejam chegar ao seu objetivo, através das suas palavras que eles acreditam ser de um sábio.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
MAR DE LAMA (07/11/2015)
Se não bastasse o "MAR DE LAMA" que a política brasileira afogou o nosso país, fomos surpreendidos há dois dias atrás com a tragédia que destruiu o município de Mariana e adjacências em Minas Gerais. O rompimento de barragens do dique da mineradora Samarco, com rejeitos minerais localizados bem acima do nível das cidades, arrastou e soterrou tudo que encontrou pela frente. O número de mortos e desabrigados cresce de hora em hora, aumentando o tamanho do drama que afeta a população aniquilada pela devastação inconcebível.
Ainda não se tem certeza, mas tudo indica que a causa não foi provocada pela força da natureza. Se isso for verdade, já sabemos que os responsáveis não pagarão a conta e nem serão punidos por tamanho absurdo, como já ocorreu em outros lamentáveis eventos. Aqui é o país da impunidade e o direito está do lado do avesso protegendo bandidos. Quem tem grana e prestígio político não vai preso.
O trabalho de resgate das vítimas pelas equipes de socorro e autoridades, como sempre, é compartilhado com a abençoada e providencial solidariedade da população que abandona seus afazeres em prol dos indigentes. É o triste filme da população que vive no MAR DE LAMA DESTE PAÍS, tentando tirar o pé da lama de quem se atolou nessa concreta sujeira, considerando-se a verdadeira acepção da palavra "LAMA".
Essa "LAMA DE MARIANA" é fato consumado e a reconstituição da cidade levará tempo, mas tenho certeza que será erguida novamente pela força e determinação do povo mineiro e de outros brasileiros. O nosso povo é ordeiro, alegre e solidário e não merece o governo e políticos que estão aí. Políticos, governo, empresários e até magistrados que estão envolvidos em outro "MAR DE LAMA".
Passando de uma LAMA para outra, que também não deixa de ser uma tragédia sem sujar os sapatos na verdadeira "LAMA", quero dizer que, positivamente, a "LAMA" que começou o texto lá em cima, não é a mesma "LAMA" que vai terminar aqui embaixo. Porque a "LAMA" que está aqui embaixo só é cometida por pessoas baixas e sem escrúpulos. São corruptos e verdadeiros bandidos de colarinho branco que estão arrasando o nosso querido Brasil.
Não estou aqui para colocar nome de ninguém nesse desabafo, porque não sou tão ingênuo para acusar alguém sem provas, mas muitos de nós estamos sabendo quem faz parte da extensa lista de figurinhas carimbadas desse álbum. A gente não aguenta mais a panelinha e a troca de favores que envolvem as tratativas entre o governo e o congresso nacional, em prol de benefícios pessoais e em detrimento dos interesses do povo. A maioria de políticos de ponta e de importância para o país está envolvida em falcatruas e investigados por desvios de conduta. Mas como disse lá em cima, não vai acontecer nada. O que fazer então?
A democracia emana do povo e somente o povo terá o poder de acabar com tanta pouca-vergonha. E que democracia é esta que os direitos não são iguais? Por que político ladrão é julgado por foro especial, defendido por renomados advogados pagos com dinheiro roubado e não vai para a cadeia? Por que o pobre coitado também não tem o mesmo direito? Por que se diz que o direito é igual para todos, quando a gente está vendo que isto é uma balela? Por que as aposentadorias dos ex-dirigentes não obedecem aos mesmos critérios dos cálculos covardes impostos pela Previdência Social a todos trabalhadores inativos deste país?
Se a democracia do Brasil fosse séria, não deixaria que os privilégios de poucos prejudicassem a vida de muitos. E para isso, basta somente uma coisa: CUMPRIR O QUE A LEI DETERMINA.
Mas quem fará isso? De repente, só o Nosso Pai Maior que, infelizmente, também não quer meter a mão nessa cumbuca. Mas não custa nada rezar e ter esperanças não é mesmo?
Então vamos continuar acreditando que o BRASIL É UM PAÍS ABENÇOADO POR DEUS.
E que Ele tenha piedade de nós. "FORA COM OS POLÍTICOS E VIVA O BRASIL"!
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
QUE PARTIDO É ESSE? (04/03/2016)
Esse partido político brasileiro é o PT. É o Partido dos Trabalhadores fundado em 10 de fevereiro de 1980.
Com viés democrático perto do fim da Ditadura Militar, tornou-se um dos maiores movimentos de esquerda da América do Sul. Composto por dirigentes sindicais intelectuais de esquerda e católicos ligados à Teologia da Libertação, o partido é fruto da aproximação dos movimentos sindicais com antigos setores da esquerda brasileira, e desde dezembro de 2009 é considerado como o partido preferido por um quarto do eleitorado brasileiro.
Pois bem: este é o PT que arrasta multidões de brasileiros com o seu voto, mas que também envergonha outra multidão com escândalos de corrupção completamente fora de proporção pelos seus tamanhos. A turma de barbudinhos não é mole não. Guiado pelo carisma e a força política de Lula, principalmente a partir do seu primeiro mandato como Presidente da República em 2002, o Partido dos Trabalhadores passou a dar as cartas na política brasileira. Apadrinhamento de importantes cargos públicos e conchavos com partidos aliados que se submetem a puxar a corda do governo em benefício próprio, fez do PT o principal partido da situação governista.
O escândalo do mensalão ocorrido no primeiro mandato de Lula em 2005, expôs para a sociedade um grande esquema de arrecadação de dinheiro sujo para reforçar o caixa do partido através de desvios de recursos de empresas públicas. O que aconteceu todos nós já sabemos: o processo foi encerrado em 17 de dezembro de 2012 com alguns dirigentes públicos, empresários e políticos condenados, apesar de que, hoje em dia, poucos são os políticos que continuam na cadeia. Com exceção de José Dirceu que saiu e depois voltou para a prisão por comprovação de outros delitos, os demais "barbudinhos" já voltaram para casa e continuam por aí como nada tivesse acontecido. Dizem que andam de cabeça erguida obrigando-nos a engolir o fel de suas presenças.
Pois bem: exatamente hoje, dia 04/03/2016, dando sequência à Operação Lava-Jato que investiga um escândalo ainda maior sobre o sucateamento da Petrobras, a seta foi apontada para quem parecia intocável até então: o Ex-Presidente Lula. As notícias são estarrecedoras e parece que agora, a investigação tem comprovações dos delitos praticados por gente protegida e blindada por esquema criminoso.
Não há crime perfeito e a justiça tarda mas não falha. Quem imaginaria que o Senador Delcídio Amaral fosse soltar a bomba que soltou? A bomba de um petista, líder do governo no senado que, provavelmente por sentir-se abandonado pelo partido, denunciou desvios praticados pelo governo e seus seguidores. Algo revoltante e inescrupuloso que choca a sociedade brasileira. Mas, mesmo com o círculo se fechando em torno da cabeça pensante disso tudo, eles procuram desviar o assunto batendo na tecla de sempre: tudo está sendo arquitetado pela oposição. É um golpe para retirar o PT do poder. Desculpas esfarrapadas de quem não tem como se defender. O escândalo é muito grande e a avalanche aumenta todos os dias com o aparecimento de novos personagens. E quem tem o rabo preso, deve estar muito preocupado com a delação premiada que coloca ex-companheiros envolvidos no esquema.
Tomara que eu esteja errado e o nosso fabuloso guia consiga comprovar sua honestidade e inocência das acusações, o que seria uma excelente resposta aos incrédulos e adversários políticos, o que faria de mim mais um de seus fiéis e combatentes admiradores. Faria isso sim, mesmo sendo apolítico e desinteressado por outra corrente partidária. Não gosto de políticos e muito menos de partidos que não se preocupam com a qualidade moral de seus membros. E para mim, todos são iguais quando se vê que as falcatruas não são apenas obras do PT, mas também de políticos de outros partidos como o PSDB, PMDB, DEM, PR e o número absurdo de tantos outros.
Sou apenas um cidadão que paga seus impostos e que está dando a sua opinião sobre o que está ocorrendo no presente. O que aconteceu no passado com o Collor, Jango, Getúlio, Fernando Henrique e com tantos outros dirigentes e partidos, também mereceram as críticas e as ações que mudaram a história deste maravilhoso Brasil. Mas, enquanto uma nova história está em curso, prefiro aguardar o andamento dos fatos destacando a seguinte frase de Roberto Campos:
"O PT É O PARTIDO DOS TRABALHADORES QUE NÃO TRABALHAM, DOS ESTUDANTES QUE NÃO ESTUDAM E DOS INTELECTUAIS QUE NÃO PENSAM".
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
QUE DEMOCRACIA É ESSA?
COM FORO PRIVILEGIADO? - (21/03/2016)
... ENFIM, SÓ ESPERO ESTAR AQUI PARA ASSISTIR O FIM DESSE FILME DE TERROR. QUE DEUS NOS PROTEJA ATÉ LÁ E POR TODO O SEMPRE.
----------------------------------------------------------------------------------------------------
MADRUGADA SEM PALAVRAS (20/01/206)
São nas madrugadas longas, sem sono e sem sonhos, que eu me aventuro ao encontro das letras. Enquanto os olhos insistem em ficar abertos mesmo com as pálpebras fechadas, os meus pensamentos vão e voltam na velocidade da luz procurando se lembrar de fatos, de pessoas, de notícias ou de algo que possa fazer nascer mais um conto, outra poesia ou nova composição literária.
Ao manter a minha mente trabalhando na busca de rimas para os meus versos, a insônia torna-se no entanto, a minha companheira inseparável na agonia de me rolar pela cama sem dormir. Escuto na solidão do meu quarto e na calada da noite, o cantar de pássaros ao longe que a minha imaginação traz pra bem perto de mim, a ponto de sentir suas asas coloridas em revoadas ventilando meu rosto suado e descoberto.
Como o meu principal desejo nesses momentos é pegar no sono, não desisto de provocar o merecido repouso ao colocar em prática as histórias da vovó, contando os carneirinhos que vou somando na minha mente. Mas mesmo assim, os lanígeros são logo expulsos daquele filme, quando os problemas atuais e recordações não recentes, embaralham o imaginário pastoreio trazendo mais incômodos e irritações.
A briga da minha consciência entre criar uma composição ou pegar no sono sem qualquer linha escrita faz com que muitas vezes as ideias morram no nascedouro e as inspirações se evaporem pelo ar com versos inacabados, rimas distorcidas e histórias sem sentido. Sem palavras para preencher o vazio no papel, acabo dormindo na esperança de que ao acordar, eu consiga decifrar toda a bagunça que ficou armazenada na minha mente naquela madrugada.
Às vezes não consigo, mas quando a luz acende, fico feliz em ver nascer algo inédito com o encaixe perfeito de pedaços soltos de frases e palavras, na reconstrução de temas que se perderam na memória. Memória esta, que me faz apresentar esta madrugada romanceada e contada em prosa.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
HAJA SACOS - por Olavo Nascimento (20/10/2016)
Em abril deste ano de 2016, ou seja, há seis meses, eu publiquei no site Recanto das Letras e no meu blog (www.blogolavonascimento.blogspot.com.br) a crônica "Farinhas do Mesmo Saco" para ensacar políticos, independente de que partidos fossem. E hoje, volto à baila para dizer que apenas um saco de farinhas não caberia para colocar tanta gente. E como são muitas farinhas de mandiocas podres e mal raladas que podem estragar as farofas de "buchadas de bodes", o melhor é jogar os farelos engravatados aos porcos para que eles sejam misturados às gamelas dentro das piores pocilgas possíveis.
É impressionante como em seis meses, os escândalos aumentaram de forma geométrica e em todos os lados. Basta se falar em órgão público para a gente ver como a população brasileira está perdida com esses canalhas. Os caras roubaram muito o meu Brasil querido e temos que dar graças a Deus por ter colocado um tal de Sérgio Moro na cola deles. Um juiz cana-dura, corajoso, honesto, determinado e competente que não está deixando barato para essa turma, porque pra ele os direitos são iguais perante a lei. Pra ele, infelizmente, só cai em suas garras quem não tem ou quem perdeu o "foro privilegiado" que é o maior absurdo discriminatório deste país. Absurdo que foi gerado por parlamentares para beneficiar eles próprios.
Por causa da perda desse absurdo benefício é que estamos vendo, felizmente, as investigações avançarem contra alguns "peixes graúdos" da política. O ex-presidente Lula, já considerado por muito como o "chefe da quadrilha", já é réu em três processos e não vai demorar muito pra entrar em cana. Outros casos criminosos sob a sua batuta estão sendo investigados e devem lhe gerar mais complicações. Logo ele que sempre se mostrou como o defensor dos pobres e oprimidos, ficou milionário após a sua passagem pela presidência da república, beneficiando seus filhos, parentes, amigos e correligionários. Logo ele que já tem um dedo cortado de aposentado incapaz, que disse que não existe ninguém mais honesto do que ele nesse país e que apenas o rabo da jararaca havia sido decepado quando foi levado para depor na justiça federal. Mas esperamos que o repelente ofídio não fique somente sem o rabo, mas também sem a sua cabeça.
Ontem, outro peixe graúdo, o Eduardo Cunha (ex-presidente cassado da Câmara dos Deputados), entrou em cana pelas mãos do Moro, exatamente por perder o foro privilegiado. A justiça com ele corre mais rápida e não fica naquela lengalenga irritante já conhecida do STF, com cada ministro votando de acordo com suas convicções que a gente não entende. A prisão do Cunha no entanto, está deixando Brasília em polvorosa, pelo receio dele abrir a boca em delação premiada para a Lava Jato. E tomara mesmo que isso aconteça, para que a limpeza política do país seja definitivamente higienizada jogando sem perda de tempo, corruptos e ladrões na lata de lixo com farinha e tudo. Que os bilhões surrupiados retornem aos cofres públicos como tem que ser, deixando esses canalhas com as calças na mão.
A turma de bandidos engravatados é muito grande, as fraudes saem de qualquer lugar e nada mais nos surpreende, quando deparamos que o Bolsa Família foi usado para ajudar campanhas políticas nessas últimas eleições, chegando ao cúmulo de milhões em dinheiro vivo. Esperar mais o quê desses caras? Falar o quê de assassinatos de candidatos a cargos eletivos que ocorreram recentemente e de Estados da Federação que estão falidos pela incompetência, ladroagem e irresponsabilidade de dirigentes públicos? É ou não é caso de bandidagem? É ou não é caso de impunidade que não prende e alivia penas de condenados? É ou não é a infiltração de bandidos na política? É ou não é hora de outro regime político botar esse pessoal pra fora e tomar conta do nosso povo e das nossas fronteiras? É ou não é hora de se acabar com essa pouca vergonha que assolou o país e amaldiçoou a sociedade brasileira? É ou não é hora de colocar as farinhas dentro de sacos bem fechados e lacrados para elas nunca mais poluírem nossos ares?
É hora de reagirmos contra as injustiças e as discriminações. De sermos brasileiros e patriotas. De amarmos a nossa terra. De pedir a Deus, enfim, que não deixe de nos proteger e de olhar por nós?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Confesso que esta crônica estava armazenada há algum tempo aguardando complementação de notícias e definições de textos. Confesso também que o seu título original era "Que Justiça é essa?", por não entender na ocasião, de certas decisões polêmicas do judiciário relacionadas a sentenças de indiciados, além da aposentadoria precoce do ex-presidente do Supremo Tributal Federal, Ministro Joaquim Barbosa. O pedido de saída do ministro foi uma notícia repentina e surpreendente de alguém que combatia com unhas e dentes a corrupção e a criminalidade, com determinação e amplo conhecimento das leis. A infeliz surpresa, no entanto, nos fez imaginar sinais obscuros de forças ocultas que o obrigou a decisão tão drástica. O abandono da sua importante posição no órgão máximo da justiça brasileira deixou a sociedade órfã de um baluarte implacável na defesa das leis constitucionais deste país.
Mas de lá para cá, dezoito meses após, alguns fatos ocorreram e ultimamente temos visto o STF bem mais preocupado em ajustar as leis visando caminhos mais rápidos em seus julgamentos, com o objetivo claro de se evitar as usuais impetrações de recursos que visam unicamente à prática absurda de prescrição de processos e a consequente impunidade de envolvidos. Haja vista a importante e recente decisão da maioria de seus ministros que determinou a prisão de condenados a partir da segunda instância, impedindo que os réus entrem com recursos e mais recursos em liberdade, afrontando a sociedade tão fragilizada com o descumprimento de leis por parte de criminosos endinheirados.
Algumas decisões do STF ainda geram polêmicas com certos afrouxamentos de penas de envolvidos em crimes, principalmente com relação à concessão de “habeas corpus” impetrados por nobres advogados contratados por indiciados de mala-cheia para postergar seus julgamentos. Mas temos que considerar também, a postura firme do Procurador Geral da República e do Ministro-Relator da Operação Lava-Jato que vêem dando importante colaboração no andamento das ações comandadas pelo Juiz Sérgio Moro, respaldando suas solicitações para o prosseguimento do seu trabalho investigativo junto à Polícia Federal.
O povo brasileiro não suporta mais o descalabro que estão fazendo neste país maravilhoso. Os jornais só mudam a data de edição, porque as notícias são sempre as mesmas: CORRUPÇÃO, CORRUPÇÃO, CORRUPÇÃO... Os poderes da República estão desmoralizados com o jogo de interesses e panelinhas em benefícios próprios. O Legislativo, o maior culpado disso tudo, por criar leis nas entrelinhas olhando para o seu rabo, é um ninho de ratos com tanta pouca vergonha e escândalos. Tanto o presidente do Senado Renan Calheiros, como o da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, estão sendo investigados pela Operação Lava-jato por prováveis falcatruas e recebimento de propinas de empresas fornecedoras da Petrobras. E convenhamos: se os dois presidentes daquelas casas estão envolvidos com desvios, imagine outros parlamentares de menor estirpe que tudo fazem para defendê-los. A maioria também tem o rabo preso com os articuladores das falcatruas e colocam obstáculos para evitar que investigações batem em seus pés. Fica difícil acreditar em honestidade para esses elementos, não é mesmo? Ainda mais que, com o passar dos dias, novos nomes vão aparecendo no noticiário sujo da corrupção.
A imprensa investigativa está fazendo o seu papel de maneira elogiosa e vem denunciando de forma sistemática todos os casos da roubalheira dos engravatados. Graças a ela, muitos processos foram abertos gerando condenações e prisões de políticos, dirigentes públicos e grandes empresários. Isso inclusive coloca o judiciário contra a parede, obrigando-o a agir com firmeza para não corroborar com o aumento da impunidade neste país. É um caso atrás do outro, como se fosse o nascimento de uma enorme serpente que não para de crescer. E a gente ainda tem que engolir a cara-de-pau em certos casos, como a do Senador Delcídio Amaral que declarou esta semana, após algumas semanas na prisão, que estaria retornando ao senado de cabeça erguida. Cabeça erguida para os seus pares, não para a sociedade que morre de vergonha por eleger gente tão sem escrúpulos.
Quando a gente comenta sobre política, verificamos que escândalos, frases de efeito ou declarações infelizes de parlamentares ou dirigentes públicos não são de hoje. Já teve ministro do governo militar há mais de vinte anos atrás, que disse: “O mal da Previdência é que o brasileiro se aposenta muito cedo e morre muito tarde.” Além dele indicar que o trabalhador deveria morrer logo após a sua aposentadoria, não deixou de ser uma previsão para que governos posteriores se preocupassem com reformas dos direitos dos aposentados. Os mesmos aposentados que foram chamados de vagabundos por Fernando Henrique Cardoso, que tiveram os cálculos de seus benefícios reduzidos ao longo do tempo e que são discriminados covardemente nos dias atuais com seus proventos sendo minguados todos os anos.
Hoje em dia devemos bater palmas para o Poder Judiciário por sua ilibada atuação contra o crime organizado por corruptos, torcendo para que suas investigações deem um exemplo de eficiência e decisão positiva contra essa gente que surrupia dinheiro do povo, mostrando o real retrato da honestidade que anda sendo desmoralizada por gente provavelmente envolvida e enrolada no mesmo bolo fétido da corrupção.
Devemos, enfim, acreditar nas autoridades patrióticas deste país, cujas esperanças devem ser renovadas constantemente pela sociedade brasileira. E acredito que não demorará muito o dia em que o cidadão andará de cabeça erguida, baterá no peito e exclamará bem alto e com bom som: “EU SOU BRASILEIRO COM MUITO ORGULHO E MUITO AMOR.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
HONESTIDADE É COISA SÉRIA - 01/02/2016
“Honestidade é algo muito sério para andar na boca de qualquer um”
“De tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos maus, o homem chega a rir-se da honra, desanimar-se de justiça e ter vergonha de ser honesto.” – (RUY BARBOSA – 1846/1923)
Esta conhecida frase dita pelo famoso político e jurista brasileiro há quase um século, mostra como a desonestidade já era uma prática vergonhosa naquela época. E hoje, quando a gente vê alguém se proclamar mais honesto do que vários cidadãos de ficha limpa, ficamos revoltados e boquiabertos com tamanha cara-de-pau. Se o cara-de-pau tivesse pelo menos o discernimento e o cuidado de repetir Ruy Barbosa, certamente não estaríamos agora repelindo com ênfase o infeliz bordão que desmoralizou a honestidade.
Infelizmente, a moralização e limpeza que o nosso querido Brasil verde e amarelo tanto precisa, depende do combate a corruptos engravatados no poder. Não é fácil colocá-los atrás das grades por serem blindados e protegidos por companheiros envolvidos ou pela panela podre e queimada de dirigentes ou beneficiários influentes de rabo preso com as falcatruas. Ou seja: os poderosos chefões sempre se escondem ou escapam de investigações, ajudados por alguns que usam gravatas pequenas e pela burocracia burra que torna a justiça lenta e protege a impunidade.
O que está acontecendo ultimamente no Brasil, nos faz lembrar-se da “Operação Mãos Limpas” comandada pelo magistrado italiano Giovanni Falcone que desarticulou e colocou na cadeia elementos de partidos políticos, empresários, dirigentes públicos e até gente graúda da Máfia, utilizando-se também de delações premiadas como está ocorrendo aqui. Enquanto lá Falcone não refrescou pra ninguém, numa investigação judicial de grande envergadura na década de 1990, aqui o nosso meritíssimo Juiz Sérgio Moro tem sido implacável com os investigados na Operação Lava Jato, Zelotes etc. Com perseverança, autoridade, capacidade jurídica e comprometimento com as leis, tem sido a pedra no sapato de quadrilhas montadas no país que desviaram recursos públicos para benefícios partidários, pessoais e empresariais.
Acredito mesmo que agora chegou o momento de alguém com determinação e poder para colocar as coisas em ordem porque, como dizem certos ditados com sábias expressões, “O crime não compensa”, “Não há crime perfeito”, “A mentira tem perna curta”, “A justiça tarda, mas não falha", "Aqui se faz aqui se paga" etc. No entanto, enquanto lá na Itália a Operação Mãos Limpas causou o desaparecimento de muitos partidos políticos e o suicídio de alguns políticos e empresários descobertos em crimes, por aqui ainda estamos no embrião das investigações que podem e devem condenar muita gente importante que se acha livre da cadeia por conta de certa honestidade pessoal. Mas o que essa gente sabe e não quer admitir, é que não basta dizer que é honesto sem colocá-la à prova. Provar honestidade é muito complicado para quem deixou rastros sujos em seus atos ou na passagem por sua vida.
Esperamos assim e com ansiedade, como qualquer brasileiro honesto, trabalhador, aposentado e/ou jovem estudante que constituem a mola mestra deste imenso Brasil, que os órgãos investigativos e judiciários do nosso querido país, dêem uma resposta definitiva à sociedade contra a revoltante impunidade de poderosos, condenando com rigor todos os criminosos de desvios públicos da "PÁTRIA AMADA BRASIL".
PORTANTO, CONTINUEMOS COM ESPERANÇAS PORQUE, COMO NÃO HÁ BEM QUE NÃO SE ACABE, TAMBÉM NÃO HÁ MAL QUE SEMPRE DURE.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
SENSIBILIDADES - VAMOS CURTIR A POESIA (28/01/2016)
Recentemente, recebi aqui neste Recanto, resposta em tréplica de comentários sobre assunto polêmico e por mim externado na minha escrivaninha. E o final daquela manifestação marcou de tal forma os meus sentimentos, que resolvi seguir a sua sugestão que dizia: "vamos deixar a política pra lá e tratar do que a gente gosta: A POESIA".
E é pela divulgação da poesia ou outras criações literárias, que estou tomando a posição de retornar ao ponto de partida e me abster, a partir de agora, de não criar ou entrar em polêmicas que nada acrescentam ao nosso bem estar. Os comentários recebidos por mim, a favor ou contra, serão guardados com todo carinho e consideração que merecem sem qualquer retorno de minha parte.
Nunca pensei que ao colocar a minha opinião sobre assuntos controversos bastante divulgados na mídia nos últimos tempos, fosse ferir sensibilidades de pessoas que eu prezo muito, a ponto de mudar atitudes sobre o nosso compartilhamento aqui. Pessoas que têm sido tratadas com respeito e até homenageadas por mim pela excelência de suas letras estão afastadas e parece-me que se magoaram por algo não dirigido diretamente a elas. Tenho certeza que não foi esta a minha intenção ao expressar sobre certas atitudes políticas de personagens que não estão nem aí pra gente, mas que são adorados e defendidos por alguns.
Acredito também, que outros temas escritos por mim não foram bem aceitos em certo momento, mas isso é normalíssimo. Podem ter ficado aborrecidos ou decepcionados, mas esse tipo de atitude silenciosa e desprezível não condizem com pessoas preparadas, experientes e de bom senso. Gosto não se discute e existem outros seguidores que têm opiniões diferentes e curtem assuntos polêmicos como sensualidade, erotismo, religião e claro, política.
Não costumo me envolver em discussões políticas, religiosas ou esportivas, por achar que cada um tem suas tendências, gostos e o direito de expor suas ideias e opiniões. Sou um aficionado ferrenho por esportes, tenho minhas preferências clubísticas como qualquer um, mas não estou aqui para perder o meu tempo por causa deles e muito menos por políticos ou dirigentes públicos que não têm consideração nenhuma com o povo, independente de que partido for. Pra mim, continuo dizendo: políticos não merecem o nosso respeito porque são sinônimos de corrupção, independente de que partido for. Portanto, volto a dizer, não sou adepto do PT nem do PMDB e muito menos do PSDB. Não sou fã do Lula, como também não morro de amores pelo Fernando Henrique, Aécio ou outro sujeito desses. Não são flores que se cheiram e também já cometeram seus desvios. Pronto: prometi mas voltei a falar de política. Que saco!
Àqueles que se magoaram comigo por algumas letras não agradáveis eu peço desculpas, mas se não as aceitarem só posso lamentar e desejar felicidades e inspirações renovadas na criação de bons textos que continuarei visitando por gostar de curtir o belo e a surpresa agradável que nos chegam sempre.
Abraços pra todos com a consideração e o respeito que merecem.
E VIVA OS POETAS E ESCRITORES QUE FAZEM DESTE SITE A NOSSA MORADIA ROMÂNTICA E ACOLHEDORA.
POETA OLAVO
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
A prática largamente conhecida do ex-presidente Lula de iniciar seus discursos ou palestras com o aforismo que registra esta crônica, passou dos limites nesta semana com a seguinte pérola jogada na nossa cara: "NÃO TEM UMA VIVA ALMA MAIS HONESTA DO QUE EU NESTE PAÍS". Como esta frase de efeito coloca-nos na posição de desonestos, por menor que seja o nosso ínfimo delito, sou obrigado a me revoltar com tamanha tolice de alguém que a gente sabe muito bem que de honesto não tem nada.
Ao falar isso, Lula deixa claro que a sua honestidade tem arranhões quando dá a entender que seus erros são de menor valia do que de outros. Suas declarações sobre diversos problemas de má gestão ou falcatruas ocorridos no seu governo e atualmente no mandato da sua sucessora petista Dilma Rousseff, são de quem pensa ser o dono da verdade ou da cocada preta. Lula até poderia aproveitar a onda de falar besteiras e aumentar suas máximas para dizer: "NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS EXISTIU UM DEMAGOGO COMO EU", "NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS SE ROUBOU TANTO", "NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS SE TEVE UM CHEFE DA CASA CIVIL TÃO HONESTO COMO O JOSÉ DIRCEU" ou ainda, "NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS A PETROBRAS FOI TÃO SAQUEADA POR DIRIGENTES CORRUPTOS NOMEADOS PARA DESVIAR RECURSOS PARA UM PARTIDO".
Sua honestidade é colocada à prova todos os dias com a sua posição ferrenha de defender companheiros investigados ou envolvidos em escândalos. Além de dizer que "Dirceu pode ter cometido erros, mas foi de grande importância para o PT", agora está pedindo para não depor sobre a venda de Medidas Provisórias em seu governo para beneficiar a indústria automotiva, cuja investigação denominada Operação Zelotes, viu indícios de um de seus filhos enrolado na história.
Mas voltando à "figura impoluta e corretíssima" do seu grande e fiel amigo José Dirceu, constatamos que realmente, "ele deve ter sido de muita importância para o PT", porque sem ele, talvez não tivesse sido armada a quadrilha que meteu a mão no dinheiro do povo. E Lula dizer que não sabia de nada, como diz sempre, é uma enorme balela. Dirceu era seu braço direito no governo, trabalhava ao lado do seu gabinete e montou um esquema de desvios de dinheiro público bem engendrado, mas não infalível. Portanto, só posso chegar a uma conclusão: Lula era e ainda é o chefe desta quadrilha de homens engravatados e com barbas na cara.
Passando de um pólo a outro, veja bem meu caro, como não podemos confiar em políticos, sejam eles de que partido for, porque o partido em si é uma instituição partidária composta por homens. E são os homens que cometem os desvios, não os partidos. Portanto, quando falo de políticos do PT, não quero dizer que não se cometem desvios fraudulentos por elementos do PSDB, PMDB, PSD, DEM, PTB, PDT e tantos outros que também geram notícias constantes sobre seus escândalos. O mal é cometido pelo engravatado e não pela gravata, no que poderia gerar outra sinonímia por dicionaristas, comparando alguns políticos a bandidos, ladrões e corruptos, além da esperteza e da ousadia que já lhes são atribuídos pelo "pai-dos-burros"
Agora mesmo, nesses últimos dias, o governo Dilma sancionou duas leis importantíssimas para não dizer o contrário. A nossa querida e simpática presidenta, pasmem os senhores, acabou de liberar as seguintes verbas:
- R$ 819 milhões para o Fundo Partidário: E veja bem o tamanho do absurdo: O montante era de R$ 311 milhões e foi reajustado por imposição da Câmara dos Deputados com a justificativa de que foram proibidas as doações das empresas em campanhas eleitorais. Esse repasse da União para as legendas políticas é o nosso dinheiro jogado no lixo ou caindo nos bolsos de figuras conhecidas e famosas como Eduardo Cunha, Renan Calheiros, Fernando Collor de Mello, Dulcídio Amaral e tantos outros que sujaria o meu texto se aqui fossem citados e não caberia neste pequeno e revoltante espaço;
- R$ 419 milhões para auxílio-moradia de juízes e servidores graduados: São R$ 4.377,73 mensais para cada indigente desses que mora em favelas ou em palafitas que circundam este país. Os coitadinhos dos deputados, magistrados, procuradores e defensores públicos, por serem pessoas carentes vivendo com a merreca do salário-mínimo, ainda foram agraciados com a isenção de pagamentos do Imposto de Renda e descontos para a Previdência. Tudo muito engraçado, se não fosse trágico para o povo que só pensa em samba, futebol e chopinhos no fim de tarde.
Estes dois pequenos detalhes com valores absurdos, mostra perfeitamente como o Zé Povinho e a classe média deste país estão sendo traídos e desconsiderados por dirigentes eleitos exatamente por nós eleitores. E o que mais chama a atenção pelo contrassenso de tais liberações de verbas é que as publicações foram editadas em meio à crise econômica que levou à redução de verbas em vários programas sociais do governo. Ou seja: "cortaram verbas destinadas aos pobres, para destinar seus valores para pagar mordomias de autoridades ou o acerto de barganhas políticas".
Acredito que este meu protesto não vá adiantar de nada, mas continuarei registrando injustiças e atos sujos vindos do poder, ao invés de ficar sorrindo diante da hipocrisia, de mentiras ou das piadas sem graça do nosso elegante, rouquenho, barbudo e "honestíssimo" Luís Inácio Lula da Silva. Mas também quero continuar acreditando que algum dia, este país maravilhoso de riquezas naturais e de gente camarada venha a ser dirigido por verdadeiros patriotas desprovidos de vantagens pessoais.
E VIVA O BRASIL !!!
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
VIÚVA NEGRA, RAINHA E LOUVA-A-DEUS (10/12/2015)
Esse negócio da fêmea comer o macho logo após a transa não tá certo não. Apesar de o bicho morrer feliz da vida, é uma sina bastante ingrata. O otário goza e morre depois? Que graça tem isso? São alguns mistérios do reino animal, como veremos a seguir:
Se não fosse tão trágico, seria até engraçado o macho comer a viúva negra e ser comido logo depois pela aranha. Ela não o mata, mas saboreia-o após ele morrer de tanto gozar. Ou seja: ele come, mas é comido depois.
O zangão também se ferra todo por ter a ousadia de trepar com a sua rainha. Também morre após realizar a proeza de transar com a abelha mais bela e poderosa da colmeia. Morre todo melado e ferroado com apenas uma gozada na vida. Que destino cruel!
O coitado do louva-a-deus ainda é pior porque é um tremendo imbecil. Ele transa com a fêmea e é decapitado por ela no ato, mesmo sabendo o que vai lhe acontecer. Mas o seu tesão faz com que vá em frente, sem se importar com o seu destino. A sua cabeça é cortada como se fosse uma guilhotina e é digerida pela louvada fêmea.
A vespa, escorpiões, alguns tipos de peixes e anuros também têm essa mania esquisita. Fazer o quê não é mesmo? Vamos deixá-los pra lá e tratar de outros seres femininos muito mais sensuais, atraentes e prazerosos. Mulheres que têm veneno que não mata e molejo que nos seduz. Mas aí é que mora o perigo. Perigo de nos apaixonar e ficarmos reféns das garras dessas gatas maravilhosas. Gatas que podem se tornar mulheres fatais, como se tem visto por aí. A mulher fatal existe sim e é algo muito sério. Com relação a elas, no entanto, prefiro ficar por fora, porque não quero morrer de amor como os babacas desses bichinhos.
Imagine então meu caro amigo, homem como eu que adora esses rabos-de-saia, se as mulheres resolvem copiar o rito desses pequenos canibais! Seria o fim de o mundo morrer após algumas horas de prazer, sem ter direito ao repeteco sempre mais gostoso. Mas devemos estar prevenidos porque podemos morrer de amores sim, não devorados por elas é claro, mas de paixões não correspondidas e incontroláveis. Paixões doentias que deixam os nossos corações repletos de ciúme, insegurança e tristeza prontos para cometer uma loucura.
Portanto, quanto a esse canibalismo sexual podemos ficar tranquilos, ainda mais por sabermos que elas não aguentariam digerir a carne dura, amarga e cheia de mazelas que nós homens carregamos pelo corpo. Assim sendo, devemos agradecer ao Senhor pelas condições fisiológicas e naturais da mulher que impedem atos tão trágicos, mas devemos evitar colocarmos em nossos caminhos ou em nossa casa, uma "mulher louvada" por demais, uma "rainha abelhuda" ou uma "viúva negra" de defunto recente.
E VIVA NOSSAS MARAVILHOSAS MULHERES COM SEUS VENENOS, ENCANTOS, BELEZA E SENSUALIDADE.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
O MEU LÁPIS É UMA PEÇA
O meu lápis é uma peça! Êta pecinha irrequieta, nervosa e excitada! Este pequeno objeto cilíndrico de madeira, delgado e com uma ponta aparada liberando o grafite, não pode ver um pedaço de papel. Não importa o tipo deste derivado da árvore que, ao vê-lo, o danado do "magrinho" começa a soltar em meu bolso doido para sair. Seja em qualquer folha branca e virgem, no verso livre de algum texto escrito, no pequeno espaço encontrado no jornal amarrotado ou não e até em guardanapos após o almoço que, independente do momento, eu tenho que dar vazão à sua inquietude.
É exatamente nessas horas, que o grafite do meu lápis não perde tempo diante de qualquer papel e logo se posta a dançar sobre ele em movimentos assimétricos, sinuosos e esfomeados. Instigado pela mente que não se cansa de jogar ideias para a mão que comanda essa dança, a danada da pontinha negra de carbono vai desenhando letras, formando palavras e completando frases. Não se importa sobre o que está sendo formado pelos sinais gráficos, desde que o final represente fielmente o que foi inspirado pelo meu pensamento.
A minha inspiração está sempre acesa e não cansa de inventar histórias, romancear sentimentos ou comentar fatos. Com esta semente fértil e maravilhosa que vem de meus pensamentos, o meu lápis já colocou no papel reminiscências da minha infância, da adolescência e da juventude. Transformou casos passados em contos, fatos recentes em crônicas, homenagens e agradecimentos em mensagens e acrósticos, além de amores e paixões em prosas e poesias. Foram vários instantes de concentração em busca de palavras, frases ou versos que visavam o encaixe correto ou quase perfeito no alvo pretendido sem prejuízo da comunicação. E é assim, com as graças do Nosso Pai Maior que não me abandona, que tenho procurado compartilhar com amigos, seguidores e interessados, todo o meu acervo literário que tem sido exposto com transparência e sem frescuras.
Gostar e saber escrever é um dom maravilhoso que deve ser aproveitado e jogado pra fora, porque um texto pronto e bem elaborado sempre nos traz a satisfação pela criação de algo novo e inédito. É quase comparável à felicidade que nos chega pelo nascimento de um filho. Tanto faz o que o meu lápis venha a desenhar, desde que chegue aonde eu quero. Pode ser na revolta de uma crônica sobre fatos lamentáveis, em cartas expedidas ou respondidas, nos pequenos apelos e recados, em mensagens, trovas, pensamentos e nos versos românticos de amores apaixonantes, sofridos, distantes ou saudosos.
Hoje em dia, por força da tecnologia, o meu lápis virou teclado de computador e o papel a tela do modem. Mas a inspiração que me fez chegar até aqui no final deste texto, não podia se esquecer desta pontinha fina e saliente que tanto já fez por muitos escritores, estudantes e pra todos aqueles que precisavam se comunicar em tempos remotos. Portanto, não deixa de ser uma homenagem e agradecimento ao alemão Kaspar Faber, que em 1760 iniciou a industrialização do lápis que revolucionou e incrementou a comunicação no mundo, a partir da famosa marca de lápis Faber-Castel até hoje em evidência. Palmas pra ele então, mesmo não estando mais conosco neste planeta terrestre.
SALVEMOS, PORTANTO, A INSPIRAÇÃO, O LÁPIS, A TECNOLOGIA E A COMUNICAÇÃO.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
NINHO DE RATOS (Se gritar pega ladrão não fica quase ninguém)
Ainda durante este mês de novembro, por conta do lamentável acidente em Mariana e os vergonhosos escândalos de corrupção no país, publiquei neste Recanto, as crônicas "MAR DE LAMA" e "CPI - CASA PARA IDIOTAS", além da poesia "O VIL METAL".
Apesar de ser um assunto que muito nos entristece, por envolver políticos eleitos pelo povo através do voto útil ou não, cheguei à conclusão que uma extensa lista de maus elementos engravatados fez daquela "Casa Para Idiotas" , um verdadeiro "NINHO DE RATOS". Você, assim como eu, que deposita na urna o seu voto consciente por acreditar em propostas ou promessas muitas vezes demagógicas e ilusórias, sabe muito bem que esses nossos votos até então considerados de boa serventia, fazem parte da contagem de tantos outros que foram comprados, negociados, forjados, fraudados ou falsificados.
Assim, por conta de votos inconscientes de um povo heterogêneo como todos os outros, mas de cultura política e patriotismo bem abaixo do nível desejado, estamos vivendo hoje uma das maiores crises de gestão governamental que este belo Brasil já teve na sua história. A corrupção, personagem principal das nossas comédias de hoje, é coisa de maluco larápio que já vem desde os primórdios tempos do mundo e não somente no Brasil. Mas aqui, diferentemente de outros países, o povo não toma jeito. Continua reelegendo parlamentares cassados, investigados e condenados que, por força de leis promulgadas por eles próprios, ficam impunes, saem pela tangente e voltam ao triste cenário de roubos e falcatruas. Agora mesmo, no dia de ontem, fomos surpreendido com a prisão do "Senador Delcídio do Amaral", denunciado por querer comprar o silêncio de Cerveró na delação premiada, envolvido no escândalo da Petrobras. Bonitinho ele não é mesmo? Ofereceu cinquenta mil reais mensais à família do servidor corrupto para o seu nome não ser envolvido. O Lula o chamou de imbecil, que é o mesmo que otário, onde se comprova que o ex-presidente também não deixa de ser um grande imbecil por comandar há muito tempo a turma de imbecis do PT. Aquela turma de barbudinhos e aliados que moram na "Casa Para Otários" arrasando o país e nos fazendo de otários.
Já disse antes, que não sou nenhum imbecil como Lula e seus amigos do PT, para acusar alguém sem provas e não estou fazendo isso ao mencionar abaixo os nomes de algumas figurinhas conhecidas e carimbadas deste álbum podre e fedorento. A lista inclui alguns "ratos" mais conhecidos "no ninho", a maioria deles laçados pela atual "Operação Lava Jato" com 47 (quarenta e sete) políticos envolvidos e pelo famigerado "Mensalão" com 18 (dezoito) deputados condenados ou não. A lista, com certeza, seria muito mais extensa se eu tivesse tempo e paciência para pesquisar assunto tão irritante e revoltante, mas procurei me abster apenas às duas operações mais recentes e a nomes conhecidos com cargos relevantes que continuam a rir da nossa cara quando aparecem na TV. Esta relação foi pesquisada no Google, aonde poderá ser verificado o motivo de cada envolvimento. Apenas estou passando pra frente, uma importante divulgação de nomes envolvidos em denúncias e investigações políticas. Vejam então, a seguir, as principais figurinhas carimbadas que obtive naquele site:
Renan Calheiros (Presidente do Senado), Eduardo Cunha (Presidente da Câmara), Fernando Collor de Mello (Senador e Ex-Presidente da República - cassado e reeleito alguns anos depois), Delcídio do Amaral (primeiro senador preso no país durante o mandato - que glória!), José Sarney - Ex-Presidente da República e do Senado - envolvido na CPI da Corrupção), Roseana Sarney (filha dele, ex-senadora e governadora do Maranhão), Sérgio Cabral (ex-senador e Governador do Rio de Janeiro), Luiz Fernando Pezão (atual governador do Rio), José Dirceu (ex-ministro da Casa Civil, aliado de Lula - preso e envolvido nas duas operações), Gleisi Hoffmann (senadora e ex-ministra da Casa Civil no Governo da Dilma), Humberto Costa (senador do PT e ex-ministro no Governo Lula), Edison Lobão (senador e ex-ministro do Governo Dilma), Antonio Palocci (atual ministro da Dilma e ex-ministro de Lula), João Paulo Cunha (ex-deputado e Presidente do Congresso) e outros mais e mais, tais como: Antonio Anastacia, Cândido Vaccareza, Ciro Nogueira, João Pizzolatti, Lindberg Farias, Mário Negromonte, Pedro Correa, Pedro Henry, Romero Jucá, Simão Sessim, Valdir Raupp, José Janene, Bispo Rodrigues, Roberto Jefferson, Jader Barbalho e mais, mais e mais... Muita gente do PT, do PMDB e de partidos aliados do governo, cujas práticas criminosas não é de hoje. E o pior de tudo: no maior descaramento, Lula sempre diz que não sabia de nada.
Por tudo isto que está dito aqui e pelos nomes que são constantemente divulgados pela impressa, a gente tem que agradecer a justiça brasileira que está demonstrando competência e dureza em suas decisões, colocando na cadeia criminosos que sempre procuram se livrar de suas penas por força da influência de seus cargos públicos.
Então, para continuarmos a ter um pouco mais de esperanças no lado bom deste país, devemos acreditar e gritar um "SALVE À JUSTIÇA BRASILEIRA", "À IMPRENSA INVESTIGATIVA" e a esta terra maravilhosa que é o "BRASIL"!
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nada melhor do que aproveitar esse dia da Consciência Negra, homenageando o grande líder quilombola Zumbi dos Palmares, para exaltar o brilho de outros negros que honraram a sua cor, derrubando as barreiras do caminho e atravessando os mares.
Nelson Mandela, líder africano, subiu ao trono depois da cela; Pelé, maior jogador do mundo, ficou famoso com a bola no pé. A voz era grande arma do líder americano Martin Luther King e o pugilista Muhammad Ali foi um grande campeão no ringue. Malcolm X, o Satã rebelde que repercutiu na vida americana; Charles Drew, médico-pesquisador das transfusões de sangue; Michael Jackson, cantor americano famoso como o rei do pop; Barack Obama, presidente do país mais poderoso deste mundo. Bob Marley, cantor e guitarrista jamaicano que criou o reggae; Machado de Assis, o famoso escritor brasileiro, nr. 1 da ABL; Ray Charles, cantor e pianista americano do soul, blues e jazz; Jesse Owens, notável medalhista olímpico nos jogos de Berlim; Rosa Parks, costureira, símbolo da luta anti-racista nos EUA; Joaquim Barbosa, contestado e admirado ex-ministro do STF; João Cândido, o Almirante Negro, líder da Revolta da Chibata; José do Patrocínio, político, jornalista, escritor abolicionista. Marina da Silva, ex-senadora, fiel defensora dos meios éticos; Milton Santos, renomado geógrafo e livre pensador brasileiro. Condoleezza Rice, secretária de estado e diplomata americana; Desmond Tutu, lutou contra a segregação racial sul africana; Rui Barbosa, ex-diplomata brasileiro, o famoso Águia de Haia.
Outros mais poderiam ser citados, a lista é muito grande, mostrando que a cultura e o sucesso não escolhe a cor, já que a importância de cada personagem só se expande, quando ele consegue comprovar o seu respectivo valor.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
CPI - CASA PERDIDA DE IDIOTAS (19/11/2015)
Será que alguém neste país ainda acredita em CPI? Acredita na honestidade e integridade de uma investigação armada por baixo dos panos por deputados e senadores? Acredita que um presidente e membros de comissão de inquérito vão julgar com isenção colegas do mesmo partido ou parlamentares que estão dentro da mesma panela? Tenha paciência! Não acredite em nada disso, porque os idiotas querem nos fazer de idiotas. Só colocando o nariz de palhaço para fazer parte desse circo, não é mesmo?
Coitada da Comissão Parlamentar de Inquérito, nome pomposo e cheio de autoridade que tem sido vilipendiado pelo Congresso Nacional há muito tempo. A falta de vergonha, de dignidade e de patriotismo emporcalham os rostos de vários personagens envolvidos em falcatruas e denúncias. Mas eles não estão nem aí pra isso e continuam sorrindo e dando desculpas esfarrapadas, na certeza absoluta de suas impunidades. O mau caratismo de vários integrantes daquela casa já é marca registrada naquele ambiente desmoralizado. Por isso mesmo, na sequência deste texto, quando me referir à sigla CPI, estarei me referindo à uma CASA PERDIDA DE IDIOTAS. E o pior de tudo é que somos nós que ficamos com cara de idiotas por tudo que é resolvido por uma CPI dessas, ou seja, a CASA PERDIDA DE IDIOTAS.
Por tudo o que já se viu acontecer em relação às CPIs passadas, o povo é potencialmente descrente. Pensa-se na possibilidade dos envolvidos poderosos e influentes promoverem um “acórdão” onde tudo seja desclassificado como prova e ninguém punido. É pura armação e jogar beijinhos para a galera "puta" da vida. Esquecendo os casos passados sem condenação, quando a CPI é aberta para investigar políticos influentes ou envolvidos em casos de corrupção, quero lembrar apenas de dois casos recentes que ainda estão frigindo nos ovos, no bom sentido é claro. Os ovos deles não são fritos por que o fogo é apagado antes. Que pena!
O primeiro caso é a CPI (CASA PERDIDA DE IDIOTAS) DA PETROBRAS, este escândalo vergonhoso, inconcebível e criminoso que foi arquivado pela Comissão presidida pelo deputado Hugo Motta (do PMDB), após parecer do relator Luís Sérgio (deputado do PT) que inocentou o Lula, a Dilma e a Graça Foster. Que novidade não é mesmo? Inquérito cheio de figurinhas carimbadas comandadas por parlamentares da situação e da base do governo para tapar o sol com a peneira. Eles sabem muito bem que é bom obedecer para ter juízo e que podem ser ferrados por mexer em vespeiro de marimbondos. Então, foi mais conveniente deixar tudo quieto, enfiar a viola no saco e enrolar o povo. Chamar o povo de idiotas e seguir em frente com o descaramento de sempre.
O segundo caso, este mais recente e cheio de blá-blá-blá, é sobre o Conselho de Ética da Câmara que foi instalado para investigar o conceituado, o probo e o digníssimo presidente do congresso nacional, o belo e simpático Deputado Eduardo Cunha. Ele não tem medo de nada, se diz inocente sobre as propinas depositadas na Suíça, diz que está limpo de qualquer desvio mas, mesmo assim, já pediu para trocar de relator, recorreu ao STF para não ser investigado e até pediu "habeas corpus" preventivo. Imagine então, se ele não estivesse limpo! Como ele reagiria contra aqueles que querem uma investigação limpa? Uma investigação limpa de verdade e com os cuidados de não usar os mesmos detergentes ou desinfetantes aplicados na limpeza do deputado.
Esta crônica é mais uma expressão de revolta de um cidadão comum, que paga seus impostos (vários impostos) que são desviados para os bolsos dessa cambada que deveria estar na cadeia. Não é preciso nem conveniente revelar nomes, por serem muitos deles conhecidos que se protegem de punições, por conta da influência dos importantes cargos que exercem. Mas, apesar de tudo e de saber que estou dando murros em pontas de facas, continuarei externando minhas indignações por que a gente não pode continuar calado diante de tanta cara-de-pau e injustiça. E está dito. Pronto, falei!
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Adoro o verão carioca. O sol brilhante e escaldante no dia de hoje, fez com que a linda morena me levasse para a praia. A praia é o meu ambiente preferido, pois é lá que eu apareço para o mundo, para a natureza, sou invejado e me sinto bem livre. E HOJE É ESTE DIA ESPECIAL.
Depois de ficar um longo tempo de inverno escondido e solitário, a minha morena resolveu me procurar por um motivo muito justo: A PRAIA. E pra lá fomos. Saiu de casa comigo bem escondidinho e somente na praia, bem aconchegado e inseparável, resolveu mostrar as minhas cores. Nesse momento imaginei estar na pele de um súdito protegendo a sua rainha, ao caminhar com ela na areia ou se jogando no mar. A morena de mim não se liberta e para onde vai me leva, porque é impossível ficar sem mim diante de um ambiente cheio de gente e bastante concorrido. Ali, naquela praia, é muito difícil ela se exibir sem mim.
Faço parte do seu ser, do seu ego, da sua roupagem e da sua beleza. Estou agora aconchegando o seu colo e recebendo o aroma do seu bronzeador misturado com a areia fina e quente da praia. Consigo escutar o bater ofegante do seu coração, me deliciar com a sua pele macia e sentir mamilos nervosos quase pulando para fora. Que momento maravilhoso!
O seu andar me comprime e quase me sufoca, mas estar tão perto de algo tão desejado por muitos homens, me conforta e me deixa orgulhoso. A minha parte de baixo, molhada e suada, fica ainda mais sensual quando olhares indiscretos não entendem como uma minúscula peça pode proteger e dar charme a curvas tão volumosas. Parece mágica, mas é tudo estética, beleza, sensualidade e veneno da mulher brasileira. Ainda mais quando ela não esconde.
Foi um dia de glórias, mas que, infelizmente, terminou logo. Glórias que só acontecem no verão com praias, porque na igreja e outros lugares mais restritos, só entro encoberto. Sou um amante silencioso que, depois de voltar dos passeios nas praias, sou desprezado, jogado num tanque de roupas sujas, pendurado num varal e jogado numa gaveta até a próxima praia. Que sina!
Mas afinal de contas... QUEM SOU EU?
(EU SOU UM BIQUÍNI COR-DE-ROSA)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Adoro a natureza límpida, clara, verde e brilhante.Adoro a natureza viva, quente, barulhenta e agitada.Adoro receber o ar puro e fresco das montanhas acalentando o meu corpo.Adoro sentir o aroma perfumado de mato verde invadindo a minha alma.Adoro ver as águas cristalinas descendo das pedras em altas cataratas.Adoro acompanhar as corredeiras que irão encher os nossos rios.Adoro o calor e o brilho quente do sol iluminando os nossos dias.Adoro sentir o gosto salgado das águas do mar batendo em nossas praias.Adoro enfim, essa natureza que inspira cantos românticos para os nossos poetas.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ontem, finalmente eu ouvi uma voz. Uma voz que estava aguardando ansiosamente por algum tempo. Uma voz que até então chegava para mim imperceptível e emudecida, através de caracteres sinuosos e bem concatenados formando frases e palavras que invadiam a minha mente e o meu coração sem pedir licença. Que invasão deliciosa!
Ontem eu ouvi uma voz rouca castigada por um resfriado mal encarado como um ridículo avatar, mas que me encantou pelo seu charme.
A voz é o principal canal de comunicação entre as pessoas e devemos aproveitar este dom divino. Através dela se percebem sentimentos e situações que se vivem num momento. Ela está presente na tristeza, na alegria, na euforia, na dor, na mágoa, na satisfação, na preocupação e no amor.
O que dizer da voz lamentosa pela perda do que nos é querido? Da voz estrondosa para chamar a atenção ou para gritar o gol do seu time? Da voz acompanhada de um sorriso sincero? Da voz pausada mostrando inteligência e precaução? Da voz arrogante da má educação? Da voz melodiosa de cantores, barítonos e tenores? Da voz bem baixinha no cantinho dos nossos ouvidos que tanto nos acalanta? E da voz murmurante e cheia de desejos no ato do amor?
Essa voz de ontem é o meu presente. Começou rouquinha e foi ficando mais suave durante a nossa conversa. É uma voz, enfim, de uma mulher maravilhosa que me encantou pela sua postura firme e decidida ao não fugir de seus princípios de ética e respeito ao próximo.
Parabéns.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
EU E A QUIMIOTERAPIA (29/03/2014)Um atributo ao Dr. Marcelo Campelo
No primeiro momento eu levei um susto. Aliás, foi o terceiro susto que eu levei após ter sido diagnosticado com o meu problema.
Quando eu comecei a sentir certos sintomas no segundo semestre de 2011, nunca imaginei que as dores abdominais que me incomodavam, se relacionavam com um tumor maligno no intestino, como indicaram exames computadorizados e uma colonoscopia.
Com relação ao horrível diagnóstico, eu já suspeitava em vista dos cuidados de parentes em conversas particulares com os médicos. Tanto é que não me surpreendi quando o Dr. Mauro me perguntou se ainda não tinha caído a minha ficha. A FICHA JÁ TINHA CAÍDO HÁ MUITO TEMPO.
Apesar da preocupação e da ansiedade, o maior susto foi quando Dr. Mauro, o cirurgião, recomendou O TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO para o meu caso, provavelmente por ter sido retirada, também, parte da minha bexiga que foi invadida pelo tumor. FIQUEI COMPLETAMENTE SEM CHÃO. Mas vejam como são as coisas e como as vezes a gente faz uma tempestade em copo d'água causada por ignorância, temor e depressão.
Após sofrer essa cirurgia muito complicada no dia 12 de abril de 2012 e que me obrigou a uma internação de 12 dias, incluindo 5 dias na UTI, eu voltei para casa com diversas recomendações médicas.
Fui submetido a outra pequena cirurgia quase dois meses depois, para a colocação de um cateter no peito, a pedido do meu médico oncologista Dr. Marcelo Campelo. Em vista disso, após programação determinada pelo médico, eu comecei a aplicação de quimioterapia, introduzida através deste cateter, e que duraram seis horas. Esta medicação continuava em casa durante dois dias através de uma bolsa, que possuía uma bomba injetando na minha veia, 2 ml do remédio de 2 em 2 horas. Tratava-se de um tratamento muito lento, mas bem eficiente e necessário, segundo o médico.
Essas aplicações de quimioterapia foram realizadas de 15 em 15 dias, que perfizeram um total de 12 seções no período de seis meses. Durante o tratamento tive que tomar certos cuidados com a minha imunidade que poderia baixar. Até abrir geladeira e beber algo gelado eu tive que evitar. Não poderia estar perto de aglomerações e de locais não bem asseados.
Tudo isso poderia deixar muitas pessoas descrentes e pessimistas. Mas não foi o meu caso. Logo depois da primeira aplicação na clínica, eu senti o clima de otimismo e solidariedade entre outros pacientes e fui na onda. Levei toda essa situação numa boa e com muita fé. Escutei também palavras amigas de pessoas importantes, identifiquei o alto grau de profissionalismo do médico e enfermeiros da clínica, bom astral das outras pessoas com o mesmo problema e fiquei cada vez mais animado com a minha recuperação.
Hoje, após quase dois anos da minha cirurgia e um ano após o término da quimioterapia, sinto-me renascido para a vida. Voltei a trabalhar no meu ritmo e dirigir o meu caminho com alegria e nas graças do Nosso Pai Maior. Sei que ainda preciso tomar certos cuidados recomendados pelo Dr. Marcelo, como exames preventivos, consultas e limpeza do cateter uma vez por mês. Mas isso é o de menos pra quem confia na capacidade profissional de pessoas que tratam da sua saúde.
O que eu penso de tudo isso é que nunca devemos pensar no pior numa situação crítica, mas encher os nossos corações de esperanças e as nossas mentes com sonhos realizáveis, mesmo que nos pareçam impossíveis.
Pensem nisso e não desistam nunca. A vida só tem valor quando conquistamos algo com muita luta, esforço e determinação.
MUITO OBRIGADO A TODOS DA CLÍNICA BAMBINA PELO TRATAMENTO QUE RECEBI E CONTINUO RECEBENDO DE VOCÊS.
MAS ANTES DO MEU GRANDE ABRAÇO QUE DEIXO AQUI, AINDA AFIRMO: "OS MEUS CABELOS NUNCA CAÍRAM COM O TRATAMENTO E NÃO AUMENTARAM A MINHA CALVÍCIE".
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
QUE INDONÉSIO É ESSE? (30/01/2015)
No último dia 18 de janeiro, o carioca Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, foi executado na Indonésia por um pelotão de fuzilamento, depois de passar mais de uma década no corredor da morte por tráfico de drogas, uma vez que os dois pedidos de clemência possíveis pela legislação daquele país não foram acatados. O brasileiro, que trabalhava como instrutor de vôo livre foi preso em agosto de 2003, após tentar entrar no país pelo aeroporto de Jacarta, com 13,4 kg de cocaína escondidos em uma asa delta.
Mas que indonésio é esse? O Sr. Lee Kuan Yew assumiu com mão de ferro o comando da Indonésia e, em seis meses, dos cerca de 500 mil presidiários sobraram apenas 50. Todos os outros, criminosos confessos, foram fuzilados. Todo homem público corrupto (político, policial etc.) foi fuzilado por existirem muitas provas contra eles. Todos empresários ladrões foram fuzilados ou fugiram rapidamente do país. Aquela multidão de drogados que ficava dormindo nas ruas, fugiu desesperadamente para a Malásia, para não ter que trabalhar ou seriam fuzilados.
Havia uma mensagem na televisão onde o novo governo avisava que o país estava com câncer e que a única solução era extirpá-lo. Dizia a mensagem: “Se algum parente seu foi extirpado, compreenda, ele era um câncer para a nação.”
Depois de ter feito toda a limpeza no país, reorganizado o sistema político, judiciário e penal, esse militar convocou eleições diretas, candidatou-se para presidente e venceu o pleito com 100% dos votos.
Hoje, a Indonésia é um dos países mais seguros de se morar e um dos mais desenvolvidos, superando inclusive os Estados Unidos, Inglaterra ou Israel em termos de segurança. Já no avião, a ficha de desembarque tem um “DEAD” (morte) bem grande em vermelho, explicando da penalidade sobre o porte de drogas. Qualquer droga. Com zero vírgula de cocaína ou outra droga encontrada com o sujeito, este é sumariamente fuzilado ou condenado à prisão perpétua com trabalhos forçados.
Não só eu, mas milhões de brasileiros gostariam e clamam para que um dia, a providência divina coloque na autoridade máxima deste país, um cara determinado, radical e cumpridor das leis como esse indonésio Lee Kuan Yeu. Já sou fã dele.
Mas acredite que no meio desses milhões de brasileiros que vivem sobressaltados, temerosos e inseguros no seu dia-a-dia, está uma pequena parcela de incompetentes, bandidos e corruptos que dirigem este maravilhoso Brasil. São políticos e dirigentes que legislam em causa própria, preparando leis cheias de saídas e de caminhos para a impunidade de que tanto precisam.
Basta ver o que aconteceu no "Processo do Mensalão", finalizado praticamente há dois anos. O presidente do Supremo Tribunal Federal (Ministro Joaquim Barbosa e relator do processo) pediu aposentadoria logo após as condenações, sem revelar o real motivo dessa atitude, mas que a gente imagina por que. Foram condenados executivos de bancos estatais, diretores de agências de propaganda e de empresas privadas, dirigentes partidários e políticos. Desses elementos, a maioria dos políticos e partidários (e apenas esses) já está solta.
Sabe por quê? Porque, além de ter foro privilegiado concedido por um Congresso desmoralizado do qual ele faz ou fez parte -provavelmente votando olhando para o seu próprio nariz- este poder judiciário máximo da república é montado exatamente por ministros indicados pela Presidência do país. Ministros que, na maioria dos casos, são comprometidos com a mesma corrente política de quem os indica e com a maioria do Congresso que os aprovam.
Coisas absurdas que a gente está vendo em toda parte do país, somente Deus e um cara como esse Lee Kuan Yew podem dar jeito. O mal maior está exatamente na impunidade. O bandido sabe que não vai ficar preso por matar alguém e o corrupto, geralmente com o dinheiro roubado, tem condições de contratar renomados advogados para defendê-lo. Mas tanto o bandido, como o corrupto, o traficante, o agressor, o vigarista ou qualquer outro fora da lei, têm medo da cana dura, quando ele sabe que a cana é dura mesmo.
Por isso, se qualquer dia aparecer um cara desses por aqui (Ah! Que bom seria isso!), que faça cumprir a lei sem olhar pra quem, as coisas vão melhorar. Mas sei que isso é uma utopia, um sonho irrealizável. Infelizmente, perdi as esperanças após a Presidente Dilma tentar libertar com ferrenha insistência um traficante internacional de drogas pesadas e proteger a Presidente da Petrobras após a comprovação do envolvimento de seus dirigentes nos escândalos.
E o pior de tudo: tanto ela como agora, como Lula no processo do mensalão, sempre alegaram na maior cara-de-pau e de pés juntos, que nada sabiam sobre os escândalos; mesmo com o José Dirceu trabalhando ao lado do ex-presidente e a Maria das Graças Foster sendo na época, subordinada à Presidente do Conselho de Administração da empresa que era exatamente a nossa atual dirigente máxima. E somos obrigados a engolir esse angu podre...
Assim sendo, na falta da realização desse sonho, o jeito é continuarmos rezando para que Deus nos acompanhe todos os dias na saída e na volta para a nossa casa.
E que Ele nos abençoe e continue conosco.
Que assim seja.
PS: Já pensou um indonésio desses comandando o Brasil?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
O verdadeiro sábio nunca diz que é um sábio e está sempre pronto a aprender algo novo. Ele é um filósofo, erudito e um pensador constante. Prudente e estudioso, ele nunca demonstra a sua sapiência no primeiro momento. Ele sempre prefere ouvir as pessoas, analisar fatos e estudar situações antes de emitir a sua opinião. Ele sabe que ninguém consegue saber de tudo ao mesmo tempo e que pode até não ter bom conhecimento sobre determinado assunto. Ele tem que agir com calma e experiência, para que a sua opinião e ensinamentos sejam aproveitados como orientação positiva.
Ele sabe, enfim, que não pode falhar com aqueles que almejam chegar ao seu objetivo, através das suas palavras que eles acreditam ser de um sábio.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
MAR DE LAMA (07/11/2015)
Se não bastasse o "MAR DE LAMA" que a política brasileira afogou o nosso país, fomos surpreendidos há dois dias atrás com a tragédia que destruiu o município de Mariana e adjacências em Minas Gerais. O rompimento de barragens do dique da mineradora Samarco, com rejeitos minerais localizados bem acima do nível das cidades, arrastou e soterrou tudo que encontrou pela frente. O número de mortos e desabrigados cresce de hora em hora, aumentando o tamanho do drama que afeta a população aniquilada pela devastação inconcebível.
Ainda não se tem certeza, mas tudo indica que a causa não foi provocada pela força da natureza. Se isso for verdade, já sabemos que os responsáveis não pagarão a conta e nem serão punidos por tamanho absurdo, como já ocorreu em outros lamentáveis eventos. Aqui é o país da impunidade e o direito está do lado do avesso protegendo bandidos. Quem tem grana e prestígio político não vai preso.
O trabalho de resgate das vítimas pelas equipes de socorro e autoridades, como sempre, é compartilhado com a abençoada e providencial solidariedade da população que abandona seus afazeres em prol dos indigentes. É o triste filme da população que vive no MAR DE LAMA DESTE PAÍS, tentando tirar o pé da lama de quem se atolou nessa concreta sujeira, considerando-se a verdadeira acepção da palavra "LAMA".
Essa "LAMA DE MARIANA" é fato consumado e a reconstituição da cidade levará tempo, mas tenho certeza que será erguida novamente pela força e determinação do povo mineiro e de outros brasileiros. O nosso povo é ordeiro, alegre e solidário e não merece o governo e políticos que estão aí. Políticos, governo, empresários e até magistrados que estão envolvidos em outro "MAR DE LAMA".
Passando de uma LAMA para outra, que também não deixa de ser uma tragédia sem sujar os sapatos na verdadeira "LAMA", quero dizer que, positivamente, a "LAMA" que começou o texto lá em cima, não é a mesma "LAMA" que vai terminar aqui embaixo. Porque a "LAMA" que está aqui embaixo só é cometida por pessoas baixas e sem escrúpulos. São corruptos e verdadeiros bandidos de colarinho branco que estão arrasando o nosso querido Brasil.
Não estou aqui para colocar nome de ninguém nesse desabafo, porque não sou tão ingênuo para acusar alguém sem provas, mas muitos de nós estamos sabendo quem faz parte da extensa lista de figurinhas carimbadas desse álbum. A gente não aguenta mais a panelinha e a troca de favores que envolvem as tratativas entre o governo e o congresso nacional, em prol de benefícios pessoais e em detrimento dos interesses do povo. A maioria de políticos de ponta e de importância para o país está envolvida em falcatruas e investigados por desvios de conduta. Mas como disse lá em cima, não vai acontecer nada. O que fazer então?
A democracia emana do povo e somente o povo terá o poder de acabar com tanta pouca-vergonha. E que democracia é esta que os direitos não são iguais? Por que político ladrão é julgado por foro especial, defendido por renomados advogados pagos com dinheiro roubado e não vai para a cadeia? Por que o pobre coitado também não tem o mesmo direito? Por que se diz que o direito é igual para todos, quando a gente está vendo que isto é uma balela? Por que as aposentadorias dos ex-dirigentes não obedecem aos mesmos critérios dos cálculos covardes impostos pela Previdência Social a todos trabalhadores inativos deste país?
Se a democracia do Brasil fosse séria, não deixaria que os privilégios de poucos prejudicassem a vida de muitos. E para isso, basta somente uma coisa: CUMPRIR O QUE A LEI DETERMINA.
Mas quem fará isso? De repente, só o Nosso Pai Maior que, infelizmente, também não quer meter a mão nessa cumbuca. Mas não custa nada rezar e ter esperanças não é mesmo?
Então vamos continuar acreditando que o BRASIL É UM PAÍS ABENÇOADO POR DEUS.
E que Ele tenha piedade de nós. "FORA COM OS POLÍTICOS E VIVA O BRASIL"!
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Esse partido político brasileiro é o PT. É o Partido dos Trabalhadores fundado em 10 de fevereiro de 1980.
Com viés democrático perto do fim da Ditadura Militar, tornou-se um dos maiores movimentos de esquerda da América do Sul. Composto por dirigentes sindicais intelectuais de esquerda e católicos ligados à Teologia da Libertação, o partido é fruto da aproximação dos movimentos sindicais com antigos setores da esquerda brasileira, e desde dezembro de 2009 é considerado como o partido preferido por um quarto do eleitorado brasileiro.
Pois bem: este é o PT que arrasta multidões de brasileiros com o seu voto, mas que também envergonha outra multidão com escândalos de corrupção completamente fora de proporção pelos seus tamanhos. A turma de barbudinhos não é mole não. Guiado pelo carisma e a força política de Lula, principalmente a partir do seu primeiro mandato como Presidente da República em 2002, o Partido dos Trabalhadores passou a dar as cartas na política brasileira. Apadrinhamento de importantes cargos públicos e conchavos com partidos aliados que se submetem a puxar a corda do governo em benefício próprio, fez do PT o principal partido da situação governista.
O escândalo do mensalão ocorrido no primeiro mandato de Lula em 2005, expôs para a sociedade um grande esquema de arrecadação de dinheiro sujo para reforçar o caixa do partido através de desvios de recursos de empresas públicas. O que aconteceu todos nós já sabemos: o processo foi encerrado em 17 de dezembro de 2012 com alguns dirigentes públicos, empresários e políticos condenados, apesar de que, hoje em dia, poucos são os políticos que continuam na cadeia. Com exceção de José Dirceu que saiu e depois voltou para a prisão por comprovação de outros delitos, os demais "barbudinhos" já voltaram para casa e continuam por aí como nada tivesse acontecido. Dizem que andam de cabeça erguida obrigando-nos a engolir o fel de suas presenças.
Pois bem: exatamente hoje, dia 04/03/2016, dando sequência à Operação Lava-Jato que investiga um escândalo ainda maior sobre o sucateamento da Petrobras, a seta foi apontada para quem parecia intocável até então: o Ex-Presidente Lula. As notícias são estarrecedoras e parece que agora, a investigação tem comprovações dos delitos praticados por gente protegida e blindada por esquema criminoso.
Não há crime perfeito e a justiça tarda mas não falha. Quem imaginaria que o Senador Delcídio Amaral fosse soltar a bomba que soltou? A bomba de um petista, líder do governo no senado que, provavelmente por sentir-se abandonado pelo partido, denunciou desvios praticados pelo governo e seus seguidores. Algo revoltante e inescrupuloso que choca a sociedade brasileira. Mas, mesmo com o círculo se fechando em torno da cabeça pensante disso tudo, eles procuram desviar o assunto batendo na tecla de sempre: tudo está sendo arquitetado pela oposição. É um golpe para retirar o PT do poder. Desculpas esfarrapadas de quem não tem como se defender. O escândalo é muito grande e a avalanche aumenta todos os dias com o aparecimento de novos personagens. E quem tem o rabo preso, deve estar muito preocupado com a delação premiada que coloca ex-companheiros envolvidos no esquema.
Tomara que eu esteja errado e o nosso fabuloso guia consiga comprovar sua honestidade e inocência das acusações, o que seria uma excelente resposta aos incrédulos e adversários políticos, o que faria de mim mais um de seus fiéis e combatentes admiradores. Faria isso sim, mesmo sendo apolítico e desinteressado por outra corrente partidária. Não gosto de políticos e muito menos de partidos que não se preocupam com a qualidade moral de seus membros. E para mim, todos são iguais quando se vê que as falcatruas não são apenas obras do PT, mas também de políticos de outros partidos como o PSDB, PMDB, DEM, PR e o número absurdo de tantos outros.
Sou apenas um cidadão que paga seus impostos e que está dando a sua opinião sobre o que está ocorrendo no presente. O que aconteceu no passado com o Collor, Jango, Getúlio, Fernando Henrique e com tantos outros dirigentes e partidos, também mereceram as críticas e as ações que mudaram a história deste maravilhoso Brasil. Mas, enquanto uma nova história está em curso, prefiro aguardar o andamento dos fatos destacando a seguinte frase de Roberto Campos:
"O PT É O PARTIDO DOS TRABALHADORES QUE NÃO TRABALHAM, DOS ESTUDANTES QUE NÃO ESTUDAM E DOS INTELECTUAIS QUE NÃO PENSAM".
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
QUE DEMOCRACIA É ESSA?
COM FORO PRIVILEGIADO? - (21/03/2016)
Essa democracia é a "Democracia do Brasil" promulgada pela constituição de 05/10/1988, que tem sido vilipendiada pelo "foro privilegiado" desde quando veio no bojo da Carta Magna com o intuito claro de defender políticos e autoridades. Ou seja: livrar a cara deles mesmos, que nunca deixam de criar artigos nas leis em benefício próprio.
O "Foro Privilegiado" tem como abrangência apenas os crimes de responsabilidade e os comuns de natureza penal, sendo que os demais crimes, como a improbidade administrativa, serão submetidos a foro comum. Para uma grande maioria, a existência deste instituto nada mais é do que um escudo para proteger autoridades e gerar ainda mais impunidade no país, ou seja, trata-se de um privilégio que vai de encontro ao princípio constitucional da igualdade, e, por esse motivo, deve ser extinto. Para os seus defensores, é uma garantia que busca a proteção das instituições e das autoridades representadas por ela.
O “Foro Privilegiado", segundo Emerson Santiago, é um mecanismo presente no ordenamento jurídico brasileiro que designa uma forma especial e particular para julgarem-se determinadas autoridades. Tal dispositivo é uma clara exceção ao princípio da igualdade, consagrado na constituição brasileira por meio do seu quinto artigo. Ao guiar-se pela lógica, todo analista do direito naturalmente presumiria que todos os cidadãos, independente da posição em que ocupam na sociedade, deve respeitar e seguir as leis de modo uniforme.
A Constituição Brasileira estabelece em seu primeiro artigo: "O Brasil é formado pela união indissolúvel dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, constituindo-se em Estado Democrático de Direito com fundamentos na soberania, na cidadania, na dignidade da pessoa humana, nos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa no pluralismo político", além de explicitar que "o poder emana do povo, que o exerce diretamente ou por meio de seus representantes eleitos pelo voto".
Além deste Artigo, devemos ressaltar o Quinto da mesma lei que diz: "Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza", garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade". Ou seja: direitos e obrigações são iguais para todos, sem diferença de posição social e outros fatores.
Fiz este pequeno preâmbulo de lemas principais da nossa Constituição, até reconhecendo que fui repetitivo em alguns pontos, para mostrar que nem tudo que está escrito vale para todos. E uma maneira de fugir de obrigações e dar uma volta no direito, além de outras artimanhas tão conhecidas do Poder Legislativo, é o tal do "Foro Privilegiado" que desmoraliza princípios fundamentais da Constituição, abraça com carinho e proteção os desvios de autoridades, submete seus crimes a julgamentos intermináveis e aumenta o número de impunidades que envergonha este querido país.
E é exatamente por conta desse tal de "Foro Privilegiado", cujo nome já sinaliza para a que veio, que temos visto gente querendo se beneficiar de suas benesses nos últimos dias. Esse privilégio injusto, covarde, indecente e inconcebível é um absurdo que se comete contra o cidadão brasileiro que cumpre com suas obrigações e é discriminado em seus direitos. Trabalhadores, empresários, estudantes, donas-de-casa e demais cidadãos que movimentam o país com a força de suas energias e pagamento de impostos com esperanças de algum retorno.
As últimas manifestações sociais têm demonstrado movimentos claros e objetivos na defesa da democracia, que deve ser preservada em todos os sentidos. O cumprimento das leis regidas pela constituição deve ser blindado com firmeza à luz do direito, tanto quanto para a manutenção dos governantes eleitos pelo povo, como também para as medidas punitivas de quem cometeu delitos comprovados. Isso faz parte da democracia que dá a todos a liberdade de expressão sem prejuízo da ordem pública. Mas, infelizmente, é difícil conciliar opiniões num universo tão infinito como é a população brasileira com mais de 210 milhões de habitantes diversificados em cleros, condição social, tendências políticas e dificuldades estruturais.
A democracia é talvez o melhor regime político do mundo e cada país tem suas normas ajustadas a seus interesses, direitos e obrigações dos cidadãos. Mas, quando se fala que esse regime político emana do povo e que os direitos e deveres são iguais para todos, essa imposição da lei é obedecida fielmente por muitos outros governos sem dó nem piedade de quem comete crimes. São julgados e penalizados como qualquer ladrão de galinhas e sem subterfúgios abençoados pelo "foro privilegiado" que tanto beneficia bandido brasileiro com gravata ao redor do colarinho branco.
Como se vê, o "foro privilegiado" é talvez o maior causador da impunidade neste país com suas regalias jurídicas e, por ser justo e a favor da imparcialidade, deve ser expurgado e sepultado definitivamente do nosso dia-a-dia. Se isso acontecer, o que acho quase impossível por contrariar interesses do legislativo e de outros poderes, todos os políticos independentes de partidos, passariam a pensar de outra maneira antes de cometer seus desvios. E quando falo de políticos, quero dizer que todos são farinhas do mesmo saco, já que além do PT e do PMDB, membros do PSDB, PTB, PP, PR, DEM e muitos outros, também já estiveram enrolados com a justiça.
Não é de hoje que o cidadão brasileiro se decepciona com políticos que foram eleitos pelo povo, independente da corrente partidária a que pertençam, tais como: Jânio Quadros (PTN) que foi eleito pelo povo e renunciou o poder quase sete meses depois; João Goulart (PTB) que substituiu Jânio por ser o vice-presidente e que foi afastado em março de 1964 pelo golpe militar; Fernando Collor (PRN) que foi eleito defendendo os descamisados (demagogia pura) e sequestrou o dinheiro do trabalhador logo após tomar posse; Fernando Henrique (PSDB) que privatizou empresas públicas, criou o fator previdenciário e chamou os aposentados de vagabundos; Luís Inácio Lula da Silva (PT) maior líder político que o Brasil já conheceu, eleito duas vezes pelo povo e que hoje está sendo investigado pela justiça por provavelmente ter se envolvido com coisas podres e com a corrupção e, finalmente, Dilma Rousseff (PT) eleita e reeleita pelas mãos do Lula e que está com um processo de "impeachment" rolando no Congresso Nacional.
Logo se depreende desse conteúdo, que o cidadão não deve se apegar a qualquer partido e principalmente a qualquer político, porque a decepção pode demorar mas não tarda. Quando me decepcionei com o demagogo dos descamisados mencionado acima, apesar de não ser um deles, eu passei a comparecer às urnas por obrigação, apenas para anular o meu voto, que reconheço não ser uma atitude de quem faz parte da cidadania. Mas coloquei um objetivo na minha cabeça partir daquele dia que o meu dinheiro foi sequestrado pelo Collor, que mantenho até hoje: "PREFIRO ME ARREPENDER POR NÃO TER VOTADO, DO QUE ME ARREPENDER POR TER VOTADO".
... E, assim, passaram-se esses anos todos sem eu ter acolhido a tristeza de um arrependimento político. Mas também não deixei de apoiar e defender a dignidade e honestidade demonstradas por muitos brasileiros.
"SALVE O BRASIL, OS BRASILEIROS E QUE DEUS NÃO NOS ABANDONE".
O "Foro Privilegiado" tem como abrangência apenas os crimes de responsabilidade e os comuns de natureza penal, sendo que os demais crimes, como a improbidade administrativa, serão submetidos a foro comum. Para uma grande maioria, a existência deste instituto nada mais é do que um escudo para proteger autoridades e gerar ainda mais impunidade no país, ou seja, trata-se de um privilégio que vai de encontro ao princípio constitucional da igualdade, e, por esse motivo, deve ser extinto. Para os seus defensores, é uma garantia que busca a proteção das instituições e das autoridades representadas por ela.
O “Foro Privilegiado", segundo Emerson Santiago, é um mecanismo presente no ordenamento jurídico brasileiro que designa uma forma especial e particular para julgarem-se determinadas autoridades. Tal dispositivo é uma clara exceção ao princípio da igualdade, consagrado na constituição brasileira por meio do seu quinto artigo. Ao guiar-se pela lógica, todo analista do direito naturalmente presumiria que todos os cidadãos, independente da posição em que ocupam na sociedade, deve respeitar e seguir as leis de modo uniforme.
A Constituição Brasileira estabelece em seu primeiro artigo: "O Brasil é formado pela união indissolúvel dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, constituindo-se em Estado Democrático de Direito com fundamentos na soberania, na cidadania, na dignidade da pessoa humana, nos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa no pluralismo político", além de explicitar que "o poder emana do povo, que o exerce diretamente ou por meio de seus representantes eleitos pelo voto".
Além deste Artigo, devemos ressaltar o Quinto da mesma lei que diz: "Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza", garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade". Ou seja: direitos e obrigações são iguais para todos, sem diferença de posição social e outros fatores.
Fiz este pequeno preâmbulo de lemas principais da nossa Constituição, até reconhecendo que fui repetitivo em alguns pontos, para mostrar que nem tudo que está escrito vale para todos. E uma maneira de fugir de obrigações e dar uma volta no direito, além de outras artimanhas tão conhecidas do Poder Legislativo, é o tal do "Foro Privilegiado" que desmoraliza princípios fundamentais da Constituição, abraça com carinho e proteção os desvios de autoridades, submete seus crimes a julgamentos intermináveis e aumenta o número de impunidades que envergonha este querido país.
E é exatamente por conta desse tal de "Foro Privilegiado", cujo nome já sinaliza para a que veio, que temos visto gente querendo se beneficiar de suas benesses nos últimos dias. Esse privilégio injusto, covarde, indecente e inconcebível é um absurdo que se comete contra o cidadão brasileiro que cumpre com suas obrigações e é discriminado em seus direitos. Trabalhadores, empresários, estudantes, donas-de-casa e demais cidadãos que movimentam o país com a força de suas energias e pagamento de impostos com esperanças de algum retorno.
As últimas manifestações sociais têm demonstrado movimentos claros e objetivos na defesa da democracia, que deve ser preservada em todos os sentidos. O cumprimento das leis regidas pela constituição deve ser blindado com firmeza à luz do direito, tanto quanto para a manutenção dos governantes eleitos pelo povo, como também para as medidas punitivas de quem cometeu delitos comprovados. Isso faz parte da democracia que dá a todos a liberdade de expressão sem prejuízo da ordem pública. Mas, infelizmente, é difícil conciliar opiniões num universo tão infinito como é a população brasileira com mais de 210 milhões de habitantes diversificados em cleros, condição social, tendências políticas e dificuldades estruturais.
A democracia é talvez o melhor regime político do mundo e cada país tem suas normas ajustadas a seus interesses, direitos e obrigações dos cidadãos. Mas, quando se fala que esse regime político emana do povo e que os direitos e deveres são iguais para todos, essa imposição da lei é obedecida fielmente por muitos outros governos sem dó nem piedade de quem comete crimes. São julgados e penalizados como qualquer ladrão de galinhas e sem subterfúgios abençoados pelo "foro privilegiado" que tanto beneficia bandido brasileiro com gravata ao redor do colarinho branco.
Como se vê, o "foro privilegiado" é talvez o maior causador da impunidade neste país com suas regalias jurídicas e, por ser justo e a favor da imparcialidade, deve ser expurgado e sepultado definitivamente do nosso dia-a-dia. Se isso acontecer, o que acho quase impossível por contrariar interesses do legislativo e de outros poderes, todos os políticos independentes de partidos, passariam a pensar de outra maneira antes de cometer seus desvios. E quando falo de políticos, quero dizer que todos são farinhas do mesmo saco, já que além do PT e do PMDB, membros do PSDB, PTB, PP, PR, DEM e muitos outros, também já estiveram enrolados com a justiça.
Não é de hoje que o cidadão brasileiro se decepciona com políticos que foram eleitos pelo povo, independente da corrente partidária a que pertençam, tais como: Jânio Quadros (PTN) que foi eleito pelo povo e renunciou o poder quase sete meses depois; João Goulart (PTB) que substituiu Jânio por ser o vice-presidente e que foi afastado em março de 1964 pelo golpe militar; Fernando Collor (PRN) que foi eleito defendendo os descamisados (demagogia pura) e sequestrou o dinheiro do trabalhador logo após tomar posse; Fernando Henrique (PSDB) que privatizou empresas públicas, criou o fator previdenciário e chamou os aposentados de vagabundos; Luís Inácio Lula da Silva (PT) maior líder político que o Brasil já conheceu, eleito duas vezes pelo povo e que hoje está sendo investigado pela justiça por provavelmente ter se envolvido com coisas podres e com a corrupção e, finalmente, Dilma Rousseff (PT) eleita e reeleita pelas mãos do Lula e que está com um processo de "impeachment" rolando no Congresso Nacional.
Logo se depreende desse conteúdo, que o cidadão não deve se apegar a qualquer partido e principalmente a qualquer político, porque a decepção pode demorar mas não tarda. Quando me decepcionei com o demagogo dos descamisados mencionado acima, apesar de não ser um deles, eu passei a comparecer às urnas por obrigação, apenas para anular o meu voto, que reconheço não ser uma atitude de quem faz parte da cidadania. Mas coloquei um objetivo na minha cabeça partir daquele dia que o meu dinheiro foi sequestrado pelo Collor, que mantenho até hoje: "PREFIRO ME ARREPENDER POR NÃO TER VOTADO, DO QUE ME ARREPENDER POR TER VOTADO".
... E, assim, passaram-se esses anos todos sem eu ter acolhido a tristeza de um arrependimento político. Mas também não deixei de apoiar e defender a dignidade e honestidade demonstradas por muitos brasileiros.
"SALVE O BRASIL, OS BRASILEIROS E QUE DEUS NÃO NOS ABANDONE".
--------------------------------------------------------------------------------------------------
FARINHAS DO MESMO SACO - (04/04/2016)
Em algumas crônicas anteriores, externei minha opinião sobre este momento vergonhoso pelo qual passa o Brasil, corroído que está por escândalos de grande monta envolvendo a alta cúpula governamental, empresários, políticos e dirigentes que fizeram da corrupção a sua principal atividade. Essas crônicas, como era de se esperar, gerou vários tipos de comentários que eu respeito muito, por ser o direito de expressão de cada um. Mas é bom lembrar que sempre deixo bem claro em minhas palavras, que não tenho nenhuma convicção partidária, nem olhos apaixonados por qualquer político que se preze. Costumo dizer também, que o meu partido chama-se Brasil e que político hoje em dia é sinônimo de bandido, corrupto e ladrão.
Na última crônica eu falei que não existe democracia na maior acepção da palavra, quando ela carrega em seu bojo a impunidade de engravatados que são beneficiados pelo covarde e discriminatório "Foro Privilegiado", que nada mais é do que um jeitinho escorregadio colocado pelo legislativo nas entrelinhas da Constituição Federal. Talvez por isso e considerando que a Lei Maior foi promulgada por uma Assembleia Constituinte formada por parlamentares de várias entidades partidárias é que volto a afirmar: "os políticos são farinhas do mesmo saco." Ou seja: não importa de que partido seja o engravatado, porque a maioria deles tem seus nomes envolvidos em falcatruas. Mais ainda: não adianta trocar as moscas porque a "merda" será sempre a mesma.
Agora mesmo estamos vendo toda fervura que está causando o pedido de "impeachment" em nosso país, mostrando um partido (PT) que não quer largar o osso e outro (PMDB) que quer pegar, comprovando a "merda" dita aí em cima. Agora eu pergunto: Qual a dignidade que tem o PMDB para assumir o país, se ele esteve agarrado ao cabresto do PT durante todos esses anos? Para mim, o PMDB é pior do que o PT, por ter abandonado o seu foco oposicionista desde a ditadura militar, para se sujeitar a ser base de um desgoverno petista, em troca de cargos públicos de alguns escalões. E não será também o PSDB, DEM, PP, PR ou outra sigla insignificante que irá dar jeito nessa bagunça, porque o interesse deles é que fique bagunçado mesmo.
O país está mergulhado numa crise sem proporções, onde a desordem e o retrocesso têm virado notícias todos os dias. A nossa bandeira nacional, símbolo querido da sociedade, está vendo o seu lema "Ordem e Progresso" sendo menosprezado e jogado no lixo. A gente tem que reagir contra isso, porque somente o povo pode modificar esse quadro horrível, colocando pra fora os indesejáveis com a força do nosso voto. Que a justiça impeça candidaturas de quem não tiver a ficha limpa e que, se for o caso, a força militar entre em ação na defesa da democracia e na manutenção da ordem social. Que o Supremo Tribunal Federal seja iluminado no julgamento das leis e puna com rigor quem desviou recursos públicos, cometeu crimes de responsabilidade fiscal, gestão fraudulenta e/ou tráfico de influência em benefícios próprios. Que o STF ou outro órgão judiciário, cumpra as leis sem olhar pra quem porque, conforme a Constituição, todos são iguais perante a lei. Mas...
Infelizmente, o ladrão de galinhas não tem direito ao "Foro Privilegiado". E aí é onde mora o perigo. O perigo da situação covarde e revoltante da impunidade de engravatados, cujos processos se perdem no tempo e deixam criminosos em liberdade. E o que é pior: com direito a continuar se candidatando, se elegendo com votos comprados e permanecendo com o "Foro Privilegiado" para fugir de juízes linha dura e cair exatamente nas mãos do Supremo abarrotado de processos que são arquivados por decurso de prazo, por não serem julgados em tempo hábil. É o jeitinho brasileiro de toda hora, que faz com que certos cidadãos se achem mais espertos do que outros, como se fossem os donos do Brasil. Mas o Brasil está mostrando nas ruas que está querendo mudanças e que não existe mais espaço para políticos e dirigentes corruptos.
Mas o nosso Pai Maior, como bom brasileiro, não irá nos abandonar.
SALVE O BRASIL E SALVE A DEMOCRACIA, PORQUE NÃO HÁ MAL QUE SEMPRE DURE.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
COISAS QUE NÃO TÊM MAIS GRAÇA (ou que já encheram o saco)
A seguir, algumas situações, fatos ou motivos que originaram este primeiro apanhado de coisas que têm nos deixado bastante incomodados e que originaram o meu grito de alerta ou revolta. Vejamos então:
BIG BROTHER BRASIL - Reality show que já teve a sua época como novidade e que hoje, após a décima-sexta edição em quinze anos, já não viaja mais pelo meu estômago. Atração voltada para a pegação entre os participantes, independente de ser mulher com homem ou mulher com mulher, já encheu o meu saco. Não que eu seja contra as pegações que devem ser reservadas como eu tanto gosto, mas ninguém merece receber em sua sala no horário nobre, cenas mais apropriadas para filmes eróticos, para não dizer pornográficos. A crítica vale para outros programas com os mesmos apelos, como A FAZENDA DA RECORD. O telespectador não merece assistir sempre o mesmo enredo que nos convida a mudar de canal.
CIRCUITO MUNDIAL DE TÊNIS - Esporte de elite e bem interessante de se ver, já não cabe mais no meu espaço de tempo. Antes mesmo dos campeonatos serem disputados, praticamente em quase todos os torneios em que participa, já se conhece o vencedor: o sérvio NOVAK DJOKOVIC. Alguns tenistas que ainda conseguem enfrentá-lo com galhardia, como os ex-campeões FEDERER e NADAL, por exemplo, que vão perdendo terreno ano após ano. E como é saudoso lembrar-se do nosso querido GUGA que encantou Roland Garros na França e chegou a ser o número um do mundo. E porque não lembrar e reverenciar também Maria Esther Bueno, a nossa renomada tenista das décadas de 1950 a 1970 que venceu dezenove torneios do Grand Slam e que chegou a ser reconhecida como a maior tenista feminina de todos os tempos?
O jeito é esperar pelo aparecimento de outros campeões brasileiros como o Guga e a Ester, porque Thomaz Bellucci, o nosso melhor tenista atualmente, não está com nada e só sabe perder.
CORRIDAS DE FÓRMULA 1 - Não importa o ano. A diferença de potência de um ou dois carros para os outros é muito grande. Os dois pilotos da melhor equipe são sempre os vencedores evitando a competitividade. Já faz tempo que assistíamos belas ultrapassagens e brigas por posições entre grandes ases do volante, como Ayrton Senna, Alain Prost, Nelson Piquet, Nigel Mansell, Michael Schumacher, Niki Lauda e muitos outros. É uma pena, porque era uma grande atração que muitas vezes fizeram-me acordar de madrugada.
Hoje em dia, nem o Galvão Bueno que sempre vê maravilhosos espetáculos no meio de mediocridades, não consegue incentivar um público desinteressado que não confia mais em propagandas enganosas para ver passeios de carros na pista
GOLPE - Este termo já encheu o saco mesmo. Não dá mais para aturar tamanha cara-de-pau e imbecilidade do pessoal da Dilma e principalmente do seu ex-ministro José Eduardo Cardoso ao se defender do Processo de Impeachment na Câmara e no Senado. O ex-Advogado Geral da União consegue ser ridículo com suas teses que nunca conseguem reverter um quadro vergonhoso de má gestão da sua querida presidente afastada. Quando se sabe que o processo de impeachment foi analisado e aprovado pelo Supremo Tribunal Federal, falar em golpe é uma grande heresia. Pelas cansativas e inconvenientes manifestações do PT e de outros partidos que já comeram no mesmo prato, seus dirigentes deveriam ser denunciados e julgados pelo próprio STF, por colocarem, erroneamente, seus ministros como principais responsáveis pela abertura de um golpe no país. Vamos falar sério gente! Esse golpe não existe, porque o verdadeiro golpe foi quando a Dilma nomeou o Lula como ministro para ganhar o foro privilegiado e fugir da cadeia pelas mãos do Moro. Mas ele e sua quadrilha estão chegando lá...
MANIFESTAÇÕES POPULARES - Nada contra aos movimentos sociais, muito pelo contrário. Mas acho que essas aglomerações de pessoas têm que ter um limite. Limite da coerência nas reivindicações de forma pacífica. O povo tem um poder inimaginável e a força de suas aglutinações tem obtido concessões de várias propostas populares. Mas quando essas manifestações saem do ritmo das negociações positivas a história é outra. Não tem mais graça e já encheu o saco de verdade, o bloqueio de pistas atravancando o trânsito e impedindo trabalhadores e a coletividade de ir e vir. Não dá para entender porque manifestantes queimam pneus nas estradas, nas vias públicas e depredam patrimônios sem qualquer sentido prático. São movimentos políticos de sindicatos patrocinados por partidos, movimentos estudantis que invadem escolas no Rio de Janeiro e até passeatas coloridas de transexuais da LGBT que perturbam a ordem pública sem respeito a cidadãos que precisam cumprir horários em suas ocupações. Não sou homofóbico e não tenho nada contra os gays e outros transgênicos que têm o direito de viver e curtir suas tendências sem restrições de quem quer que seja. No entanto, a ordem urbana não pode ser afetada por seus elementos, como também não pode ser prejudicada pela CUT, pelo MST e por sindicatos de apoios políticos que constantemente infernizam a vida da sociedade. Está na hora desse pessoal se mancar e deixar a vida de quem precisa ganhar o seu ganha-pão em paz, porque o trabalhador em si repele e não aceita certos absurdos que prejudicam o seu dia-a-dia.
POLÍTICA BRASILEIRA - Esta fede. E como fede! A única novidade que a gente tem visto sobre as investigações dos escândalos são os nomes de novos envolvidos. Não escapa um meu irmão. Até o Japonês da Federal que levava condenados ou investigados para a prisão, acabou sendo trancafiado por problemas de contrabando. Agora mesmo as delações premiadas estão carimbando o Temer e mais vinte políticos. Tudo gente de alta patente sem farda que fez deste país a fonte de suas riquezas espúrias com fraudes vultosas, desvios de recursos descarados e acordos criminosos. E a gente sente o fedor do excremento diante da TV e longe do fedorento, quando se vê um processo de impeachment se arrastando no Senado. Mesmo após ter passado por dois procedimentos na Câmara dos Deputados e mais um com os senadores, além de outras duas seções que ainda serão realizadas na última casa, este abacaxi ainda vai demorar a ser descascado. Agora eu pergunto: pra quê tanta ladainha para afastar uma presidente que cometeu crimes de responsabilidade já comprovados? É muita inchação de saco mesmo. Ninguém aguenta os mesmos personagens discutindo o mesmo enredo, como se fosse um carro dando voltas na praça para voltar ao mesmo lugar. Por aí se depreende como é difícil se meter com políticos, porque são eles que promulgam as leis sempre em benefício próprio. Tanto é que estamos vendo uma turma de deputados tentando blindar Eduardo Cunha contra a sua cassação de mandato. O mesmo presidente da câmara que tem uma fortuna surrupiada e depositada na Suíça e outros países. O mesmo cara que foi pego em várias outras falcatruas. Não sei como isso vai acabar e nem quando, mas tenho certeza que o país não será mais o mesmo após a abençoada e patriótica Lava Jato de Sérgio Moro. E tenho a esperança muito forte de ainda ver um dia Lula, Aécio, Temer, Renan, Sarney, Collor, Jucá e provavelmente a Dilma atrás das grades, além de muitos outros aqui não citados. Não estão sendo citados, mas já fazem parte das anotações agendadas pela Justiça Brasileira. Vamos aguardar e que Deus nos ajude.
SELEÇÃO BRASILEIRA - Até uma das paixões mais acaloradas do povo brasileiro, a incompetência, a irresponsabilidade e a gestão fraudulenta de dirigentes da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), conseguiram entristecer e jogar o seu orgulho no lixo. Não dá mais para conviver com essa gente botando dinheiro no bolso às custas do torcedor nos estádios e de patrocínios midiáticos contratados debaixo do pano. Os últimos presidentes da CBF já estão com a corda no pescoço, a saber: Ricardo Teixeira que comandou a entidade por 23 anos e renunciou o cargo em março de 2012, por envolvimento em corrupções. Envolvido em inquéritos e investigações por diversas denúncias, o digníssimo cidadão amealhou uma vultosa fortuna no período; José Maria Marin que está preso nos Estados Unidos pelo mesmo problema juntamente com outros elementos da FIFA. Está aguardando acordo de negociação para o pagamento de quinze milhões de dólares de fiança para poder responder as denúncias em liberdade vigiada. Pelo volume da fiança sugerida, a gente fica imaginando o tamanho do roubo; Marco Polo Del Nero é o atual presidente que voltou correndo da Suíça quando participava de um congresso na Fifa, para não ser preso pelo FBI. Depois disso, deixou de viajar para fora do país para não ser preso e já deixou o cargo temporariamente algumas vezes.
Talvez seja por essas circunstâncias, que o Brasil levou de 7 x 1 da Alemanha em pleno Mineirão, foi eliminada precocemente das duas últimas Copas das Américas por adversários conhecidos como fregueses de caderno e que tem escolhas erradas de treinadores incompetentes como o Dunga e ultrapassados como Felipão. A bagunça é total até no comprometimento de jogadores selecionados que não merecem vestir a nossa gloriosa camisa. Estamos mudando de direção técnica, mas se a cúpula não mudar não vai adiantar nada.
SERIAIS KILLERS NOS EUA - Eis aí uma coisa absurda que teria que ter muitos sacos para encher. Omar Saddiqui Mateen: este é o nome do maluco que comprou legalmente duas armas (uma pistola e um fuzil de cano longo), invadiu a Boate Pulse em Orlando e saiu atirando em quem via e em quem não via. Pelo que se sabe já são 50 mortos e 53 feridos (alguns em estado grave), vítimas de um alucinado com sangue nos olhos e com ódio no coração, Não vou aqui relacionar e dar nomes a vários casos semelhantes que têm ocorrido constantemente nos Estados Unidos, principalmente em escolas e universidades que trucidaram professores, alunos e pessoas de bem que nada têm a ver com esses lunáticos e fanáticos inconsequentes. Esses fatos já aconteceram em outros países com terroristas na Ásia e na Europa, mas a motivação é outra muito mais preocupante. No caso específico dos Estados Unidos, o maior país desenvolvido do mundo, a gente não consegue entender como a compra de armas é liberada e facilitada para qualquer um sem o mínimo de cuidados, fiscalização e investigação sobre a vida pregressa de seus adquirentes. Esse crime tenebroso e irracional indica, no entanto, que o poder econômico armamentista americano é o culpado por tamanha barbaridade. A indústria de armas precisa vender os seus produtos como qualquer outra empresa, mas existe uma diferença muito grande quanto ao produto colocado na prateleira, porque a arma é um meio de defesa, mas que também gera e ataques e agressões aos cidadãos e à coletividade. E é aí que mora o perigo. A grita é geral, mas estou pessimista quanto à proibição sistemática na venda de armas para pessoas civis, principalmente aqui no Brasil que não tem controle de nada mesmo e assiste a bandidagem armada até os dentes ceifando trabalhadores, chefes de família e cidadãos do bem. Lamentável tudo isso que nos mostra o homem matando o seu semelhante sem dó e piedade.
Em algumas crônicas anteriores, externei minha opinião sobre este momento vergonhoso pelo qual passa o Brasil, corroído que está por escândalos de grande monta envolvendo a alta cúpula governamental, empresários, políticos e dirigentes que fizeram da corrupção a sua principal atividade. Essas crônicas, como era de se esperar, gerou vários tipos de comentários que eu respeito muito, por ser o direito de expressão de cada um. Mas é bom lembrar que sempre deixo bem claro em minhas palavras, que não tenho nenhuma convicção partidária, nem olhos apaixonados por qualquer político que se preze. Costumo dizer também, que o meu partido chama-se Brasil e que político hoje em dia é sinônimo de bandido, corrupto e ladrão.
Na última crônica eu falei que não existe democracia na maior acepção da palavra, quando ela carrega em seu bojo a impunidade de engravatados que são beneficiados pelo covarde e discriminatório "Foro Privilegiado", que nada mais é do que um jeitinho escorregadio colocado pelo legislativo nas entrelinhas da Constituição Federal. Talvez por isso e considerando que a Lei Maior foi promulgada por uma Assembleia Constituinte formada por parlamentares de várias entidades partidárias é que volto a afirmar: "os políticos são farinhas do mesmo saco." Ou seja: não importa de que partido seja o engravatado, porque a maioria deles tem seus nomes envolvidos em falcatruas. Mais ainda: não adianta trocar as moscas porque a "merda" será sempre a mesma.
Agora mesmo estamos vendo toda fervura que está causando o pedido de "impeachment" em nosso país, mostrando um partido (PT) que não quer largar o osso e outro (PMDB) que quer pegar, comprovando a "merda" dita aí em cima. Agora eu pergunto: Qual a dignidade que tem o PMDB para assumir o país, se ele esteve agarrado ao cabresto do PT durante todos esses anos? Para mim, o PMDB é pior do que o PT, por ter abandonado o seu foco oposicionista desde a ditadura militar, para se sujeitar a ser base de um desgoverno petista, em troca de cargos públicos de alguns escalões. E não será também o PSDB, DEM, PP, PR ou outra sigla insignificante que irá dar jeito nessa bagunça, porque o interesse deles é que fique bagunçado mesmo.
O país está mergulhado numa crise sem proporções, onde a desordem e o retrocesso têm virado notícias todos os dias. A nossa bandeira nacional, símbolo querido da sociedade, está vendo o seu lema "Ordem e Progresso" sendo menosprezado e jogado no lixo. A gente tem que reagir contra isso, porque somente o povo pode modificar esse quadro horrível, colocando pra fora os indesejáveis com a força do nosso voto. Que a justiça impeça candidaturas de quem não tiver a ficha limpa e que, se for o caso, a força militar entre em ação na defesa da democracia e na manutenção da ordem social. Que o Supremo Tribunal Federal seja iluminado no julgamento das leis e puna com rigor quem desviou recursos públicos, cometeu crimes de responsabilidade fiscal, gestão fraudulenta e/ou tráfico de influência em benefícios próprios. Que o STF ou outro órgão judiciário, cumpra as leis sem olhar pra quem porque, conforme a Constituição, todos são iguais perante a lei. Mas...
Infelizmente, o ladrão de galinhas não tem direito ao "Foro Privilegiado". E aí é onde mora o perigo. O perigo da situação covarde e revoltante da impunidade de engravatados, cujos processos se perdem no tempo e deixam criminosos em liberdade. E o que é pior: com direito a continuar se candidatando, se elegendo com votos comprados e permanecendo com o "Foro Privilegiado" para fugir de juízes linha dura e cair exatamente nas mãos do Supremo abarrotado de processos que são arquivados por decurso de prazo, por não serem julgados em tempo hábil. É o jeitinho brasileiro de toda hora, que faz com que certos cidadãos se achem mais espertos do que outros, como se fossem os donos do Brasil. Mas o Brasil está mostrando nas ruas que está querendo mudanças e que não existe mais espaço para políticos e dirigentes corruptos.
Mas o nosso Pai Maior, como bom brasileiro, não irá nos abandonar.
SALVE O BRASIL E SALVE A DEMOCRACIA, PORQUE NÃO HÁ MAL QUE SEMPRE DURE.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
COISAS QUE NÃO TÊM MAIS GRAÇA (ou que já encheram o saco)
A seguir, algumas situações, fatos ou motivos que originaram este primeiro apanhado de coisas que têm nos deixado bastante incomodados e que originaram o meu grito de alerta ou revolta. Vejamos então:
BIG BROTHER BRASIL - Reality show que já teve a sua época como novidade e que hoje, após a décima-sexta edição em quinze anos, já não viaja mais pelo meu estômago. Atração voltada para a pegação entre os participantes, independente de ser mulher com homem ou mulher com mulher, já encheu o meu saco. Não que eu seja contra as pegações que devem ser reservadas como eu tanto gosto, mas ninguém merece receber em sua sala no horário nobre, cenas mais apropriadas para filmes eróticos, para não dizer pornográficos. A crítica vale para outros programas com os mesmos apelos, como A FAZENDA DA RECORD. O telespectador não merece assistir sempre o mesmo enredo que nos convida a mudar de canal.
CIRCUITO MUNDIAL DE TÊNIS - Esporte de elite e bem interessante de se ver, já não cabe mais no meu espaço de tempo. Antes mesmo dos campeonatos serem disputados, praticamente em quase todos os torneios em que participa, já se conhece o vencedor: o sérvio NOVAK DJOKOVIC. Alguns tenistas que ainda conseguem enfrentá-lo com galhardia, como os ex-campeões FEDERER e NADAL, por exemplo, que vão perdendo terreno ano após ano. E como é saudoso lembrar-se do nosso querido GUGA que encantou Roland Garros na França e chegou a ser o número um do mundo. E porque não lembrar e reverenciar também Maria Esther Bueno, a nossa renomada tenista das décadas de 1950 a 1970 que venceu dezenove torneios do Grand Slam e que chegou a ser reconhecida como a maior tenista feminina de todos os tempos?
O jeito é esperar pelo aparecimento de outros campeões brasileiros como o Guga e a Ester, porque Thomaz Bellucci, o nosso melhor tenista atualmente, não está com nada e só sabe perder.
CORRIDAS DE FÓRMULA 1 - Não importa o ano. A diferença de potência de um ou dois carros para os outros é muito grande. Os dois pilotos da melhor equipe são sempre os vencedores evitando a competitividade. Já faz tempo que assistíamos belas ultrapassagens e brigas por posições entre grandes ases do volante, como Ayrton Senna, Alain Prost, Nelson Piquet, Nigel Mansell, Michael Schumacher, Niki Lauda e muitos outros. É uma pena, porque era uma grande atração que muitas vezes fizeram-me acordar de madrugada.
Hoje em dia, nem o Galvão Bueno que sempre vê maravilhosos espetáculos no meio de mediocridades, não consegue incentivar um público desinteressado que não confia mais em propagandas enganosas para ver passeios de carros na pista
GOLPE - Este termo já encheu o saco mesmo. Não dá mais para aturar tamanha cara-de-pau e imbecilidade do pessoal da Dilma e principalmente do seu ex-ministro José Eduardo Cardoso ao se defender do Processo de Impeachment na Câmara e no Senado. O ex-Advogado Geral da União consegue ser ridículo com suas teses que nunca conseguem reverter um quadro vergonhoso de má gestão da sua querida presidente afastada. Quando se sabe que o processo de impeachment foi analisado e aprovado pelo Supremo Tribunal Federal, falar em golpe é uma grande heresia. Pelas cansativas e inconvenientes manifestações do PT e de outros partidos que já comeram no mesmo prato, seus dirigentes deveriam ser denunciados e julgados pelo próprio STF, por colocarem, erroneamente, seus ministros como principais responsáveis pela abertura de um golpe no país. Vamos falar sério gente! Esse golpe não existe, porque o verdadeiro golpe foi quando a Dilma nomeou o Lula como ministro para ganhar o foro privilegiado e fugir da cadeia pelas mãos do Moro. Mas ele e sua quadrilha estão chegando lá...
MANIFESTAÇÕES POPULARES - Nada contra aos movimentos sociais, muito pelo contrário. Mas acho que essas aglomerações de pessoas têm que ter um limite. Limite da coerência nas reivindicações de forma pacífica. O povo tem um poder inimaginável e a força de suas aglutinações tem obtido concessões de várias propostas populares. Mas quando essas manifestações saem do ritmo das negociações positivas a história é outra. Não tem mais graça e já encheu o saco de verdade, o bloqueio de pistas atravancando o trânsito e impedindo trabalhadores e a coletividade de ir e vir. Não dá para entender porque manifestantes queimam pneus nas estradas, nas vias públicas e depredam patrimônios sem qualquer sentido prático. São movimentos políticos de sindicatos patrocinados por partidos, movimentos estudantis que invadem escolas no Rio de Janeiro e até passeatas coloridas de transexuais da LGBT que perturbam a ordem pública sem respeito a cidadãos que precisam cumprir horários em suas ocupações. Não sou homofóbico e não tenho nada contra os gays e outros transgênicos que têm o direito de viver e curtir suas tendências sem restrições de quem quer que seja. No entanto, a ordem urbana não pode ser afetada por seus elementos, como também não pode ser prejudicada pela CUT, pelo MST e por sindicatos de apoios políticos que constantemente infernizam a vida da sociedade. Está na hora desse pessoal se mancar e deixar a vida de quem precisa ganhar o seu ganha-pão em paz, porque o trabalhador em si repele e não aceita certos absurdos que prejudicam o seu dia-a-dia.
POLÍTICA BRASILEIRA - Esta fede. E como fede! A única novidade que a gente tem visto sobre as investigações dos escândalos são os nomes de novos envolvidos. Não escapa um meu irmão. Até o Japonês da Federal que levava condenados ou investigados para a prisão, acabou sendo trancafiado por problemas de contrabando. Agora mesmo as delações premiadas estão carimbando o Temer e mais vinte políticos. Tudo gente de alta patente sem farda que fez deste país a fonte de suas riquezas espúrias com fraudes vultosas, desvios de recursos descarados e acordos criminosos. E a gente sente o fedor do excremento diante da TV e longe do fedorento, quando se vê um processo de impeachment se arrastando no Senado. Mesmo após ter passado por dois procedimentos na Câmara dos Deputados e mais um com os senadores, além de outras duas seções que ainda serão realizadas na última casa, este abacaxi ainda vai demorar a ser descascado. Agora eu pergunto: pra quê tanta ladainha para afastar uma presidente que cometeu crimes de responsabilidade já comprovados? É muita inchação de saco mesmo. Ninguém aguenta os mesmos personagens discutindo o mesmo enredo, como se fosse um carro dando voltas na praça para voltar ao mesmo lugar. Por aí se depreende como é difícil se meter com políticos, porque são eles que promulgam as leis sempre em benefício próprio. Tanto é que estamos vendo uma turma de deputados tentando blindar Eduardo Cunha contra a sua cassação de mandato. O mesmo presidente da câmara que tem uma fortuna surrupiada e depositada na Suíça e outros países. O mesmo cara que foi pego em várias outras falcatruas. Não sei como isso vai acabar e nem quando, mas tenho certeza que o país não será mais o mesmo após a abençoada e patriótica Lava Jato de Sérgio Moro. E tenho a esperança muito forte de ainda ver um dia Lula, Aécio, Temer, Renan, Sarney, Collor, Jucá e provavelmente a Dilma atrás das grades, além de muitos outros aqui não citados. Não estão sendo citados, mas já fazem parte das anotações agendadas pela Justiça Brasileira. Vamos aguardar e que Deus nos ajude.
SELEÇÃO BRASILEIRA - Até uma das paixões mais acaloradas do povo brasileiro, a incompetência, a irresponsabilidade e a gestão fraudulenta de dirigentes da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), conseguiram entristecer e jogar o seu orgulho no lixo. Não dá mais para conviver com essa gente botando dinheiro no bolso às custas do torcedor nos estádios e de patrocínios midiáticos contratados debaixo do pano. Os últimos presidentes da CBF já estão com a corda no pescoço, a saber: Ricardo Teixeira que comandou a entidade por 23 anos e renunciou o cargo em março de 2012, por envolvimento em corrupções. Envolvido em inquéritos e investigações por diversas denúncias, o digníssimo cidadão amealhou uma vultosa fortuna no período; José Maria Marin que está preso nos Estados Unidos pelo mesmo problema juntamente com outros elementos da FIFA. Está aguardando acordo de negociação para o pagamento de quinze milhões de dólares de fiança para poder responder as denúncias em liberdade vigiada. Pelo volume da fiança sugerida, a gente fica imaginando o tamanho do roubo; Marco Polo Del Nero é o atual presidente que voltou correndo da Suíça quando participava de um congresso na Fifa, para não ser preso pelo FBI. Depois disso, deixou de viajar para fora do país para não ser preso e já deixou o cargo temporariamente algumas vezes.
Talvez seja por essas circunstâncias, que o Brasil levou de 7 x 1 da Alemanha em pleno Mineirão, foi eliminada precocemente das duas últimas Copas das Américas por adversários conhecidos como fregueses de caderno e que tem escolhas erradas de treinadores incompetentes como o Dunga e ultrapassados como Felipão. A bagunça é total até no comprometimento de jogadores selecionados que não merecem vestir a nossa gloriosa camisa. Estamos mudando de direção técnica, mas se a cúpula não mudar não vai adiantar nada.
SERIAIS KILLERS NOS EUA - Eis aí uma coisa absurda que teria que ter muitos sacos para encher. Omar Saddiqui Mateen: este é o nome do maluco que comprou legalmente duas armas (uma pistola e um fuzil de cano longo), invadiu a Boate Pulse em Orlando e saiu atirando em quem via e em quem não via. Pelo que se sabe já são 50 mortos e 53 feridos (alguns em estado grave), vítimas de um alucinado com sangue nos olhos e com ódio no coração, Não vou aqui relacionar e dar nomes a vários casos semelhantes que têm ocorrido constantemente nos Estados Unidos, principalmente em escolas e universidades que trucidaram professores, alunos e pessoas de bem que nada têm a ver com esses lunáticos e fanáticos inconsequentes. Esses fatos já aconteceram em outros países com terroristas na Ásia e na Europa, mas a motivação é outra muito mais preocupante. No caso específico dos Estados Unidos, o maior país desenvolvido do mundo, a gente não consegue entender como a compra de armas é liberada e facilitada para qualquer um sem o mínimo de cuidados, fiscalização e investigação sobre a vida pregressa de seus adquirentes. Esse crime tenebroso e irracional indica, no entanto, que o poder econômico armamentista americano é o culpado por tamanha barbaridade. A indústria de armas precisa vender os seus produtos como qualquer outra empresa, mas existe uma diferença muito grande quanto ao produto colocado na prateleira, porque a arma é um meio de defesa, mas que também gera e ataques e agressões aos cidadãos e à coletividade. E é aí que mora o perigo. A grita é geral, mas estou pessimista quanto à proibição sistemática na venda de armas para pessoas civis, principalmente aqui no Brasil que não tem controle de nada mesmo e assiste a bandidagem armada até os dentes ceifando trabalhadores, chefes de família e cidadãos do bem. Lamentável tudo isso que nos mostra o homem matando o seu semelhante sem dó e piedade.
22/03/2016 22:13 - Walmor Zimerman - CRÔNICA: "QUE DEMOCRACIA É ESSA?"
ResponderExcluirAmigo virtual Olavo. Muito esclarecedor a sua crônica. Creio que ainda estamos longe de uma autentica Democracia, em que todos são REALMENTE iguais perante as Leis. Defendo que o voto deveria ser facultativo, dai sim, teríamos QUALIDADE e não QUANTIDADE... Apesar de toda crise econômica e política, que não deixa de ser um "habito" do Sistema Republicano, que completará 127 anos este ano; é "leque" de avanços retrocessos, e de permanentes crises, pois os gestores públicos gastam demais, a muito tempo que o sinônimo de político, é de permanente privilégios; governadores se aposentando com quatro anos de mandado, sete vezes a mais que o teto máximo do nosso INSS... Não podemos perder a Esperança, e fazendo a parte que nos compete. Um abraço amigo do Saul
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir24/03/2016 07:46 - Teresa Sá Carneiro - CRÔNICA: "QUE DEMOCRACIA É ESSA?"
ResponderExcluirOlavo, grata pela informação.É preciosa! Alterações e mudanças tão velozes que por vezes nos perdemos por falta de tempo a dedicar a um esclarecimento maior.Deixo um abraço de bom dia e meus agradecimentos pela amiga visita com palavras tão gentis. Desejos de uma Feliz Páscoa para vc e seus mais queridos.
24/03/2016 08:15 - Eemanuel - CRÔNICA: "QUE DEMOCRACIA É ESSA?"
ResponderExcluirCronica inteligente , realista e oportuna .
11/03/2016 14:30 - Fred Albano - CRÔNICA: "QUE PARTIDO É ESSE?"
ResponderExcluirFalou tudo amigo. Este texto é pura verdade. Parabéns e vamos mudar o nosso Brasil.
07/03/2016 18:14 - José Braz da Costa - CRÔNICA: "QUE PARTIDO É ESSE?"
ResponderExcluirUcha ! que crônica bem elaborada , eu pensei que a algum tempo isso iria dar bons frutos , fomos todos enganados , gostei mesmo . = Parabéns , abraços , grato pela gentil visita e comentários ..
07/03/2016 17:12 - Eemanuel - CRÔNICA: "QUE PARTIDO É ESSE?"
ResponderExcluirCronica muito bem escrita , cheia de detalhes e bastante informativa .
06/03/2016 19:38 - Henrique César - CRÔNICA: "QUE PARTIDO É ESSE?"
ResponderExcluirPoeta Olavo, concordo com tuas palavras. Realmente os partidos são todos cheios de gente desonesta, não importa qual se PT, PMDB, PP, DEM, etc. O grande problema é o PT, pois sempre se comportou como paladino da política brasileira e na verdade somente buscou o poder para se locupletar e se emporcalhar mais do que os outros. Os petistas são mais descarados, mais desonestos, pois nem ao menos procuram disfarçar. Buscaram se apropriar do estado como se dele fossem os donos, a exemplo de Pablo Escobar na Colômbia. Obrigado pela visita e volte sempre. Foi um enorme prazer.
05/03/2016 23:09 - Carminha Ramos - CRÔNICA: "QUE PARTIDO É ESSE?"
ResponderExcluirBoa noite. O que vemos nos meios de comunicação são políticos desonestos roubando o país. Abraços de luz e paz.
05/03/2016 11:57 - Lenapena - CRÔNICA: "QUE PARTIDO É ESSE?"
ResponderExcluirSou absolutamente, desde sempre, apartidária. Porém, a situação em que se encontra a nação, tenho que dizer que nunca antes vi igual. Muito triste tudo isso. Que uma luz realmente se acenda para iluminar esse túnel. Um bom dia
05/03/2016 11:30 - Tonia Aleixo - CRÔNICA: "QUE PARTIDO É ESSE?"
ResponderExcluirParabenizo- o pela cronica e vejo da mesma forma.Eu desde criança quando observava a diferença entre minha coleguinhas que comiam e se vestiam muito bem, enquanto eu ficava só olhando todo aquele conforto, já me indignava e questionava na minha cabecinha de criança o por que a diferença. Passando o tempo...meu voto sempre foi na oposição. Chegou o PT com Ideologia que vinha de encontro com a minha, caí de cabeça, pois acredito num mundo menos desigual, porém o ser humano é imprevisível e a ganância está em alta, assim se vai alguns sonhos, mas outros virão.
05/03/2016 09:59 - Dartagnan Ferraz - CRÔNICA: "QUE PARTIDO É ESSE?"
ResponderExcluirPoeta, respeito suas idéias e o seu talento, mas também sou cidadão, pago meus impostos, tenho quase a sua idade e não acho que Roberto Campos seja auma boa referência, respeito-o como intelectual, mas foi um entreguista. Poeta, errar todo partido erra, mas o saldo do PT em benefício dos excluídos é maior do que todos os partidos juntos. Mas respeito sua opinião e admiro suas crônicas. Abraço.
05/03/2016 07:06 - David Corrêa - CRÔNICA: "QUE PARTIDO É ESSE?"
ResponderExcluirEu também não tenho simpatia por nenhum partido e lamento muito em ver um acusado tentando se defender com declarações do tipo "sou honesto" e principalmente de ver a Dona Dilma se esquecendo que é presidente de um país com 200 milhões de habitantes e emitindo opiniões pessoais para defender um amigo. Ela não confia na Justiça de seu próprio governo e acha que sua avaliação pessoal é mais justa do que a da Justiça?
26/02/2016 17:51 - Dartagnan Ferraz - CRÔNICA: "EU SOU BRASILEIRO COM MUITO ORGULHO E MUITO AMOR"
ResponderExcluirPoeta, admiro seus textos, mas não podemos bater palmas para ninguém, se você botar a mão no fogo por alguém, poeta, ela vai se queimar. Abraço.
26/02/2016 16:19 - Sô Lalá - CRÔNICA: "EU SOU BRASILEIRO COM MUITO ORGULHO E COM MUITO AMOR"
ResponderExcluirCom todo respeito a sua crônica, seu direito de expressão, só aplico um questionamento: o pau que está batendo em chico, não bate em FRANCISCO. Tenha uma boa tarde.
26/02/2016 16:08 - J Estanislau Filho - CRÔNICA: "EU SOU BRASILEIRO COM MUITO ORGULHO E MUITO AMOR"
ResponderExcluirNeste brasilsão, se gritar pega ladrão, não fica um meu irmão. Empresários (pequeno, médio e grande), políticos (prefeitos, vereadores, deputados, etc.) Juízes, policiais, mídia (esta então, nojenta). Há exceções, mas estatisticamente nulos.
06/03/2016 07:07 - David Corrêa - CRÔNICA: "HONESTIDADE É COISA SÉRIA"
ResponderExcluirHeróis são figuras criadas em guerras. O Juiz Falcone é bom exemplo de uma pessoa que teve um propósito na vida e se dispôs a pagar o preço, porque não consigo imaginar que ele não sabia dos riscos que corria. Olho nosso País e vejo um povo sem propósito, sem definição, vivendo a troco de migalhas. Falta-nos lutar por valores não monetários, que são os que nos trazem a verdadeira recompensa. Então, nessa guerra que vivemos, que sejam bem-vindos os heróis.
02/02/2016 00:45 - Lucia Moraes - CRÔNICA: "HONESTIDADE É COISA SÉRIA"
ResponderExcluirA corrupção data de antigos governos, é uma "cadeia alimentar" digna somente de um milagre para salvar a nação, que tinha tudo para dar certo. O caos está instaurado no atual governo porque um dia a corda iria estourar e estourou nas mãos de quem está no poder; se fosse outro governante, a situação não seria diferente, talvez, até fosse pior. Sim, vamos rezar e esperar que o milagre se realize. Bjss no coração, amigo poeta Olavo.
01/02/2016 19:01 - Luiza De Marillac Michel - CRÔNICA: "HONESTIDADE É COISA SÉRIA"
ResponderExcluirBoa noite Poeta Olavo, espetacular! Abraços
01/02/2016 16:29 - Dartagnan Ferraz
ResponderExcluirPoeta, leio e respeitoseus textos. Sou o que se pode dizer um socialista democrático. Veja bem, concordo que houve vários casos de corrpção no país.Ontem e hoje. Hoje há um comonente que exorbita:a mídia, que codena um lado e silencia - e silenciou quando houve desmandos e malfeitos em outros governos - o qwue não servedejustificativa para os governos do PT.Mas, Olavo, nós temos uma presidenta honesta, e afobada, pavio curto, teimosa e ingênua. Mas é honesta. Jamasis vão mostrar contas dela com propina, negócios, afilhadismo e negócios fraudulentos. Dialma não comprou nada, a não ser com seus recursos um apartamentomodesto, uma bicleta e algumasroupas. Tudo bem, sustenta aumabase corrupta. Quem não sustentou? Olha, Olavo, você tem razão na sua irasanta, eu tenho razão nasmainhas ponderações, mas só podemos mesmo rezar. ASbraço.
01/02/2016 16:21 - Haley Romario - CRÔNICA"HONESTIDADE É COISA SÉRIA"
ResponderExcluirComo a esperança é a última que morre, vamos em frente contando com a ajuda de Deus para podermos chegar lá, falta muito... Boa tarde e um grande abraço.
30/01/2016 16:08 - Suzana da Cunha Heemann - CRÔNICA: "SENSIBILIDADES..."
ResponderExcluirParabens pela cronica interessante e atual,poeta. Gostei muito.
29/01/2016 14:02 - xodózinha - CRÔNICA: "SENSIBILIDADES..."
ResponderExcluirCada um tem sua opinião e sua sensibilidade,suas experiências e quando exposto em textos,poesias ,músicas,comentários a delícia é saborear o que nos toca e tjokas tirar proveito do quem não,bjokas poeta.
29/01/2016 00:08 - Dartagnan Ferraz - CRÔNICA: "SENSIBILIDADES..."
ResponderExcluirPoeta, fiz comentário, mas te respeito demais. Te digo, você devia continuar fazendo suas observações politicas. Democracia é isso, você mete o cacete no PT, eu defendo, outro fica em cima do muro, enfim, é o debate. Agora, eu e você sabemos, que mais importante é a poesia, a crônica, o conto... Mas cadê força para deixar o pitaque político? Olavo, a vida é complexa, mas não por causa de uma besteira de política que vamos divergir. Eu vou continuar admirando o nobre poeta. Abraço.
28/01/2016 23:55 - Léo Bargom e Noël Semog - CRÔNICA: "SENSIBILIDADES..."
ResponderExcluirAcho que li teu texto e gostei, tem gente que não gosta que fale de partido e política, é com religião, mas temos que ter nossa opinião, isso é democracia, parabéns.
28/01/2016 21:28 - CRÔNICA: "SENSIBILIDADES..."
ResponderExcluirli e gostei, poeta! meu abraço, marco.
30/01/2016 15:49 - Laerte Russini - CRÔNICA: "NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS - RESPOSTA"
ResponderExcluirPoeta Olavo, que Deus te dê longevidade para escrever e ver realizado o sonho de muitas pessoas que esperam por justiça aos corruptos arrogantes. Um abraço
27/01/2016 17:05 - Iratiense THUTO TEIXEIRA - CRÔNICA: "NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS - RESPOSTA"
ResponderExcluirBravo!!!!
24/01/2016 22:41 - Dartagnan Ferraz - CRÔNICA: "NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS - RESPOSTA"
ResponderExcluirPoeta, este véio aposentado, depois de 35 anos de serviço, da mais novo que você apenas 2 anos, asmático crônico, fez um comentário a uma crônica sua, mas sem a menor intenção de contrariá-lo. Deus me livro, meu caro Olavo. Confesso que temos uma visão oposta em relação ao Lula, mas isso não vai impedir o nosso respeito mútuo. Sou daqueles que tem mais amigos na direita e no centro que na esquerda que tanto defendo. Vivo bem com todo mundo. Não tem ideologia que me faça perder uma amizade. estou incluindo você dentre as pessoas que estimo. Abraço.
24/01/2016 21:24 - Luiza De Marillac Michel - CRÔNICA: "NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS - RESPOSTA"
ResponderExcluirBoa noite Poeta Olavo! Todos têm direito à opinião própria. Isto é um direito constitucional até! Adoro sua escrivaninha, voltarei sempre sim!
24/01/2016 20:33 - Mariana Mendes - CRÔNICA: "NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS - RESPOSTA"
ResponderExcluirPoeta Olavo, meu respeito total às suas argumentações. Desculpe-me, apaguei meu comentário. Cada qual tem sua vivência, experiência, seu grau de mais ou menos vítima da história política brasileira. Desculpe-me se o magoei, detesto isso, não combina com minha personalidade. Sou apolítica de nascimento. Abraços, boa semana. À poesia, é bem melhor.
24/01/2016 20:19 - Carlos Sampaio [não autenticado] - CRÔNICA: "NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS - RESPOSTA"
ResponderExcluirMeu caro poeta Olavo, eu já fiz textos bem maiores que esse, mas com conteúdo mais desagradável... O seu texto foi bem moderado. Você têm todo meu apoio, precisa postar mais vezes. Um abraço.
24/01/2016 19:59 - Sô Lalá - CRÔNICA: "NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS - RESPOSTA"
ResponderExcluirBoa noite Poeta Olavo. Concordando ou não, o direito de expressão é constitucional. Se houver ofensas é outra histórias. Um abraço.
24/01/2016 19:42 - nuno andrada - CRÔNICA: "NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS - RESPOSTA"
ResponderExcluirSoou como um desabafo, mas foi autêntico. Pode até ser que tudo que vemos, diariamente, seja um engano, mas o fato é que o povo está mal amparado, tudo piora, sensivelmente, e a corrupção é gigantesca. Suas palavras são objetivas e plenas de sentimento. Respeito isso. Aliás, concordo com tudo que disse.Abraços!
24/01/2016 19:18 - Poeta Olavo - CRÔNICA: "NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS"
ResponderExcluirOlá prezados recantistas que me honram com seus comentários. Voltei aqui porque o assunto é polêmico e mexe com interesses e tendências pessoais. Quando expressei a minha opinião sobre o ex-presidente Lula, foi exatamente o que eu acho da impoluta figura, ainda mais quando coloca a "HONESTIDADE" em suas frases de efeito e sem qualquer fundamento prático. Alguns interessantes e importantes recantistas colocaram aqui a sua opinião e mostraram a sua revolta pelo que foi dito. Respeito todas as expressões contrárias e eles que façam o mesmo para defender suas opiniões certas ou erradas. Se o que falei está correto ou não é de ser analisado pela consciência de cada um, mas não retiro uma vírgula do que disse: A HONESTIDADE É UM COMPORTAMENTO MUITO NOBRE PARA SER BAGUNÇADO POR UM LULA QUALQUER. Não sou político, petista, pmdebista ou qualquer "porra" de partido ladrão qualquer. SOU UM BRASILEIRO QUE SE APOSENTOU APÓS 35 ANOS DE TRABALHO E QUE DEPENDE DE UMA PREVIDÊNCIA COVARDE QUE ESTÁ AÍ E QUE TEM SIDO UMA PEDRA NO SAPATO DE TODOS OS GOVERNOS INDEPENDENTE DO PARTIDO. ABRAÇOS A TODOS - E QUE DEUS NÃO NOS ABANDONE. OLAVO NASCIMENTO
24/01/2016 18:17 - Laerte Russini - CRÔNICA: "NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS"
ResponderExcluirOlavo, você que já tem nome de poeta tem meu total respeito à sua crônica. Lamento que ainda existam pessoas incautas que acreditam nesse "honesto"
23/01/2016 00:23 - ELIE MATHIAS - CRÔNICA: "NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS"
ResponderExcluirMagnífica e verdadeira cronica reflexo a realidade nua e crua do que ocorre no país, ao qual concordo plenamente . A esperança que falta é que as investigações em curso terminam com a prisão de todos os envolvidos civis e políticos
22/01/2016 23:41 - Carla Araújo - CRÔNICA: "NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS"
ResponderExcluirOlá poeta Olavo! Ótima crônica e expressar suas ideias e ideais é o que interessa. Seu recado está dado^^ abços e um ótimo fds<3
22/01/2016 21:48 - Dartagnan Ferraz - CRÔNICA: "NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS"
ResponderExcluirPoeta, você tem que levar em conta o fato do Lula estar sendo linchado 24 horas por dia pela grande imprensa. Que fique claro que contra só há ilações. Nao sou petista, mas acho que não podemos fazer coro com uma imprensa que está engajada com o golpe. Um abraço.
22/01/2016 21:21 - ELIAS OLIVEIRA - CRÔNICA: "NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS"
ResponderExcluir"E de tanto se multiplicar as nulidades, chegará o dia em que o homem terá vergonha de dizer que é honesto.( Rui Barbosa).Meu caro poeta, o ex presidente, com a sua declaração, com o apoio de mais de 50% do eleitorado brasileiro, pôs em evidencia o comprimento desta profecia em nosso país. Só nos resta lamentar! Boa noite.
20/01/2016 21:38 - Rosa Ambiance - CRÔNICA: "MADRUGADA SEM PALAVRAS"
ResponderExcluirBoa noite Poeta! As madrugadas traz a muitos poetas inspiração. Eu por exemplo, escrevo bastante nas madrugadas. O silêncio fala comigo e tem abrigo nos meus versos. Parabéns por tão bela e explicativa Crônica. Maravilha de madrugada que faz você construir belos textos como esse.Ah, visitei o seu Blog.Trabalhos ótimos e informativos como o criador do Lápis. Adorei o pouco que deu para eu ler. Voltarei depois. Abraços e parabéns por amar a escrita e os versos.
20/01/2016 20:13 - Luiza De Marillac Michel - CRÔNICA: "MADRUGADA SEM PALAVRAS"
ResponderExcluirOlá Poeta Olavo, eu também amo as madrugadas para escrever. Texto belíssimo. Boa noite meu amigo.
20/01/2016 11:15 - Morgana Mi - CRÔNICA: "MADRUGADA SEM PALAVRAS"
ResponderExcluirQuisera eu que minha madrugada fosse assim, de pura inspiração e magia, seu texto é magnífico. Parabéns, poeta Olavo.
20/01/2016 09:30 - Dartagnan Ferraz - CRÔNICA: "MADRUGADA SEM PALAVRAS"
ResponderExcluirPoeta, ah, se nas minhas madrugadas baixasse em mim o espírito do talento que baixa em você. Um texto arretado. Abraço.
20/01/2016 03:22 - Rodrigo Oliver - CRÔNICA: "MADRUGADA SEM PALAVRAS"
ResponderExcluirMeu Deus.... Simplesmente perfeito! Inclusive vou anotar o link do texto, era exatamente a inspiração que eu precisava... Obrigado, meus parabéns poeta...
20/02/2016 11:20 - Claudia [não autenticado] - CRÔNICA: "EU E A QUIMIOTERAPIA"
ResponderExcluirMuito bom e animador ler seu texto, na 2 feira agora dia 22/02/16 minha Mãe de 75 anos vai começar a fazer exatamente esse tratamento, e estamos muito ansiosos e apreensivos com os efeitos colaterais, ainda mais pela idade dela. Obrigada...
08/01/2016 09:28 - ANA LUCIA S PAIVA - CRÔNICA: "EU E A QUIMIOTERAPIA"
ResponderExcluirBOM ÂNIMO NOS AJUDA MUITO MESMO QUE O CORPO TALVEZ NÃO ACOMPANHE.É TER FÉ EM SI MESMO.UM TEXTO ÓTIMO PRA QUEM PASSA POR ISTO.FELIZ 2016 !UM ABRAÇO FRATERNO .BJS !
07/01/2016 09:22 - Irineu Gomes - CRÔNICA: "EU E A QUIMIOTERAPIA"
ResponderExcluirEis aí a confirmação sobre o pensamento positivo, trazido em FÉ. Aquela usina central chamada de cérebro trabalha a favor ou contra, conforme o direcionamento de sua operacionalização. Uns logo se abatem, outros reagem e superam os obstáculos. Daí o provérbio: "Não me importa a queda, se eu posso levantar." Parabéns!
04/01/2016 22:41 - Carla Araújo - CRÔNICA: "EU E A QUIMIOTERAPIA"
ResponderExcluirParabéns Poeta Olavo pela sua luta. Você é um exemplo de vida para todos nós. Que este ano de 2016 seja de muita saúde para você e que fique 100% logo. Obrigada pela linda interação, adorei^^ beijo carinhoso
03/01/2016 03:55 - ELIE MATHIAS - CRÔNICA: "EU E A QUIMIOTERAPIA"
ResponderExcluirLinda cronica,que nada é que uma lição de vida cheia de divina fé e muita esperança. Um forte abraço poeta Olavo.
01/01/2016 19:59 - Dartagnan Ferraz - CRÔNICA: "EU E A QUIMIOTERAPIA"
ResponderExcluirPoeta, a primeira grande crônica do ano. Bola pra frente. Aquele abraço.
01/01/2016 17:32 - Joyce Lima - CRÔNICA: "EU E A QUIMIOTERAPIA"
ResponderExcluirFeliz 2016. Fé e força! leia O voo da águia... Obrigada pelo comentário sobre o meu texto.
01/01/2016 16:19 - Cláudio Francisco - CRÔNICA: "EU E A QUIMIOTERAPIA"
ResponderExcluirMuita saúde em 2016. Abraços.
14/01/2016 10:43 - Dolores Fender - CRÔNICA: "O MEU LÁPIS É UMA PEÇA"
ResponderExcluirLindo texto, muito bem escrito, dá a impressão que a mente do escritor é carregada pelos seus dedos, sejam segurando o lápis ou teclando, e a mente do leitor vai o seguindo sem saber onde vai dar. Na última palavra o prazer de ter lido tudo e a vontade de ler outros mais.
08/01/2016 00:38 - Joyce Lima - CRÔNICA: "O MEU LÁPIS É UMA PEÇA"
ResponderExcluirBelo texto! O lápis faz parte da história de todos nós. Obrigada e um abraço.
23/12/2015 14:12 - Cristina Gaspar - CRÔNICA: "O MEU LÁPIS É UMA PEÇA"
ResponderExcluirUma crônica excelente, com um humor coerente e divertido, gostei muito, tenho alguns lápis assim também, escrevi uma crônica há muito tempo, não é o meu forte, mas, se quiser passar por lá pra conferir o nome é - Terra Sem Lei - Gritos da imaginação. Como deixei avisado no Recanto, só volto às escrivaninhas dos colegas depois do Natal, mas, como passei pela sua, envio os melhores votos de felicidade, saúde, inspiração, harmonia, prosperidade e paz, para você e família. Grata pela visita, abraços fraternos, fique com Deus.
17/12/2015 13:23 - Lucineide - CRÔNICA: "O MEU LÁPIS É UMA PEÇA"
ResponderExcluirQue texto maravilhoso! No meu caso são três coisas que não se separam de mim: lápis, borracha e papel. Quando não tenho a tecnologia a meu favor, isso me ajuda a registrar meu olhar. Agradeço imensamente pela visita e principalmente, pelo comentário.
29/11/2015 08:19 - Teresa Sá Carneiro - CRÔNICA: "O MEU LÁPIS É UMA PEÇA"
ResponderExcluirOlavo, um tema interessante e apesar de tão próximo de todos nós, amantes da escrita, chega a surpreender pelo inesperado em detalhes. Gostei muito de ler vc. Muito grata pela gentil visita à minha escrivaninha.Deixo um abraço de bom dia e desejos de um feliz domingo.
29/11/2015 08:12 - Atiz - CRÔNICA: "O MEU LÁPIS É UMA PEÇA"
ResponderExcluirMuito bom seu texto. O lápis é muito útil para fazer anotações em livros,apontar o que achamos interessante. O teclado é muito interessante, mas precisamos muito ainda do lápis.Bem criativa é sua crônica.Abraços
29/11/2015 00:04 - Lucia Moraes - CRÔNICA: "O MEU LÁPIS É UMA PEÇA"
ResponderExcluirO lápis tem muitas histórias e, embora a tendência seja substituí-lo pelos teclados dos produtos de alta tecnologia, até hoje tem lá o seu valor e continua tendo sua utilidade. Eu ainda uso lápis para fazer meus desenhos, embora também possa fazê-los usando aplicativos próprios para isso. Parabéns, amigo poeta Olavo, pela inspiração e pelo carinho da visita. Bjss no coração.
28/11/2015 16:10 - CRÔNICA: "O MEU LÁPIS É UMA PEÇA"
ResponderExcluirGostei, realmente o lápis é um bom companheiro, muitas poesias eu escrevi com ele na minha vida, talvez volte a escrever com um lápis minhas poesias, abraços, vou passar uns dias sem escrever aqui no recanto.
05/04/16 09:50 - Suzana da Cunha Heemann - CRÔNICA: "FARINHAS DO MESMO SACO"
ResponderExcluirExcelente!Divulga,poeta!
05/04/16 14:22 - Carinhosa - CRÔNICA: "FARINHAS DO MESMO SACO"
ResponderExcluirFaço minhas tuas sábias palavras! Oportunas letras! Abç carinhoso,
Cintia :)
05/04/16 20:41 - Edna Frigato - CRÔNICA: "FARINHAS DO MESMO SACO"
ResponderExcluirUm assunto oportuno, levando em consideração o caos no qual o país
está afundado. E as vezes temo que seja apenas a ponta do iceberg.
Tenho medo do preço que teremos de pagar por isso. Você escreve de
forma coerente, concisa, com propriedade e a segurança de quem sabe o
que está dizendo. Parabéns, poeta. Tenha uma ótima noite!
05/04/16 21:45 - Cândido Paulo Domingues - CRÔNICA: "FARINHAS DO MESMO SACO"
ResponderExcluirInfelizmente o nosso país está um caos. Parabéns, excelente crônica.
Abraço.
05/04/16 23:15 - ELIE MATHIAS - CRÔNICA: "FARINHAS DO MESMO SACO"
ResponderExcluirCronica verdadeira reflexo da real situação nua e crua. Assino em
baixo poeta.
06/04/16 09:11 - Domingo Lage - CRÔNICA: "FARINHAS DO MESMO SACO"
ResponderExcluirEstamos a beira de um abismo, num país que tem de tudo, só falta aos
homens vergonha. Gostei do que li.
06/04/16 13:11 - Favinho de Mel - CRÔNICA: "FARINHAS DO MESMO SACO"
ResponderExcluirlinda e verdadeira!adorei!!
06/04/16 16:07 - Ferreira Estêvão - CRÔNICA: "FARINHAS DO MESMO SACO"
ResponderExcluirBoa tarde, poeta Olavo.
O grande problema dos políticos, tanto do meu como do seu país, é a
falta de ética e de escrúpulos... O vil metal tudo corrompe como se
comprova até nos papéis do Panamá, onde foi divulgada uma lista de
vip's insuspeitos ocupando elevados cargos políticos. É necessária uma
grande limpeza, que ultrapassa fronteiras e faça essa gente respeitar
os outros...
Parabéns pela sua crónica.
Votos de feliz quinta-feira.
Abraço de amizade.
06/04/16 19:58 - Lenapena - CRÔNICA: "FARINHAS DO MESMO SACO"
ResponderExcluirA nação vive tempos tempestuosos. Onde a corrupção se tornou fato
corriqueiro. Muito oportuna sua crônica. Uma boa noite
08/04/16 08:02 - David Corrêa - CRÔNICA: "QUE DEMOCRACIA É ESSA?"
ResponderExcluirA expressão "foro privilegiado" por si já é uma aberração. Além disso,
não se leva em conta que o ocupante de cargo público foi agraciado com
a confiança de milhares ou milhões de cidadãos, por isso se ele comete
delitos usando sua posição, ele trai a confiança dessas pessoas e
assim, se ele fosse punido nessa proporção, teria que passar o resto
da vida na prisão e não, como acontece hoje, ter favorecimento legal.
08/04/16 08:13 - David Corrêa - CRÔNICA: "FARINHAS DO MESMO SACO"
ResponderExcluirNão me esqueço de certa vez numa entrevista conjunta na TV de Ulisses
Guimarães e Leonel Brizola, sem entrar no mérito de cada um, o
primeiro se vangloriou do MDB,ter sido oposição no governo militar,
Brizola imediatamente rebateu: "vocês eram oposição consentida". Em
resumo, o PMDB sempre ficou em cima do muro e continuava assim até
surgir essa oportunidade de descer do lado mais conveniente e com todo
cuidado.
08/04/16 17:02 - Iza Engel - CRÔNICA: "HONESTIDADE É COISA SÉRIA"
ResponderExcluirBeleza pura! Assino com você. Sucesso, paz e muita Luz nesse coração.
08/04/16 17:30 - Iza Engel - CRÔNICA: "FARINHAS DO MESMO SACO"
ResponderExcluirParabéns! Li as diversas crônicas sobre esse assunto. Bons e
reflexivos textos. Sucesso, paz e Luz.
21/04/16 15:17 - ÂNGELO DIAS - "FARINHAS DO MESMO SACO"
ResponderExcluirMUITO BOM POETA , FALOU A VERDADE, E TENS RAZÃO A IDEIA DO MEU POEMA
DIA D ,FUNDEM COM O DIRECIONAMENTO DE SUA BELA CRÔNICA, GRATO PELA
GENTIL VISITA, FERIADO DE PAZ PARA VOCÊ.
nuno andrada - "NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS"
ResponderExcluirTenho lido alguns de seus trabalhos, nos intervalos de minhas muitas tarefas. Sei o quanto seu íntimo está inquieto e bem indignado com o que ocorre.
Passamos maus bocados no passado, e ver a cambada de aproveitadores se gabar de heroísmo, sugando a nação, indigna mesmo. -
Tenho feito inimizades com meus textos, porque muitos ainda acreditam no PT e em outros tontos do congresso.
O escritor tem de aguentar o tranco e seguir em frente. É menos mal que as surras que recebia no tempo da ditadura
Abraços companheiro.
14/05/16 07:27 - Atiz - "HONESTIDADE É COISA SÉRIA"
ResponderExcluirGostei de saber sobre Operação Mãos Limpas, não sabia. Acho que a
Dilma pensa que honestidade é apenas não receber propina, mas proteger
Lula é desonestidade, pois sabemos que é corrupto apenas por saber os
bens que ele tem sem nunca ter trabalhado. Ótima sua crônica.Abraços.
14/05/16 07:40 - Atiz - "EU E A QUIMIOTERAPIA"
ResponderExcluirGostei muio de ler essa crônica, principalmente de seu conselho não
entregar os pontos. Hoje tenho saúde, mas não sei se sempre terei. Por
isso vou pensar sempre: não entregar os pontos. Abraços.
10/11/15 08:04 - Teresa Sá Carneiro - "MAR DE LAMA"
ResponderExcluirÉ verdade , Olavo, neste país passamos de uma lama para outra e no
final vence a impunidade. É revoltante. Muito bom texto. Li seu texto
"Desassossego".Temos estilos poéticos muito diferentes(eu uso e abuso
de sucintas e muito breves figuras de linguagem), mas gosto da
maneira como revela sua sensibilidade.Muito grata pela gentil
visita.Deixo um abraço de bom dia
10/11/15 09:30 - Cristino Mendonça - "MAR DE LAMA"
ResponderExcluirA lama de Mariana, casou morte e destruição, a lama do DF, destrói a
nossa Nação. Abraço. Cristino
10/11/15 16:34 - Elia Macedo - "MAR DE LAMA"
ResponderExcluirVerdade amigo, a lama pior é a que sai do Df. Só bastava que se
cumprisse a lei, mas quem? Só o Senhor nessa causa, não tem jeito
mesmo.Até quando meu Deus?
Grata pela visita amigo.
Paz e luz sempre e Viva o Brasil!
15/11/15 10:15 - A folha que o vento levou - "A VOZ"
ResponderExcluirOuvir a voz de uma criança falando meio errado "eu te amo mamãe" isso
nem tem comparação, comove nosso coração e nos enche de alegria.
17/11/15 17:28 - Magrão do Planalto - "QUEM SOU EU?"
ResponderExcluirAs coisas se transformam no verão... Biquíni Cavadão!
18/11/15 15:35 - A folha que o vento levou - "ADORAÇÃO À NATUREZA"
ResponderExcluirO homem constroi predios de concreto no lugar das matas e pra
compensar a vista natural, pendura na sala um quadro de um belo
cenario de uma natureza.que bom que ainda existem pessoas que gostam
da natureza assim como você.
19/11/15 16:08 - murilochagas - "CPI (CASA PERDIDA DE IDIOTAS)"
ResponderExcluirrevoltante mesmo essa situação, falta simplesmente amor, com o outro e
consciência que estamos tirando de alguém.
19/11/15 18:07 - Sandra Rosa - "CPI (CASA PERDIDA DE IDIOTAS)"
ResponderExcluirCPI da pizza, infelizmente. Não acredito em nenhuma, neste país só é
preso os pobres, rico se safa pagando o preço da sua liberdade com o
dinheiro que levaram da gente. Abraços!
19/11/15 21:13 - oliveira poeta - "CPI (CASA PERDIDA DE IDIOTAS)"
ResponderExcluirQuerido poeta! Venho aqui compartilhar com você,e ao mesmo tempo te
parabenizar por esta crônica tão bem elaborada. Na verdade, tenho
vergonha de ver esta corja, que infelizmente temos na nossa política!
Tenho horror de ver os nossos jovens,sendo usados por este canalhas,em
passeatas,com os rostos pintados,e sendo chamados de CARAS
PINTADAS,isso é para não chama-los de PALHAÇOS,pois seria muita
safadeza, todos são usados durantes os períodos eleitorais,estou
cansado de ouvir,VOTE CONSCIENTE,e eu pergunto,onde esta a consciência
destes políticos? Muito obrigado por sua visita.
19/11/15 21:19 - oliveira poeta (não autenticado - "ADORAÇÃO À NATUREZA"
ResponderExcluirAdorei o que li! PARABÉNS!
20/11/15 11:36 - José Coelho Fernandes - "CPI (CASA PERDIDA DE IDIOTAS)"
ResponderExcluirBela obra, parabéns, um abraço.
20/11/15 15:05 - ELIE MATHIAS - "CPI - (CASA PERDIDA DE IDIOTAS)"
ResponderExcluirCONCORDO PLENAMENTE COM TUDO ISSO QUE É A REALIDADE NUA E CRUA DAS
COI'S NA REPUBLICA DE BANANAS E DE IDIOTAS.UM FORTE ABRAÇO POETA
OLAVO.
21/05/16 07:08 - ELIAS OLIVEIRA - "FARINHAS DO MESMO SACO"
ResponderExcluirFalou e disse ... tudo!! Bom dia, poeta.
04/06/16 08:37 - Isabelle Mara - "FARINHAS DO MESMO SACO"
ResponderExcluirRealmente, podemos contar nos dedos o que já foi feito de bom por este
País a não ser no esporte. Infelizmente, o Brasil faz tempo está
entregue às traças e cada uma mais poderosa em se tratando do seu
bolso e do puder de cada um. Cada um mais desonesto e mais
incompetente no que diz respeito a reergue-lo. Que pena que os
HONESTOS e que poderiam tirar o Brasil deste caus em que se encontra e
faz tempo, não se candidatam! Até penso por que... É que cada um que
chega lá no congresso se não se vacinar antes, será contaminado e como
se desconhece a vacina, preferem nem tentar. É lamentável que só se
pense no Brasil desta maneira. Estamos com você e com aqueles que amam
este País. Obrigada pela constância e comentários carinhosos. Bom
final de semana, poeta.
04/06/16 19:19 - Kathmandu - "ADORAÇÃO À NATUREZA"
ResponderExcluirA natureza é uma grande inspiradora!
05/06/16 11:02 - Gabriel Craveiro - "CPI - CASA PERDIDA DE IDIOTAS"
ResponderExcluirReforma política JÁ.
05/06/16 10:13 - Pacífico e Pensativo - "NINHO DE RATOS"
ResponderExcluirCorreto!
Que haja uma chama que acabe com a extrema corrupção que presenciamos!
Abraços e bom domingo!
06/06/16 15:20 - Henrique César - "FARINHAS DO MESMO SACO"
ResponderExcluirPoeta, concordo plenamente com tuas palavras e faço-as minhas.
Parabéns pela crônica. Entretanto, peço desculpas pois sou
peremptoriamente contra um termo usado pelo poeta. Peremptório para
usar um termo fora de moda, já que nossa língua sofre tanto hoje em
dia, quando somente meia duzia de palavras são utilizadas para toda a
comunicação do país. Mas o termo a que me refiro é ditadura. Muito
melhor do que eu, pois é carioca, e podemos usar alguns exemplo que
tive o prazer de viver e ver em sua linda terra. Não houve ditadura no
Brasil, pode ter havido regime de exceção. Numa ditadura não há troca
de presidentes, mesmo eleitos por voto indireto. Em 74 o MDB, partido
de oposição, elegeu 16 dos 22 senadores da República. A macha das
diretas não houve qualquer intervenção militar. Os militares em poucos
anos de governo fizeram pelo Brasil o que os democráticos partidos de
hoje não fizeram em 30. Ponte Rio-Niterói - 4 anos -; Usinas de Angra
- 4 anos -; e muitas e muitas obras. Andava-se no Rio, pois morava lá
na época Geisel e parte de Figueredo, sem qualquer temor de não voltar
para casa. Eles combateram comunistas que queriam implantar uma
ditadura no Brasil e graça a isso ainda respiramos um pouco de
liberdade. Um forte abraço e parabéns pela crônica.
14/03/2016 21:32 - Sô Lalá - "HONESTIDADE É COISA SÉRIA"
ResponderExcluirNem juiz do Paraná/ vai impedir o LULA_LA. Tenha uma boa noite.
02/03/2016 13:34 - Erivas - "CPI - CASA PERDIDAS DE IDIOTAS"
ResponderExcluirConcordo plenamente. Aplaudo de pé. Erivas.
28/02/2016 21:31 - Iza Engel - "CPI - CASA PERDIDA DE IDIOTAS"
ResponderExcluirRealidade atual... Sucesso, paz e Luz.
24/02/2016 20:46 - Lenapena - "MAR DE LAMA"
ResponderExcluirTriste a realidade do nosso país. Uma boa noite pra vc.
CRÔNICA: "COISAS QUE NÃO TÊM MAIS GRAÇA"
ResponderExcluir16/06/16 16:30 - Lenapena Há mais de tres lustros, não assisto jornais, reservo a televisão para assistir documentários e bons filmes. E seleciono com cuidado o que leio, a idade concedeu-me o aprendizado de eleger o melhor pra minha saude mental e física. Não fico alienada, ou sem informação dos fatos, sei o suficiente. No mais, sigo fazendo o que gosto e isso me traz paz de espírito. Busco não deixar o mundo exterior desequilibrar o meu mundo interior. Uma boa tarde pra vc, Olavo
16/06/16 16:56 - José Coelho Fernandes - "COISAS QUE NÃO TEM MAIS GRAÇA"
ResponderExcluirParabéns caro amigo Olavo, pelo seu exuberante trabalho, "tudo que é demais enche o saco" (se gritar pega ladrão não fica um meu irmão) um forte abraço e Deus nos abençoe. sempre.
16/06/16 18:18 - Luiza De Marillac Michel - "COISAS QUE NÃO TÊM MAIS GRAÇA"
ResponderExcluirBoa noite querido Poeta Olavo, você cercado de razão, nossa TV é um lixo total. Crônica maravilhosa, beijos ternos, da Luiza.
16/06/16 18:21 - Maria Araújo - "COISAS QUE NÃO TÊM MAIS GRAÇA"
ResponderExcluirMEU AMIGO, QUE DESABAFO. FALO DESABAFO, POR QUE NA MAIORIA DAS VEZES ENCHE MESMO O SACO. EU ANDO LONGE DE TV, NADA ME PEGA MAIS, POIS NADA DE BOM TEM PARA OFERECER, DETESTO POLITICA, E O JORNAL NACIONAL JÁ DEIXA MUITO A DESEJAR. BBB, NEM PENSAR, NOVELAS, AS VEZES PENSO QUE OS ESCRITORES ESTÃO COPIANDO OS BANDIDOS, E POR AÍ VAI.DESISTI TOTALMENTE DE TV, PRA MIM NÃO EXISTE. TE APLAUDO!!1 TE CONVIDO A OUVIR O MEU ÁUDIO,,,NO BOTECO,,,MARIA ARAUJO. ABRAÇOS
16/06/16 18:51 - cle - "COISAS QUE NÃO TÊM MAIS GRAÇA " "BRAVOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO TE APLUDODE PÉ ATÉ A ULTIMA DAS PLAMASSSSSSSSSSSSS BRAVOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
ResponderExcluir16/06/16 22:11 - Dartagnan Ferraz - "COISAS QUE NÃO TÊM MAIS GRAÇA"
ResponderExcluirPoeta, respeito o talento, um texto notável, concordo com boa parte dele, discordo de outra, temos uma visão diferente na tal política, mas concordamos no essencial, e gosto de quem escreve bons textos. Abraço.
17/06/16 08:49 - ELIE MATHIAS - "COISAS QUE NÃO TÊM MAIS GRAÇA"
ResponderExcluirCrônica bela, verdadeira e primorosa. Um fraterno abraço poeta Olavo.
17/06/16 17:25 - Uma Mulher Um Poema - "COISAS QUE NÃO TÊM MAIS GRAÇA"
ResponderExcluirEu concordo plenamente com você! Até alguns canais fechados caiu na mesmice! Parabéns por sua belíssima cronica! Abraços carinhosos.
17/06/16 19:45 - Norma Aparecida Silveira Moraes-"COISAS QUE NÃO TÊM MAIS GRAÇA"
ResponderExcluirUm belo apanhado de coisas ruins ou enfadonhas.Quanto a política, nada se salva, nenhum partido, a política está falida, só há corrupção. Futebol. já era, uma desilusão. O que se percebe é que há muitos jogos de interesses. Aplausos mil
17/06/16 19:47 - Norma Aparecida Silveira Moraes - "COISAS QUE NÃO TÊM MAIS GRAÇA"
ResponderExcluirAinda vamos ver o que vai dar este governo biônico, este salvador da pátria corrupto também, em algumas coisas de seu gosto não concordo, me perdoe por isto...No mais concordo em tudo. Aplausos mil
17/06/16 21:24 - Iolanda Pinheiro - "COISAS QUE NÃO TÊM MAIS GRAÇA"
ResponderExcluirConcordo com alguns, outros não, e gostei da crônica. Abraços, meu lindo e obrigada pela interação. Já está lá. BFDS.
30/06/16 17:48 - maria luiza bremide - "MADRUGADA SEM PALAVRAS"
ResponderExcluirQue prosa poética pra lá de boa!mil aplausos!
04/07/16 21:46 - Walmor Zimerman - "COISAS QUE NÃO TÊM MAIS GRAÇA"
ResponderExcluirPoeta Olavo, parabéns pela abrangência de suas colocações... Quanto a
Formula 1 após o falecimento de Senna, em 01 de maio de 1994, nos
desligamos...
Quanto ao nosso futebol, após os 7x1 da Alemanha idem... Muito grato
por voltar a nos ler e pelas suas gentis palavras de participação. Um
abraço amigo do Saul
06/07/16 21:01 - RENATO PASSOS DE BARROS - "FARINHAS DO MESMO SACO"
ResponderExcluirBelo texto, poeta! Lúcido, amplo e bem posicionado. Concordo: eles são
todos farinha do mesmo saco. E isso mostra, Olavo, a irracionalidade
do povo ao polarizar o país escolhendo uma quadrilha de bandidos
(PT/PMDB) ou um bando de marginais (PSDB/DEM). E fiquei e a inda estou
perplexo. Valeu, grande poeta! Até mais ler!
12/07/16 19:27 - David Corrêa - "QUE INDONÉSIO É ESSE?"
ResponderExcluirVejo os políticos em geral como bandidos e traidores da Pátria. Além
disso, suas atitudes deixam evidente extremo cinismo. Nossos
administradores são incapazes de tomar atitudes que possam prejudicar
suas "imagens públicas". A "ocupação" do Morro do Alemão foi, na minha
opinião um dos exemplos recentes mais marcantes de covardia e falta de
honra. Montaram um teatro, com a presença das forças armadas e não as
deixaram agir efetivamente. A população e os militares foram feitos de
palhaços e os bandidos foram os vitoriosos. A situação do Rio de
Janeiro é um dos retratos da incompetência/corrupção vigente. Não acho
que HOMENS tenham que necessariamente usar fardas, mas tenho dúvida
que eles possam ser encontrados na classe política.
29/07/16 23:45 - Maria Araújo - "QUEN SOU EU?"
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, excelente poeta, e o melhor
foi a surpresa, o biquini rsr, Eu li mas nunca pude imaginar que fosse
o biquini que causasse todo esse alvoroço, ainda estou rindo. Aplausos
mil!!! Abraços, Maria Araujo
05/08/16 02:11 - Pacífico e Pensativo - "FARINHAS DO MESMO SACO"
ResponderExcluirBelíssimo trabalho!
O Brasil é o único país do mundo onde os vagabundos políticos podem
recorrer em até 3 ou 4 instâncias. Esses bandidos legislam em causa
própria.
O STF infelizmente não passa a devida credibilidade, seus membros
claramente protegem Lula que já devia estar na cadeia.
Parabéns pela crônica!
18/08/16 10:14 - Lilian Vargas - "O MEU LÁPIS É UMA PEÇA"
ResponderExcluirUma crônica maravilhosa Olavo! Gostei muito mesmo.Eu gosto de escrever
a lápis, inclusive já fiz um texto com este título,depois passo para o
computador, claro que dá mais trabalho, mas é mania rrss.
Tão bom quando podemos fazer uso de recursos gráficos para expor
nossos sentimentos, desejos e manifestar nossa indignação,e assim o
lápis cumpriu seu papel na história; pois grandes pensadores,
cientistas e músicos em mesa de bar, no banco da praça ou em situações
em que não dispunham de computador e aparatos tecnológicos, rabiscavam
e rascunhavam suas idéias no papel usando o bom e velho lápis.
Parabéns. Bom dia a você. Abraços
18/08/16 10:21 - Lilian Vargas - "MADRUGADA SEM PALAVRAS"
ResponderExcluirDEZ Olavo! Ficou uma crônica com estilo poético muito bem dosada. A
madrugada é companheira dos artistas e do processo de criação. Muitos
só conseguem no silêncio da madrugada, compor suas obras. Eu já passei
por isto, tentei escrever algo, rabiscava, o sono avançava e no dia
seguinte, eis que surge o restante da poesia, como num passe de
mágica. A inspiração veio e foi a noite, e no sono o restante se
consumou. Um texto tocante por si só. Parabéns. Obrigada pelo convite a
ler seus escritos, que são muito coerentes e verdadeiros. Um grande e
afetuoso Abraço.
29/08/16 08:26 - Lilian Vargas - "COISAS QUE NÃO TÊM MAIS GRAÇA"
ResponderExcluirOi caro escritor, concordo com todos pois também me enchi de muita
coisa que você tão habilmente enunciou.As corridas de Fórmula 1, eu
também sou daquele tempo de Senna e companhia, e era bom demais,
ultrapassagens e disputa, e não é agora, cheio de estratagemas e
carros controlados pelas equipes,antes não era no braço mesmo, o
Ayrton Senna, sabia disto muito bem.Essa narrativa do golpe também já
encheu, um discurso vazio e sem conteúdo. BBB é uma ojeriza.Parabéns
pela lúcida crônica.Boa semana e Um grande Abraço
29/08/16 08:31 - Lilian Vargas - "FARINHAS DO MESMO SACO"
ResponderExcluirUm texto para ler e reler dado a conveniência e sabedoria nas
letras.Muito bom poeta.Bom dia.Abraços
18/09/16 22:25 - Élia Macedo - "HONESTIDADE É COISA SÉRIA"
ResponderExcluirVamos torcer pra que dias melhores possam ainda surgir em meio a essa
nossa política quase falida.
Abraços de boa noite!
04/10/16 10:57 - RENATO PASSOS DE BARROS - "HONESTIDADE É COISA SÉRIA"
ResponderExcluirConcordo contigo, Olavo: honestidade é uma virtude em extinção. Admiro
também o jurista Ruy Barbosa, pela sua inteligência e capacidade
discursiva. Mas ele foi muito infeliz ao se posicionar, publicamente,
favorável à destruição total da cidade de Canudos. Demonstrou, com
esse posicionamento, ser um intelectual cosmopolita, darwinista,
eurocentrista cuja eugenia é o pilar de seu pensamento preconceituoso
e elitista. Um sábio metropolitano, totalmente ignorante aos assuntos
da periferia. Valeu, grande Poeta, pela reflexão! Até mais ler!
06/10/16 20:27 - Jô Pessanha - "FARINHAS DO MESMO SACO"
ResponderExcluirTambém aplaudo de pé. Comungamos do mesmo pensamento. Parabéns e um
fraterno abraço.
11/10/16 21:38 - Walmor Zimerman - "QUE DEMOCRACIA É ESSA?"
ResponderExcluirPoeta Olavo boa noite. Objetivas as suas colocações. "Assino" em
baixo. Alias, numa autentica democracia, todos são iguais perante as
leis. Pelo que vi e ouvi, parece que estamos dando os primeiros; os
políticos irão daqui para frente se aposentar pelo teto máximo do
INSS; será que vai acontecer? Um abraço,
Saul
17/10/16 01:53 - Maria Araújo - "O MEU LÁPIS É UMA PEÇA"
ResponderExcluirOI AMIGO POETA, UMA BELÍSSIMA CRÔNICA COM UMA BRILHANTE HOMENAGEM,
ONDE POUCAS PESSOAS SE TOCAM COM A IMPORTÂNCIA DO LÁPIS. E VOCÊ
DESCREVEU CADA DETALHE SOBRE ELE, O SEU VALOR COMO MEIO DE
COMUNICAÇÃO. AMEI AMIGO. APLAUSOS PARA VOCÊ MIL VEZES!!! EU ADORO
LÁPIS, E JÁ FIZ MUITAS COLEÇÕES DELES. APLAUSOS MIL VEZES!!! TE
CONVIDO A OUVIR O MEU ÁUDIO,,,WHEN YOUR SOUL,,,ABRAÇOS, MARIA ARAUJO
Assunto: Encontramo-nos, novamente. - "MADRUGADA SEM PALAVRAS"
ResponderExcluirNome: nuno andrada
E-mail: nunoandrada@hotmail.com
IP: 179.125.117.29
Mensagem:
É auspicioso receber comentário seu.
Outro dia, lendo algo de seus textos, vi um trecho, que diz:"Nas madrugadas longas sem sono e sem sonhos, eu me aventuro ao encontro das letras". Não sei se escrevi corretamente, mas é o que lembro. Achei ótimo e me identifiquei com esse hábito.
Espero que esteja tudo bem consigo, e que nos encontremos, ao menos por aqui, muitas outras vezes. Abração!
21/10/16 15:25 - Orpheu Leal - "FARINHAS DO MESMO SACO"
ResponderExcluirA certeza da impunidade é que fez com que muitos criminosos de
colarinho branco roubaram, descaradamente, a principal empresa do
país, quase levando-a ao caos, à falência. Nem o presidente da empresa
e nem o governo eram sabedores dessa ladroeira? Claro que sim. De quem
era a responsabilidade? - Deles e de seus comparsas. O balanço anual
de uma empresa não informa se está tudo certo? Sabe-se que há
deputados, senadores e até ministros metidos nessa falcatrua. A
Lava-Jato já está apurando os fatos e alguns salafrários já estão
sendo punidos, pela prisão, e o Dirceu encabeça a lista. O Eduardo
Cunha já está na gaiola. Parece que vai sobrar farinha pra todo lado.
Alguns políticos corruptos já tentaram acabar com a Lava-Jato. Vamos
aguardar os novos capítulos da novela. Parabéns, Poeta Olavo, receba o
meu abraço.
25/10/16 08:45 - Maria Mendes - "HAJA SACOS"
ResponderExcluirBom dia poeta..Concordo com vc haja farinha o sacos vão faltar, bem
escrito e belo exemplo querido poeta, parabéns..abraços.
25/10/16 11:00 - Apaixonado Jovem - "HAJA SACOS"
ResponderExcluirAplaudo seu belo escrito em verdades. Abraços para ti obrigado por
tudo e principalmente pela sua amizade que é pura e sincera. Abraços
para ti.
25/10/16 13:10 - Nogam O Beija flor - "HAJA SACOS"
ResponderExcluirCrôniCa inteligente , verdadeira e reflexiva . Paz e luz .
05/12/16 23:17 - RENATO PASSOS DE BARROS - "QUE PARTIDO É ESSE?"
ResponderExcluirBoa noite. Poeta Olavo! Obrigado pela valiosa e inteligente visita
feita à minha página recentemente. Seu comentários muito engrandecem
meus singelos e resumidos textos. Quanto à sua crônica política,
considero-a muito bem articulada e posicionada no balanço que fez
sobre a história do PT até o presente momento. Sobre o atual contexto,
minha proposta de intervenção é a seguinte: Pena de morte pra roubo de
dinheiro público (corrupção passiva e ativa) com redução para prisão
perpétua se houver a delação premiada. Extinção completa dos partidos
políticos que se envolveram direta ou indiretamente em corrupção ou
que praticaram caixa 2. Segundo levantamento da ONG "Adote um
Deputado", vinte e nove partidos seriam extintos, restariam apenas
seis, dentre eles o PSOL, PSTU, PCB (três partidos verdadeiramente
socialistas). Seriam extintos, dentre outras, as seguintes desgraças
(leia-se quadrilhas de psicopatas endinheirados, leia-se quadrilhas de
pebas ricos, leia-se parasitas do povo): PT, PSDB, PMDB, DEM e seus
periféricos: PCdoB, PTB, PP, PR, PPS, PSB, PDT. Essa seria a
verdadeira e justa Reforma Política. Mais que isso: as cidades
estariam limpas, o congresso nacional vazio e as penitenciárias
lotadas. Só lembrando que o Jair Bolsonaro apoia Eduardo Cunha,
portanto, apoia o roubo de dinheiro público, nesse sentido, os dois
também devem ser fuzilados no mesmo paredão de Lula, José Dirceu,
Dilma, Fernando Henrique, Aécio Neves, Michel Temer, Renan Calheiros e
tantos outros marginais desgraçados de suas respectivas quadrilhas.
Resumo da ópera: psicopata endinheirado bom é psicopata endinheirado
morto. Morte aos parasitas capitalistas, que nunca trabalharam na
vida! Que não conseguem se sustentar por conta própria! Mais uma vez,
Poeta Olavo, muito obrigado por ceder tão precioso espaço em sua
Página Literária para expor minhas singelas ideias. Parabéns, Grande
Poeta! Até mais ler!
05/12/16 23:44 - RENATO PASSOS DE BARROS - "VIÚVA NEGRA, RAINHA E LOUVA-A-DEUS"
ResponderExcluirDepois a gente morre é na pensão alimentícia. Daí que se conclui: "o
casamento é a forma mais cara de se comer uma mulher de graça". Essa
aqui é de um machismo extremo: "passado de mulher é igual cozinha de
restaurante, se você conhece, não come". Eitha Laskeira!...
06/12/16 14:15 - lumah - "HAJA SACOS"
ResponderExcluirQuerido Poeta Olavo: por um lapso deixei de falar nos seus
comentários, sábios, inteligentes, oportunos, atuais, inclusive dentro
do momento político. Grata, gratíssima. Hoje, como nesses dias, ando
muito atarefada, mas não deixo de visitar nosso cantinho especial.
Abraço
10/12/16 01:35 - Cláudio Francisco - "OS FILHOS DA QUENGA"
ResponderExcluirMeu amigo poeta, li aqui um dos textos mais completos e interessantes
que tratam dessa vergonha nacional no âmbito político. A face suja e
irônica do Renan causou-me tamanha indignação que cheguei a sentir
vergonha de morar num país onde não existe lei. Aliás, existe no
papel, no fundo da gaveta dos juízes e, provavelmente, pregada na
porta do guarda-roupa de um destes filhos da p. Só para olhar a noite,
antes de dormir. Sorrir e balançar a cabeça, num ato de deboche. Mas
creio naquela velha máxima de que aqui se faz, aqui se paga. E esses
filhos que desonram suas mães, o povo e Deus, ainda vão pagar por
suas sujeiras. Meu amigo, parabéns pelo belo texto. Tenha um ótimo
final de semana. Abraços.
10/12/16 02:30 - Mutável Gambiarreiro - "OS FILHOS DA QUENGA"
ResponderExcluirÉ cidadão Filhos da Puta em totalidade. Não consigo entender como um
cara desses consegue dizer que ama sua mãe, fazendo o que fazem. Tá
difícil de respirar nesta porra, que é conviver em sociedade no
Brasil. Alguma coisa tem que acontecer... impossível que a bandidagem
- generalizada - tome este soberbo país de assalto. valeu...
10/12/16 02:51 - Lucia Moraes - "OS FILHOS DA QUENGA"
ResponderExcluirTeu desabafo é pertinente, amigo Poeta Olavo. É revoltante como esses
políticos subestimam a inteligência do povo, descaradamente, mas, por
outro lado, eu acho que essas pessoas não têm paz de espírito e estão
acumulando cargas negativas e mais dia ou menos dia, terão que prestar
contas dos seus atos. Bjss no coração, querido.
10/12/16 10:09 - Lilian Vargas - "OS FILHOS DA QUENGA"
ResponderExcluirUm desabafo e tanto caro escritor.Todos brasileiros de bem,que pagam
suas contas, honram seus compromissos sentiram-se execrados com a
conduta do Calheiros e seu cinismo oportuno, e o com o STF abrandando
a situação ao rasgar a Constituição do país.Uma revolta que não é só
sua, é de milhares ou milhões,que sentem-se ultrajados com esta classe
política.Aguardemos mudanças, porque deste jeito não dá.Muito bom
texto.Bom sábado e um carinhoso Abraço!
11/12/16 21:38 - Uma Mulher Um Poema - "OS FILHOS DA QUENGA"
ResponderExcluirOportuno e relevante desabafo nesta composição. Parabéns e um
carinhoso abraço!
13/12/16 13:38 - RENATO PASSOS DE BARROS - "OS FILHOS DA QUENGA"
ResponderExcluirDesculpa meu pessimismo, Poeta Olavo! Mas, infelizmente, esses
marginais não vão ficar mais do que dois anos presos em celas
especiais. Nosso ordenamento jurídico foi todo construído para impedir
que o peba rico apodreça numa penitenciária comum. E a Justiça avisa
em mensagem inaudita (ou muito bem dita mesmo): "pode esquecer, Povo
brasileiro! Roubo de dinheiro público, se cometido pelo psicopata
endinheirado, jamais será crime!". Belo, eloquente e bem posicionado
texto de viés político! Até mais ler, Grande Poeta!
14/12/16 01:20 - Deyse Felix - "OS FILHOS DA QUENGA"
ResponderExcluirELAS não têm culpa alguma. Políticos desqualificam a boa mãe. ELAS que
nos perdoem, pois assim chamamos num momento de desabafo. >>> Mil
abraços.
19/12/16 13:09 - Apaixonado Jovem - "OS FILHOS DA QUENGA"
ResponderExcluirBelo e profundo seu escrito... Gostei do que li. Abraços e felicidades
para ti meu nobre poeta.
20/12/16 20:03 - Maria Araújo - "OS FILHOS DA QUENGA"
ResponderExcluirOI AMIGO POETA...GOSTEI BASTANTE DE SUA CRÔNICA...INFELIZMENTE NOSSA
JUSTIÇA BRASILEIRA É UM FRACASSO, E ESSA CAMBADA DE CORRUPTOS, QUEIRA
DEUS QUE PAGUEM UM PREÇO ALTO PELOS ATOS DESONESTOS. TE APLAUDO DE
PÉ...ADOREI TE LER!!! TE CONVIDO A LER MINHA CRÔNICA, AINDA SOBRE
MINHA VIDA,,,SEXTA FEIRA SANTA,,,ABRAÇOS, MARIA ARAUJO. FELIZ NATAL
POETA, COM MUITA PAZ E LUZ NO SEU CORAÇÃO
01/01/17 02:04 - Deyse Felix - "O MEU LÁPIS É UMA PEÇA"
ResponderExcluirQuantos lápis usei? Perdi a conta. - Os professores pediam No. 2, mas
eu gostava do No. 1 porque era mais macio para escrever. Eu ainda era
obrigada a usar o lápis até o seu fim, com aquele prolongador. Meu pai
somente me dava outro quando eu lhe mostrava o toquinho. Depois o
velho lápis foi substituído pela esferográfica. No início usava até
acabar a tinta, e depois apenas colocava um refil. Este refil era
comprado por dúzia, e a caneta durava, durava... Hoje joga-se fora a
caneta, a carga que se foi, bem como a tampa. >>>> Poeta Olavo, eu lhe
mandei um e.mail e nele há HUMOR, Restaurante chinês em Portugal. Sei
que dará boa risada.
01/01/17 11:45 - Deyse Felix - "MADRUGADA SEM PALAVRAS"
ResponderExcluirEssas madrugadas me aprontam cada uma! Já me levantei rapidamente e
catei a primeira caneta que encontrei, anotei os itens principais e
algumas frases num pedaço de jornal. Somente assim consigo recuperar,
levar adiante a ideia, caso contrário = TUDO DESAPARECE POR ENCANTO!
>>> Hoje estou inspirada, acabei de postar uma prosa poética,
referente à sibipiruna.
03/01/17 15:40 - Deyse Felix - "VIÚVA NEGRA, RAINHA E LOUVA-A-DEUS"
ResponderExcluirAs mulheres - muitas delas, principalmente hoje em dia - não comem o
macho, mas devoram o dinheiro deles. Esses homens acabam ficando
endividados e na lona - mesmo que sendo casados - e elas dizem: tiro
mesmo o que posso, para não sobrar para as outras. Triste sina!
>>>><<<< E como indicação para leitura = conto de amor : Tardes na
praia.
04/01/17 15:53 - Deyse Felix = "QUEM SOU EU?"
ResponderExcluirNão havia pensando nele, mas... ETA Biquíni privilegiado! >>>> E para
hoje, para combinar com a praia, eu sugiro uma poesia: As ondas do
mar. <<<< Abraços.
06/01/17 05:14 - Deyse Felix - "QUE DEMOCRACIA É ESSA?"
ResponderExcluirTudo se pode esperar de um país em que o povo troca uma extração de
dente por um voto. Cumpre-me informar que o dente estava apenas
careado. Quem me contou foi uma mulher que conheci, nascida em
Cansanção/BA. Como estava com dor de dente, ela correndo aceitou fazer
a negociata. Foi junto a mãe dela, claro, para a negociata ficar bem
amarrada. Além disso, no dia do Voto, levaram as duas de ônibus até o
local da votação. Tudo uma maravilha!!! Também receberam alguns
brindes, como santinho, pente, e um sanduíche. Sem palavra.
23/01/17 19:06 - Cristina Gaspar - "MADRUGADA SEM PALAVRAS"
ResponderExcluirInsone como sou, seja qual for a hora que eu chegue d trabalho, meu
horário nem sequer tem fuso horário. Adorei a sua crônica, me
identifiquei deveras, parabéns pelo texto, tão verdadeiro pra mim.
Aproveito para agradecer suas visitas, carinho e primorosas
interações, me desculpe por não publicá-las, não costumo colocar
interações nos meus textos, mas, as guardo com muito apreço. No início
eu dava uma página para os colegas, indicando para qual texto se
referia, hoje minha vida está muito corrida, não tenho como fazer
isso, também não seria justo, colocar algumas e outras não. Quando
envio alguns versos para alguns autores, os envio como um mimo,
indicando que não é uma interação. Claro que fico feliz, quando me
honram com a publicação, mas, o mundo esta muito corrido pra todo
mundo, não fico chateada, quando não o fazem. Desejo também, que você
tenha um lindo, saudável, inspirado e abençoado ano, obrigada por seu
incentivo, fique com Deus.
29/01/17 05:48 - Deyse Felix - "ADORAÇÃO À NATUREZA"
ResponderExcluirNatureza Primorosa! Ela se expõe e tantas pessoas não notam quantas
maravilhas ela nos apresenta. Há momentos únicos em que ela nos
comove. Mas isso não acontece com qualquer pessoa, não. Um abraço para
este domingo que não está à espera do sol.
06/02/17 23:55 - zezezus - "QUE DEMOCRACIA É ESSA?"
ResponderExcluirTEXTO DE EXÍMIO VALOR..DE CIDADANIA..E PRINCIPALMENTE PARA O
CONHECIMENTO DE QUEM PRIVOU-SE DESSES ACONTECIDOS,POR QUALQUER
MOTIVO..(UMA AULA,MESTRE)..BOA NOITE!
07/02/17 00:00 - zezezus - "QUE PARTIDO É ESSE?"
ResponderExcluirMUITO BOM,TEXTO BEM ELABORADO PARA NOSSO ENTENDER..PARABÉNS POETA! BOA
NOITE,ABRAÇOS!
19/04/17 08:35 - Takinho - "ADORAÇÃO À NATUREZA"
ResponderExcluirLindíssima prosa meu caro. Realmente a natureza inspira e assim como
você a adora, deveria o mundo todo adorar e cuidar.
20/04/17 20:29 - Tom Oliv "OS FILHOS DA QUENGA"
ResponderExcluirUm artigo relevante, expressivo e muito pertinente! Você descreveu
maravilhosamente bem toda a podridão que irradia do meio político! Os
canalhas tomaram conta da nação, mas o cerco esta se apertando.
Parabéns pelo contundente desabafo....
22/04/17 13:15 - Big Ben - "OS FILHOS DA QUENGA"
ResponderExcluirAbsolutamente Sensacional! Além de ser um poeta singular, é um
cronista de mão cheia. Mil aplausos, caro amigo! Um grande abraço e
tenha um excelente final de semana. Obs: vou ler as demais...
12/06/17 03:51 - Deyse Felix
ResponderExcluirEssa situação cabulosa acaba com o povo! Refiro-me ao povo honesto,
aquele povo que nunca recebeu propina, nem bolsas disso e nem daquilo.
Falo do povo trabalhador, que sempre pagou impostos de todos os tipos
e nunca ludibriou ninguém. Calo-me, porque resta-me calar, para não
ter que gritar. >>> Boa noite.
12/06/17 10:44 - Heloísa Mamede - "CORRIOLA, PANELINHA E PREPOTÊNCIA"
ResponderExcluirA cada dia que passa, atônita, tomo conhecimentos dos novos
descalabros. A máfia sempre foi dirigida por psicopatas sem
sentimentos, sem moral, sem julgamento do bem e do mal. Estamos
perante esse fato. Excelente sua crônica. Temos que ter esperanças em
nosso querido Brasil. Te convido a ler em minha escrivaninha: "A
Bandeira Matemática"
Abraços mineiros
12/06/17 08:36 - Serenlemos - "CORRIOLA, PANELINHA E PREPOTÊNCIA"
ResponderExcluirUm manifesto a altura da situação vergonhosa em que empurraram contra
nós.Parabéns,poeta Olavo. Grata pela interação em minha página que
carinhosamente já foi publicada.Abraço.
12/06/17 16:32 - José Coelho Fernandes - "CORRIOLA, PANELINHA E PREPOTÊNCIA"
ResponderExcluirBelo trabalho caro amigo poeta, Olavo, parabéns pelo seu exuberante
trabalho, um forte abraço.
14/06/17 11:22 - Lilian Vargas - "CORRIOLA, PANELINHA E PREPOTÊNCIA"
ResponderExcluirUma crônica de desabafo muito bem escrita e que expõe nosso
descontentamento diante de tanta maracutaia e baderna que se
vê.Parabéns pelo texto lúcido e conciso.Abraços
19/06/17 03:59 - Deyse Felix - "A VOZ"
ResponderExcluirShow! Você escutou a voz que muito marcou e se transformou no seu EU
atual. = Assim entendo. Agora, para distrair, eis uma de humor para
começar bem a semana : Pra onde vai a cachaça? >>> 1001 Abraços.
23/06/17 16:07 - Pacífico Pensativo - "CORRIOLA, PANELINHA E PREPOTÊNCIA"
ResponderExcluirNosso Brasil está completamente desmoralizado! Infelizmente os três
poderes estão corrompidos!
04/08/17 10:49 - Walmor Zimerman - "COISAS QUE NÃO TÊM MAIS GRAÇA"
ResponderExcluirPoeta Olavo, sensata as colocações de suas palavras, com muito
discernimento e objetividade. Assinas em embaixo. Um bom dia, um
abraço amigo.
27/09/17 00:20 - Orpheu Leal - "O PODER E O SUCESSO NEGRO DA COR"
ResponderExcluirMaravilhosa crônica sobre o verdadeiro valor da raça negra. Não é a
cor da pele que dignifica ou não o ser humano. Meu nobre amigo, POETA
OLAVO, você está de parabéns, sua crônica me encantou. Obrigado pela
especial deferência em comentar cinco trabalhos meus, de forma tão
carinhosa. Grande abraço.
08/10/17 21:59 - Solanob - "O MEU LÁPIS É UMA PEÇA"
ResponderExcluirOlá caro Poeta. Muito trabalho e sem tempo para agradecer aos
comentaristas. Aceite, portanto, minhas tardias, porém, sinceras
escusas. Falas-me do lápis. Grande Poeta. Ele nos acompanha desde a
infância e não é porque temos à mão os teclados que vamos
desprezá-los. Eu, por exemplo, não consigo passar para o papel meus
trabalhos, senão, antes escrevê-los a caneta. Só depois é que são
levados ao computador. Mas antes dessa máquina maravilhosa, eu os
datilografava, e tudo alicerçava-se, primeiro, com o lápis. Gostei de
sua crônica; ela nos revela, as possibilidades que temos de escrever o
que nos vem d'alma.
11/11/17 17:45 - Esther Lessa - "LEI FURADA"
ResponderExcluirA questão do " Foro Privilegiado"já é por si só, um acinte, visto que
perante o crime, TODOS são iguais e têm que pagar sem panos quentes. A
Constituição, que tão propalada foi em 88 com Dr. Ulisses todo
animado,hoje já tem até cláusula pétrea desrespeitada, transgredida e
deposta, pelo próprio Lula (e congresso)quando presidente.E , pasme,
até o STF, se presta a encher de esperanças aqueles que se metem em
atos delituosos. Parabéns pela lúcida crônica, amigo poeta! Deus o
Abençoe! Grata pela visita. Abraços
13/11/17 21:52 - Lilian Vargas - "LEI FURADA"
ResponderExcluirBoa noite,escritor. Concordo com a Esther,este foro privilegiado por
si só demonstra toda indecorosa legislação vigente e os privilégios
concedidos a uns e outros.Um texto atual e bem incisivo. Abraços
03/01/16 03:55 - ELIE MATHIAS - "EU E A QUIMIOTERAPIA"
ResponderExcluirLinda cronica,que nada é que uma lição de vida cheia de divina fé e
muita esperança. Um forte abraço poeta Olavo.
01/01/16 19:59 - Dartagnan Ferraz - "EU E A QUIMIOTERAPIA"
ResponderExcluirPoeta, a primeira grande crônica do ano. Bola pra frente. Aquele
abraço.
04/01/16 22:41 - Carla Araújo - "EU E A QUIMIOTERAPIA"
ResponderExcluirParabéns Poeta Olavo pela sua luta. Você é um exemplo de vida para
todos nós. Que este ano de 2016 seja de muita saúde para você e que
fique 100% logo. Obrigada pela linda interação, adorei^^ beijo
carinhoso<3
07/01/16 09:22 - Irineu Gomes - "EU E A QUIMIOTERAPIA"
ResponderExcluirEis aí a confirmação sobre o pensamento positivo, trazido em FÉ.
Aquela usina central chamada de cérebro trabalha a favor ou contra,
conforme o direcionamento de sua operacionalização. Uns logo se
abatem, outros reagem e superam os obstáculos. Daí o provérbio: "Não
me importa a queda, se eu posso levantar." Parabéns!
03/04/18 15:25 - Maria Augusta da Silva Caliari - "CORRIOLA, PANELINHA E PREPOTÊNCIA"
ResponderExcluirParece que as melhoras ainda não serão para tempo aproximado. Demorará
um bocado alterações que beneficiem nossa Pátria esculhambada!
Aplausos pelo teu poetar, amado meu!
03/04/18 15:29 - Maria Augusta da Silva Caliari - "OS FILHOS DA QUENGA"
ResponderExcluirLamentavelmente as cagadas continuam.O caso Lula já fede nos
noticiários e vem se arrastando mais e mais.Até quando nossos
políticos continuarão a nos envergonhar?Um abraço e mil bjs no
coração, menino poeta.
03/04/18 15:35 - Maria Augusta da Silva Caliari - "HAJA SACOS"
ResponderExcluirÉ hora de pegarmos os sacos lotados de merda,bem amarrados e
jogarmos num poço,pois se jogarmos no mar,o poluiria,sendo um
pecado.Lamentemos o poço que ficará perdido.É preciso mudanças, mas
quem as fará?Linda e reflexiva página,menino poeta.Boa tarde!
03/04/18 15:42 - Maria Augusta da Silva Caliari - "COISAS QUE NÃO TÊM MAIS GRAÇA"
ResponderExcluirAchei uma válvula de escape, menino poeta.Não ligo mais a televisão,
nem leio jornal.Entro na net, vejo as manchetes e faço minhas
deduções sem abrir as páginas,pois todas nos deixam de estômago
embrulhado,lamentavelmente.Um abração e o meu carinho,menino poeta.
03/04/18 15:45 - Maria Augusta da Silva Caliari - "FARINHAS DO MESMO SACO"
ResponderExcluirBandido, corrupto e ladrão ,é o que mais tem na União, menino
poeta.Lamentavelmente nos envergonham aqueles que ainda defendem essa
corja que há anos vem denegrindo a nossa Pátria.Um horror!Mil bjs no
coração e o meu carinho!
03/04/18 15:50 - Maria Augusta da Silva Caliari - "QUE DEMOCRACIA É ESSA?"
ResponderExcluirAs leis brasileiras foram bem pensadas para livrar a cara deles, os
corruptos,assim que fosse necessário.A Constituição é uma vergonha
nacional!Um abração e o meu carinho!
04/04/18 19:30 - MaisaSilva - VIÚVA NEGRA, RAINHA E LOUVA-A-DEUS"
ResponderExcluirOlavo,sempre me surpreendendo,narrativa perfeita com maestria e
conhecimento natural de especies,que intrigante e prazeroso por
curiosidade,tantos anos de vida(claro que sei deles todos)mas nunca
juntos;Junção perfeita pra narrativa sem falha alguma,que beleza de se
relembrar e curtir o que você os pôs em seus iguais adorei! É serio!
Por esse talento criativo,beijo de foca!
04/04/18 22:11 - Maria Augusta da Silva Caliari - "MAR DE LAMA"
ResponderExcluirEstou absiosa aguardando o julganento do safado,menino poeta.Que Deus
nos ajude A coisa está.feia. Mil bjs e o meu carinho,menino poeta.
04/04/18 22:14 - Maria Augusta da Silva Caliari -"CPI - CASA PERDIDA DE IDIOTAS"
ResponderExcluirÉ poeta ,as leis brasileiras parece coisa de criança que não é bom da
cabeça.Lastimamos,mas estamos de mãos atadas.A corrupção grassa neste
país.Um abração.
04/04/18 22:16 - Maria Augusta da Silva Caliari - "O PODER E O SUCESSO NEGRO DA COR"
ResponderExcluirPrecisamos de centenas de milhares de Nelsons neste país, menino
poeta. O meu carinho e um abração,amado meu.
04/04/18 22:21 - Maria Augusta da Silva Caliari - "NINHO E RATOS"
ResponderExcluirAmado meu, o país está infestado de ratos e não existe inseticida ou
veneno forte que os extermine, porque eles procuram e vão ganhando
adeptos em todas camadas sociais. Mil bjs, um abração e o meu
carinho, carioca poeta especial.
04/04/18 22:29 - Maria Augusta da Silva Caliari - "O MEU LÁPIS É UMA PEÇA"
ResponderExcluirNão culpe o lápis, menino poeta. A inspiração quando está à flor da pele
se manifesta a todo momento. Aplausos, o meu carinho e mil bjs neste
coração lindo. Uma bela noite, amado meu.
04/04/18 22:33 - Maria Augusta da Silva Caliari - "EU E A QUIMIOTERAPIA"
ResponderExcluirTudo não passou de um susto, menino poeta. É coisa do passado. Saúde e o
meu carinho, amado meu. Linda noite junto aos teus.
04/04/18 22:37 - Maria Augusta da Silva Caliari - "MADRUGADA SEM PALAVRAS"
ResponderExcluirA insônia é companheira dos poetas. É nas madrugadas que muitos poetas
compõem lindas obras. Eu não tenho esse problema, que até certo ponto não
deve assim ser considerado. Um beijo neste coração lindo e o meu
carinho.
06/04/18 16:06 - Maria Augusta da Silva Caliari - "QUE INDONÉSIO É ESSE?"
ResponderExcluirCom certeza, ele tem milhões de adeptos, amado poeta.Já estamos
cansados dessas leis com caráter de enganação, feitas para os próprios
legisladores de merda em 1988. Que bom um brasileiro fazer o mesmo! Um
beijo no coração e bom final de semana!
09/04/18 22:37 - Maria Augusta da Silva Caliari - "NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS"
ResponderExcluirAplausos pelo teu especial poetar, menino poeta. Uma reflexão e
tanto.Linda noite e o meu carinho.
09/04/18 22:52 - Maria Augusta da Silva Caliari - "HONESTIDADE É COISA SÉRIA"
ResponderExcluirRepleto de razão, menino poeta. Safadagem grassa no mundo desde a
criação, amado meu. Mil bjs e o meu carinho. Linda noite, poeta carioca
especial do meu coração.
09/04/18 22:55 - Maria Augusta da Silva Caliari - "EU SOU BRASILEIRO COM MUITO ORGULHO E MUITO AMOR"
ResponderExcluirAinda não perdemos a esperança, menino poeta, por isso aguardamos
melhoras daqui em diante. Um abração, amado meu!
09/04/18 23:06 - Maria Augusta da Silva Caliari - "QUE PARTIDO É ESSE?"
ResponderExcluirSempre optei por nomes entre eles os melhores independente de
partido. O partido é uma sigla abstrata. Os indivíduos que o compõem é
que o denigrem pelas ações como as que estão acontecendo na nossa
podre política. Os safados estão em todos partidos, amado Mestre. Os
homens não tem mais caráter. Linda noite!
09/04/18 23:14 - Maria Augusta da Silva Caliari - "QUE DEMOCRACIA É ESSA?"
ResponderExcluirComo venho afirmando, o povo precisa ser sabatinado e reprovado pela
maneira como vem interpretando valores e atuações na nossa política
brasileira. A maioria não entende nada, além do umbigo e se vende e por
aí vai, uma alienação total, menino poeta. Um abração.
13/04/18 15:18 - Maria Augusta da Silva Caliari - "NINHO DE RATOS"
ResponderExcluirAcho que devias omitir o quase, menino poeta.Se peneirarmos a corja
não sobrará ninguém,de uma maneira ou de outra.Uma sujeirinha
sempre aparece.Mil bjs no teu coração.
13/04/18 15:21 - Maria Augusta da Silva Caliari - "O MEU LÁPIS É UMA PEÇA"
ResponderExcluirNão joguemos fora essa relíquia. Uma hora ele nos servirá, menino
poeta. Aplausos e o meu carinho. Sem o computador e o celular nos falta
algo, não é? Linda tarde.
13/04/18 15:29 - Maria Augusta da Silva Caliari - "NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS"
ResponderExcluirSe ele tivesse ostentado menos e trabalhado mais em prol do povo sem
dividir o dinheiro com uma corja, nosso país estaria bem melhor, todo
mundo feliz e ele sem curtir agora o desprezo da maioria dos
brasileiros. Sim, porque atrás dele anda um bando de baderneiros e
guerrilheiros que ele financiou e a tal senadora alienada, que deveria
estar em Brasilia trabalhando e não comandando desocupados financiados
pelo PT, pois diariamente precisam se manter e sem terra tira
dinheiro de onde? Uma vergonha nacional!
13/04/18 15:38 - Maria Augusta da Silva Caliari - "NUNCA NA HISTÓRIA DESTE PAÍS"
ResponderExcluirLamentavelmente ainda tem pessoas que defendem o partido. Para
mim, partido é algo abstrato. Não sou de partido algum. Escolho na
época aquele que acho melhor, independentemente de entender os
erros que eles venham a cometer. Aí eu abro a boca e os chamo, sem medo
de ladrões e corruptos. Ainda, em relação ao Lula, a batata dele
continua a assar. Como é que um indivíduo que é serviçal no período
em que o pai foi presidente, torna-se milionário? A coisa vai
andar, pois Moro não é burro e o povo quer saber... Linda tarde.
13/04/18 15:53 - Maria Augusta da Silva Caliari - "O PODER E O SUCESSO NEGRO DA COR"
ResponderExcluirOs tempos mudaram, menino poeta. Até nos quilombolas há
corrupção. Muitos deles ganharam um pedaço de terra e, hoje, vivem
marginalizados nas periferias das cidades, menino poeta.Esse outro
bando do MST querem terra para negócios, fazer dinheiro. Os assentados
querem é cidade. Para se arrumar uma família de caseiros que querem
trabalhar ganhando salário, cesta básica, final de semana livre, está
difícil. Sinto isso na pele! Mil bjs e um abração
16/04/18 18:53 - Maria Augusta da Silva Caliari - "MAR DE LAMA"
ResponderExcluirAinda continua a surtir efeito a tragédia de Mariana. Aquele povo é
feito cordeiro que ouve calado sem protestar, mas a miséria grassa
por lá e a marca da destruição continua. Que Deus os proteja. Mil bjs
no coração.
16/04/18 18:57 - Maria Augusta da Silva Caliari - "QUE INDONÉSIO É ESSE?"
ResponderExcluirPrecisamos de leis drásticas para endireitar esse país, amado
mestre. Com essa legislação que está aí beneficiando os ricos e ladrões
e punindo os pobres e dando regalia a menores infratores, nada de
melhora acontecerá. Que Deus nos ajude! Concordas com uma
intervenção? Um abraço e o meu carinho!
23/04/18 13:26 - Cristina Gaspar - "VIÚVA NEGRA, RAINHA E LOUVA-A-DEUS"
ResponderExcluirRealidades e sutilezas em um texto muito bem humorado, só que existem
mulheres que agem assim como os bichinhos informados, não com a morte
ou tortura de seus parceiros, mas, criado situações falsas ou tramadas
que as tornam...chave de cadeia...escrevi até um tautograma com este
nome. Adorei caro poeta, parabéns, obrigada sempre por sua
generosidade e incentivo, abraços fraternos, Deus cuide de seus
caminhos inspirados.
26/04/18 12:18 - Fernando Antonio Pereira - "OS FILHOS DA QUENGA"
ResponderExcluirO que vivenciamos hoje nessa torpe politicagem é fruto de uma
constituição bem planejada pelo "filho da puta" maior, sua decadência
Ulisses Guimarães, que o Divino o nos deu o prazer de sabê-lo morto,
mas sem o desprazer de ver a podridão do seu corpo. Só espero viver
para ver todos esse canalhas corruptos e lesa pátria na cadeia ou na
vala, que é o lugar onde devem terminar seus dias. Magnífica sua
crônica e desculpe o desabafo. Abraços de Luz.